• Nenhum resultado encontrado

Ações para promover iniciativas de incubadores de empresas,

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB19) é um grande incentivador da inovação tecnológica no Brasil e apoia a pesquisa e o desenvolvimento do empreendedorismo, além de fortalecer os laços existentes entre a Sociedade, Empresas e o Governo. As atividades do CDT são estabelecidas a partir de quatro eixos de atuação: Ensino, Pesquisa e Difusão do Empreendedorismo; Transferência e Comercialização de Tecnologias; Desenvolvimento Empresarial e Cooperação institucional: Universidade, Empresa, Governo e Sociedade.

19

Informações disponíveis em www.cdt.unb.br. Consulta em 28/3/2012. 5 93 2 2 36 2 28 10 0 20 40 60 80 100 120 140

Física Visual Auditiva Intelectual Múltipla Outras

Mulher Homem Com deficiência 178 4% Sem deficiência 4.800 96%

130 O CDT é gestor do Parque Científico e Tecnológico da UnB, ambiente adequado ao desenvolvimento de tecnologias e geração de conhecimento, produtos e serviços tecnológicos para atender ao mercado em parceria com empresas públicas e privadas, sejam elas nacionais ou internacionais, de maneira sustentável, visando ao desenvolvimento socioeconômico e ao fortalecimento das estruturas de PD&I no País.

Além de ser uma instituição que apoia projetos que beneficiam diretamente a população com ações relacionadas à tecnologia, empreendedorismo, inovação, associativismo e cooperativismo, o CDT é responsável pelo desenvolvimento econômico e consolidação de negócios, gerando trabalho, renda e sustentabilidade.

Os eixos de atuação do CDT são a) desenvolvimento empresarial, b) ensino, pesquisa e difusão do empreendedorismo, c) transferência de tecnologia e d) gestão da cooperação institucional. No primeiro desses quatro eixos desenvolvem-se os programas Multincubadora de Empresas e Hotel de Projetos. O objetivo desses programas é estimular a criação e o desenvolvimento de empreendimentos no Distrito Federal por meio de ações e serviços que contribuam para o sucesso destes negócios, assim como para o fomento tecnológico, desenvolvimento econômico, autossustentabilidade regional e inclusão social. Oferece a novos empreendedores assessoria técnica e consultoria, cursos de capacitação, rede de contatos e infraestrutura compartilhada, os programas visam gerar impacto direto no desenvolvimento tecnológico e econômico regional ao apoiar a criação e o desenvolvimento pleno de empreendimentos como empresas de base tecnológica ou tradicionais, ou com ênfase em design, ou, ainda, associações e cooperativas de caráter social e solidário.

O Hotel de Projetos hospeda empreendimentos em ambiente favorável ao empreendedorismo, oferecendo conhecimento, capacitando e desenvolvendo para o mercado. A Multincubadora de Empresas apoia os empresários de pequeno porte para que tenham a possibilidade de colocar suas ideias inovadoras em prática e ganhar acesso ao mercado. Segundo dados do CDT, atualmente o programa Hotel de Projetos abriga 18 empreendimentos em pré-incubação

Atualmente, fazem parte da Multincubadora 10 empreendimentos de base tecnológica e 61 são considerados graduados. O Programa oferece apoio

131 ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços que apliquem conhecimentos científicos e usem técnicas avançadas e inovadoras. Mais de 100 empreendimentos já foram incubados na UnB.

Desde 2005, o CDT passou a integrar empreendimentos na modalidade social e solidária, que valorizam a forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano. Conhecido como Economia Solidária, esse modo de inserção na vida econômica possui como base o movimento associativista e cooperativista, sendo pautado nos princípios de autogestão, solidariedade e democracia. Atualmente, há 11 empreendimentos incubados, totalizando mais de duzentas pessoas diretamente atendidas.

A Incubadora de Arte e Cultura (Articula DF) é a mais nova modalidade do Programa Multincubadora de Empresas do CDT. Lançada em 2010, a modalidade busca conectar a Universidade à sociedade, promover a gestão sustentável, o empreendedorismo, a acessibilidade e a difusão e o desenvolvimento da arte e da cultura, a fim de gerar oportunidades e impacto positivo na economia da cultura local. Em 2010, a Incubadora lançou seu primeiro edital de seleção, passando a apoiar quatro empreendimentos artístico-culturais. Atualmente, cinco empreendimentos estão incubados nesta modalidade, além de três redes: Centcoop composta de 23 associações/cooperativas; Rede Terra composta de 42 famílias de agricultores; e Bem Me Quero, com Empreendimentos

132 Figura 16 Empresas incubadas no CDT/UnB, 1989-2009

Fonte: http://www.cdt.unb.br/multincubadora/basetecnologica/indicadoreseresultados Nota: o dado de 2011, obtido em 28/3/2012, inclui as três modalidades de incubação.

O CDT possui ainda o Programa Empresa Junior, na linha de Ensino, Pesquisa e Difusão do Empreendedorismo.

A Universidade de Brasília, até o ano de 2011, tinha 18 empresas juniores vinculadas a cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, atendendo às mais diversas demandas, além de uma incubadora de empresas. Essas entidades têm como finalidade principal a promoção da interação entre a Universidade e o mercado. O Quadro 13 indica as empresas juniores da UnB e ano em que foram criadas.

Quadro 13 Empresas Juniores em Funcionamento, UnB, 2011 Nome da Empresa Ano de criação

296 – Empresa Junior de Comunicação 1996

AD&M – Empresa Junior de Administração 1992

CJR – Empresa Junior de Computação 1999

Concreta – Empresa Junior de Engenharia Civil 1996 Ecoflor – Empresa Junior de Engenharia Florestal 2008

Econsult – Empresa Junior de Economia 2001

Enetech – Empresa Junior de Engenharia Elétrica 2006 EngNet – Empresa Junior de Engenharia de Redes de

Comunicação 2007

Estat – Empresa Junior de Estatística 1995

Facto – Empresa Junior de Comunicação 2009

Lamparina – Empresa Junior de Desenho Industrial 2004 Mecajun – Empresa Junior de Engenharia Mecatrônica 2002

Nutrir – Empresa Junior de Nutrição 2010

Práxis – Empresa Junior de Psicologia 1995

Pupila Audiovisual – Empresa Junior de Comunicação 2008

Sapiens – Empresa Junior de Biologia 2010

Strategos – Empresa Junior de Ciências Políticas 2005 TECMEC – Empresa Junior de Engenharia Mecânica 2006

0 5 5 7 17 13 7 10 9 10 9 12 14 16 16 9 13 14 12 12 12 25

133 Para continuar promovendo o desenvolvimento econômico e social a UnB, além de outras ações, deve ofertar um número maior de vagas nos cursos de graduação e pós-graduação; capacitar recursos humanos; fortalecer a cultura empreendedora; estimular a interação universidade-empresa; intensificar pesquisas em áreas estratégicas do desenvolvimento regional e nacional; ampliar serviços de toda espécie, fornecidos como atividades de extensão.

3.6 O esporte e as atividades culturais (Diretoria de esporte, arte e