• Nenhum resultado encontrado

Atividades e programas de extensão junto à comunidade regional

2.3 Extensão

2.3.2 Atividades e programas de extensão junto à comunidade regional

A gestão compartilhada tem sido um dos pontos fortes do DEX, valorizando a participação de alunos e professores extensionistas em decisões e encaminhamentos que envolvem pontos estratégicos que afetam a comunidade extensionista, acadêmica ou não.

Ao longo de 2011, foram realizadas reuniões com os Coordenadores de Extensão e de Projetos de Extensão de Ação Contínua (PEACs) para a construção de propostas sobre o formato da semana universitária, da

102 exposição dos painéis dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), do Seminário de Extensão Universitária da Região Centro- Oeste (SEREX) e para agendar as ações no Núcleo de Extensão de Brazlândia. A realização da Semana Universitária deu-se como estratégia de promoção da aproximação com os Decanatos de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Ação Comunitária, na perspectiva da consolidação da indissociabilidade entre essas áreas e da institucionalização das práticas de Extensão Universitária e do fortalecimento das parcerias com órgãos externos no campo da educação, da cultura e do desenvolvimento e integração regional.

Constituíram-se comissões para a seleção das Bolsas PIBEX e REUNI; dos projetos que concorreriam ao PROEXT/MEC 2011 e dos projetos que concorreriam ao Programa de Educação Tutoria – Conexões (PET-2011), bem como posterior gerenciamento das ações decorrentes dessas seleções. Foram compostas comissões com a participação de professores e alunos membros da Câmara de Extensão (CEX), e técnicos-administrativos, para pensarem e proporem ação que resulte no fortalecimento das políticas de extensão e solucione o pagamento de terceiros que participam de PEACS. Essa última Comissão contempla também assuntos de reestruturação interna do Decanato de Extensão.

A Comissão da Agenda Ambiental é um grupo institucional consultivo e deliberativo formado por professores especialistas na área ambiental e representantes de discentes e funcionários. Esse grupo trabalha de forma integrada com os membros do Núcleo da Agenda Ambiental (NAA) na elaboração e execução do programa. Sua missão é debater e propor soluções compartilhadas para as questões socioambientais nos campi da UnB como laboratórios técnicos, resíduos sólidos e campanha do copo. O NAA elabora as atas; organiza, elabora e envia documentos; acompanha e auxilia na execução dos encaminhamentos das reuniões mensais da Comissão. O NAA está auxiliando a organização de uma Oficina e de um projeto editorial que envolve o diagnóstico e a proposição de soluções para os problemas ambientais da universidade com projetos como o Bicicleta Livre e Cidade Verde.

A evolução dos números das comissões envolvidas com seleção de editais e definição de política interna encontra-se na Tabela 8. Observa-se um aumento significativo do envolvimento de alunos e professores com essas comissões.

103 Tabela 8 Comissões realizadas para seleção de editais e definição de

políticas interna, UnB, 2008-2011

Comissões 2008 2009 2010 2011

Seleção de projetos para Editais 2 4 2 4

Reestruturação - 1 1 3

Alunos participantes - 2 1 2

Professores participantes 7 16 9 20

Técnicos-Administrativos - - - 3

Fonte: DEX

2.3.2.2 Reestruturação e expansão democrática com qualidade

O aporte significativo de recursos provenientes do REUNI proporciona oportunidades concretas de reconstrução da Universidade. Para isso, é preciso sustentar uma política de planejamento, execução e avaliação contínua da construção coletiva e participativa do processo de reestruturação político- administrativa da UnB nos termos do seu Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). Nessa perspectiva, o DEX vem trabalhando dentro e fora da estrutura administrativa institucional, buscando subsídios para a consolidação de estratégias e metas de gestão.

Nesse sentido a partir do Planejamento Estratégico do DEX 2009/2012, foi consolidado em 2011 o Plano de Redimensionamento da Estrutura Orgânica do DEX. Em 2011 foi aplicado o índice de produtividade da extensão na matriz orçamentária da UnB, para as unidades acadêmicas propositoras de ações de extensão. Os indicadores homologados em 2010 pelo Decanato de Administração e Finanças (DAF) validaram uma variável sobre o impacto social na produção da extensão junto às comunidades. A avaliação da produtividade da extensão na UnB com valores auferíveis e auditáveis mensuram apenas os índices quantitativos, sendo os dados extraídos do Sistema de Informação da Extensão, que em 2011 ainda utilizou a plataforma SIGProj: Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

A mensuração dos aspectos qualitativos, como o impacto social, a ampliação de áreas de abrangência de atuação e ação multidisciplinar, se dá por meio dos relatórios técnicos elaborados pelos coordenadores das ações de extensão. Visando a difusão desses dados, o DEX adotou em 2011 o Relatório Técnico de Ações de Extensão como ferramenta analítica e de acompanhamento, a ser publicada em versão on line e impressa em 2012. Vislumbrando o mesmo objetivo, o DEX, instrumentalizado pelo Centro de Informática da UnB (CPD), desenvolveu nova versão do Sistema de Informação

104 da Extensão (SIEX) que estabelece um avanço quanto ao gerenciamento das ações de extensão em plataforma própria. O SIEX foi validado por ocasião da Semana Universitária 2011 e entrará em produção definitiva em 2012. Seguindo a perspectiva de fortalecimento da política extensionista, o DEX realizou no âmbito da Semana Universitária o 4° Seminário Regional da Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX).

O DEX tem expressiva contribuição na construção do Programa Boas- Vindas, que nas duas últimas cinco edições elaborou proposta de atividade de extensão específica sobre memória, história e cidadania, o Trilhas Interpretativas, projeto específico de valorização do patrimônio cultural, pertencimento histórico-político e reconhecimento do papel do compromisso institucional no exercício de sua missão social.

Os programas apresentados pela UnB para desenvolvimento das atividades nos municípios são frutos do processo de capacitação multidisciplinar dos estudantes, nos quais os alunos vêm sendo orientados nas temáticas a serem executadas na proposta em questão. Todos os professores coordenadores de ações de extensão participam e orientam os alunos na capacitação das atividades no âmbito de uma disciplina de quatro créditos. Os Programas são estruturados pelos estudantes em torno das áreas temáticas da Extensão, que compreendem os temas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. As operações do Projeto Rondon nas comunidades inter-regionais são realizadas nos períodos de férias escolares, durante 12 a 15 dias. São desenvolvidas as atividades programadas durante o semestre no âmbito de um espaço disciplinar de oito créditos, que se insere no contexto de uma oferta de estágios multidisciplinares no formato de residência universitária, ou seja, de inserção em uma comunidade, conforme legislação da UnB.

Analogamente ao ocorrido com as comissões envolvidas com seleção de editais e definição de política interna, as ações de reestruturação experimentaram alto crescimento no período 2008-2011.

105 Figura 10 Ações de reestruturação no DEX, UnB, 2009-2011

Fonte: DEX