• Nenhum resultado encontrado

FASE 3 – Implementação da Solução

4.3.1 A busca por inovações

Na Fundação CERTI o processo inovativo ocorre sobre intensidades variadas, devendo-se realizar uma análise dos seus centros separadamente, conforme as competências tecnológicas de cada um dos centros. Estas já foram definidas no capítulo 3, onde foram apresentadas, sinteticamente as missões e áreas de atuação, isto é, a divisão das competências tecnológicas dos centros. Nesta seção, preocupa-se em demonstrar o sentido inovativo da Fundação CERTI enquanto centro tecnológico participante do processo de inovação no arranjo delineado anteriormente. A análise ocorre em conformidade com os dados apresentados na Tabela 8.

Identificou-se no CME atividades muito desenvolvidas no âmbito de inovações em produtos. Isto significa o desenvolvimento de produtos físicos. Ao longo dos anos, este centro tem desenvolvido, produtos inovadores, tendo como exemplos: a urna eletrônica, centrais de terminais bancários entre outros. Recentemente o CME desenvolveu, segundo seu Diretor, impressoras, o celplay e uma cadeira odontológica. Este centro especificamente procura ficar responsável por todo o projeto, desde a avaliação mercadológica até a implementação do produto. O desenvolvimento do projeto ocorre em sua totalidade de maneira interna, através de atividades de P&D, utilizando-se normalmente mais de 50% da força de trabalho do próprio centro. Pode-se destacar o CME quanto a sua capacidade de apropriabilidade através

de patentes. Constitui o único centro a requerer patentes, em torno de 40%, das quais 50% são aceitas.

Dentre os produtos citados pelo diretor destaca-se a cadeira odontológica. Esta reúne uma série de melhorias frente às cadeiras tradicionais, constituindo uma inovação incremental. Segundo o Relatório de Atividades 2007, esta cadeira odontológica possui uma nova mecânica eletrônica, utilizando-se processadores de ultima geração, aliadas a interfaces gráficas do tipo LCD, além de contar com operações de touchscreen, que possibilita a interação com o usuário. Este projeto foi encomendado pela empresa Kavo, de Joinville, líder do ramo odontológico do Brasil.

O CMI que possui como principal produto, a prestação de serviços ao setor produtivo, atrela sua inovação a melhorias em processos. Geralmente a inovação ocorre a partir de uma idéia que surge em meio à prestação de serviços ou em testes de laboratório. As principais atividades desenvolvidas concebem serviços de acessória técnica, treinamentos, serviços técnicos de medição e desenvolvimento de projetos. Ao despender esforços no desenvolvimento de soluções para estas atividades, surge a possibilidade de transformar ou criar novos processos. Foram dados como exemplo pelo diretor do centro, modelos de gestão de laboratórios metrológicos, novas formas de medição, revisão de sistemas de comunicação e outras atividades metrológicas. As oportunidades tecnológicas são identificadas junto ao mercado por um órgão existente apenas no CMI, denominado Coordenação do Relacionamento com o Mercado (CRM). Este prospecta soluções e as vende junto ao mercado sob forma de prestação de serviços. É possível identificar, nesse centro, altas condições de cumulatividade, sob forma de conhecimento tecnológico, delineando também altos níveis de apropriabilidade.

No CPC ocorrem com maior freqüência atividades relacionadas a inovações em processos e/ou produtos. Suas atividade concebem à prospecção de alternativas de melhoramento de processos cooperativos de produção. Dessa forma, este centro procura realizar uma apreciação do caso desenvolvendo suas atividades tanto internamente, quanto externamente. As atividades envolvem o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em processos, com a fabricação de placas no LABelectron, onde também são realizados testes para posterior aplicação piloto em empresas. O desenvolvimento de placas acaba dando condições deste centro realizar também, inovações em produtos. Sendo um centro focado em melhorar as condições de produção cooperadas, destaca-se, por prestar serviços de curto prazo com tecnologias já conhecidas, concebendo assim uma função meramente empresarial, enquanto a médio e longo prazo, concentra-se em fornecer novas tecnologias, auferidas por

meio de atividades de P&D, que podem vir a gerar inovações, tanto em produtos quanto em processos.

Um grande diferencial do CPC é o NPI (New Product Introdution) utilizado no LABelectron. “O NPI é um termo utilizado para designar a introdução de novos produtos no sistema produtivo, que precisam passar sempre por uma etapa de desenvolvimento e validação no processo” (RELATORIO DE ATIVIDADES 2007, 2008, p.51). Desta forma, faz-se um estudo mais concreto, dando possibilidade de inovações em produtos (placas eletrônicas) que sejam testadas e aprovadas no processo produtivo (podendo gerar inovações em processos), assegurando o funcionamento continuado da produção. Nota-se que no NPI o desenvolvimento do produto a ser aplicado em processos ocorre de maneira integrada, reduzindo riscos quanto ao resultado final. Neste contexto, a inovação, seja em produto ou em processo, ocorre de forma sistêmica, por meio da identificação de possibilidades de melhoria, realizando o desenvolvimento junto ao NPI.

De acordo com o Gerente do CCD são atividades muito desenvolvidas as relacionadas a inovações em processos, produtos e negócios. Este centro desenvolve com desenvoltura soluções que envolvem softwares, possibilitando o melhoramento de rotinas (inovação em processos). Um exemplo de melhoramento de rotinas confere na própria Fundação CERTI, no que diz respeito ao desenvolvimento da Intranet CERTI. Esta segundo o RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2007 (2008, p.35), “Mais do que atender uma demanda interna, a competência para o desenvolvimento destas ferramentas permitiu alavancar outros projetos e hoje é um importante item que integra o portfólio de soluções e produtos oferecidos a clientes externamente”. Assim, percebe-se o desenvolvimento de competências essenciais ao centro, que possibilitam a geração de novas soluções, tendo-se desenvolvido internamente, grande conhecimento tecnológico. Suas ações em atividades que envolvem inovações em negócios são bem identificadas com uma de suas áreas delineadas em sua caracterização. Essa área compreende a análise de negócios, onde são realizados estudos que possibilitam a identificação de novas oportunidades de convergência digital, dando condições de gerar novos negócios e novos produtos.