• Nenhum resultado encontrado

Nos últimos anos, a comunicação digital vem trazendo inúmeros benefícios na sociedade. Para se ter uma ideia, o número de usuários nas redes sociais, segundo o relatório elaborado pela We Are Social Hooutsuite7, já ultrapassa mais de 1,3 milhões no mundo e a tendência é que possa subir nos próximos anos, já que com a pandemia e restrições sanitárias, as pessoas estão permanecendo mais tempo em casa e consumindo conteúdo pela tela do celular.

Esse resultado, embora nos pareça novo, revelam que o comportamento do consumidor, telespectador e ouvinte agora é outro. E tudo isso está apenas a um toque de distância. Com os avanços da internet e dos meios de acesso, a comunicação agora, deixou de ficar restritas a grupo elitizados ou nos centros urbanos e passou a se integrar a todos os membros da sociedade, não apenas no Brasil, mas no mundo.

Com o fim da Guerra Fria, o legado deixado pelos militares para o mundo foi a internet que, em passos lentos, conseguiu dominar a era da informação. Fato curioso a isso, foi a maneira como o jornalismo, enquanto área profissional, teve que se adaptar à nova era da informação e da tecnologia. Nesse aspecto, Oliveira e Glanzmann, entendem que:

A Internet também foi se adaptando e passou a ter suas próprias características, apropriando-se de muitas particularidades do rádio, da TV e 1 Ferramenta utilizada pelos usuários com mensagens rápidas nas suas time line com textos de até 280 caracteres. Atualmente já está permitindo o compartilhamento de fotos, vídeos e algumas enquetes. Mais informações em:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/03/25-funcoes-pouco-conhecidas-do-twitter.ghtml Acesso em 12 de março de 2020.

2 Uma plataforma gratuita que existe no google e tem o intuito de dar os passos iniciais para quem quer entrar no mundo dos Blogs. Oferece recursos bem práticos para quem está começando. Mais informações em:

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/08/o-que-e-blogger.html Acesso em 12 de março de 2020. 3 É uma rede social do google e pode vir a ser um dos concorrentes do Facebook tendo em vista que oferece recursos bem moderno e descolados. Mais informações em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/google- plus.html Acesso em 12 de março de 2020.

4 É uma plataforma que tem a função de blog, mas com as mesmas características de redes sociais com postagens de textos, fotos, vídeos e curtidas. Mais informações em: https://canaltech.com.br/internet/tumblr-o-que-e/

Acesso em 12 de março de 2020.

5 É uma rede social que o usuário faz anotações e salva suas ideias através do compartilhamento de informações com os outros usuários. Mais informações em: https://canaltech.com.br/empresa/pinterest/ Acesso em 12 de março de 2020.

6 É uma plataforma de paquera onde os usuários podem marcar suas preferências e localizar pessoas próximas e compartilhar mensagens. Mais informações em: https://www.targethd.net/cinco-caracteristicas-que-tornam-o- badoo-melhor-que-o-tinder/ Acesso em 12 de março de 2020.

7 Dados da pesquisa disponível em: https://www.amper.ag/post/we-are-social-e-hootsuite-digital-2021-resumo-e- relatório-completo Acesso em 12 de março de 2020.

do impresso. E por ser uma prática relativamente nova nesse ambiente virtual, o fazer jornalístico ainda se confunde nas mais variadas denominações, como jornalismo online, jornalismo digital e webjornalismo. (OLIVEIRA; GLANZMANN. 2010, p. 100).

Então, se antes o fazer jornalístico, em processo técnico, era a apuração, construção e transmissão da notícia nos meios antigos (rádio e tv), com a internet o leitor/telespectador/internauta e ouvinte passam a ter uma maior autonomia no que concerne a compreensão da notícia e da reportagem Essas mudanças representam que “a tecnologia digital contribuiu para que a informação fosse processada, em alto grau de exatidão e na facilidade de armazenamento e recuperação de informações, reduzido os gastos de produção dos veículos”. (MATTOS, 2013).

Além disso, hoje com novos recursos os leitores têm mais opções do que ler, assistir, ou rever na palma da mão com os inúmeros aplicativos e plataformas digitais que oferecem inúmeros serviços de informação. Segundo dados do Reuters Institute for the Study of Journalism, 77% dos brasileiros usam o celular para ler notícias, ficando atrás de países de primeiro mundo como os EUA (57%) e Alemanha (56%). Essa realidade tem demostrando, cada vez mais que, mais que uma ferramenta da comunicação,

A internet é um espaço de comunicação propriamente surrealista, do qual nada é excluído, nem o bem, nem o mal, nem suas múltiplas definições, nem a discussão que tende a separá-los sem jamais conseguir. A internet encarna a presença da humanidade a ela própria, já que todas as culturas, todas as disciplinas, todas as paixões aí se entrelaçam. Já que tudo é possível, ela manifesta a conexão do homem com a sua própria essência, que é a inspiração à liberdade. (LEMOS, 2008, p. 14).

Com o avanço das mídias digitais e a conquista de espaços em diferentes esferas, principalmente no ramo empresarial, a comunicação digital soube se adaptar aos meios já existentes e trazer pra a si uma nova fatia. Produtos, serviços e entretenimento que antes ficavam restritas a vitrina de lojas, panfletos de rua e a venda de porta em porta, agora possuem uma nova modalidade, a informatização de tudo e o acesso com apenas um toque do deu dedo no celular.

Atualmente, em tempos de pandemia, as pessoas já começam a perceber os impactos diretos da comunicação digital em suas vidas. O acesso a Tv digital, séries em diferentes plataformas, aplicativos de produtos e serviços de várias esferas, os recursos educacionais com o ensino hibrido e até mesmo consultas online, por meio da telemedicina, são alguns dos

benefícios de poderíamos citar. Além desses, em 2020 o brasileiro pode conhecer melhor, uma modalidade que é explorado desde 2010 (na campanha da ex-presidenta Dilma Rousseff) mas, que nos últimos anos tem conquistado maior espaço, as campanhas eleitorais no formato digital.

Documentos relacionados