• Nenhum resultado encontrado

aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”). Pode marcar o item como verdadeiro.

Gabarito: Certo

Muito bem! Após organizarmos o extenso art. 7° a respeito dos direitos individuais dos trabalhadores urbanos e rurais, vamos avançar para as disposições constitucionais a respeito dos direitos coletivos dos trabalhadores.

(7.2) Classificação dos direitos dos trabalhadores coletivamente

Questões para fixar

[VUNESP - 2018 - UNICAMP - Procurador de Universidade Assistente] Padula é empregado sindicalizado e é candidato a cargo de direção sindical. Nessa hipótese, nos termos da Constituição, é correto afirmar que Padula:

a) não pode ser dispensado a partir da data do registro da sua candidatura, ainda que cometa falta grave, até o final do mandato.

b) terá a garantia de estabilidade no emprego a partir da sua posse até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

c) somente terá garantia da estabilidade no emprego se for eleito como titular, podendo ser dispensado normalmente se eleito apenas como suplente.

d) terá direito à estabilidade no emprego, se eleito, como titular ou suplente, contado da posse até o fim do seu mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

e) não pode ser dispensado a partir do registro da sua candidatura e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

Comentário:

Fácil! O empregado sindicalizado que se candidatar a cargo de direção ou representação sindical terá a favor de si a garantia constitucional da estabilidade provisória no emprego que passará a valer a partir do registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato, se eleito. Muito embora esta garantia o proteja da despedida arbitrária, em caso de prática comprovada de falta grave, o empregador estará autorizado a despedi-lo (art. 8º, VIII, CF/88). A alternativa ‘e’, portanto, será a nossa resposta.

Gabarito: E [CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região-ES - Analista Judiciário - Oficial de Justiça] Acerca dos direitos e garantias fundamentais estabelecidos na CF, julgue o item seguinte:

O trabalhador aposentado tem direito de permanecer filiado a seu sindicato e, fazendo-o, pode ser votado nas eleições para a direção da organização.

Comentário:

Pode marcar este item como correto, pois ele reflete a norma inscrita no art. 8º, VII, da CF/88.

Gabarito: Certo [Quadrix - 2020 - CRMV-AM – Fiscal] Os direitos sociais constituem as liberdades positivas, de observância obrigatória em um Estado Social de Direito, e têm por objetivo a melhoria das condições de vida dos hipossuficientes, visando à concretização da igualdade social.

Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Direito Constitucional descomplicado. 16.ª ed., rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017 (com adaptações).

De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue o item a respeito dos direitos sociais:

Cabe ao sindicato a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. Por esse motivo, é obrigatória a filiação sindical para todo trabalhador.

Comentário:

Pode marcar o item como falso. As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, realmente possuem legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente (art. 5º, XXI, CF/88).

Entretanto, ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato (art. 8º, V, CF/88).

Gabarito: Errado [Quadrix - 2020 - CRMV-AM – Fiscal] Os direitos sociais constituem as liberdades positivas, de observância obrigatória em um Estado Social de Direito, e têm por objetivo a melhoria das condições de vida dos hipossuficientes, visando à concretização da igualdade social.

Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Direito Constitucional descomplicado. 16.ª ed., rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017 (com adaptações).

De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue o item a respeito dos direitos sociais:

Nas negociações coletivas de trabalho, é obrigatória a participação dos sindicatos.

Comentário:

O item é verdadeiro, conforme determina o art. 8º, VI, CF/88: “é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho”.

Gabarito: Certo [UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR - Analista Legislativo] A respeito dos direitos sociais constitucionalmente assegurados, é correto afirmar:

(A) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais o décimo terceiro salário com base na média da remuneração dos últimos 12 meses ou no valor da aposentadoria e a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.

(B) No tocante ao direito de greve, a lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, sendo que os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

(C) É livre a associação profissional ou sindical, cabendo ao sindicato a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, sendo facultativa a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

(D) Nas empresas com 100 empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

(E) É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 6 anos de idade em creches e pré-escolas.

Comentário:

Nossa resposta, como você bem sabe, encontra-se na letra ‘b’. Vamos analisar cada uma das assertivas para confirmarmos:

- Letra ‘a’: a assertiva é falsa, pois o art. 7º, VIII, CF/88, preceitua que são direitos dos trabalhadores urbanos e

rurais o décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.

- Letra ‘b’: é a nossa resposta, visto que está de acordo com o art. 9º, CF/88.

- Letra ‘c’: o item é falso. De acordo com o art. 8º, VI, CF/88, é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

- Letra ‘d’: também é falsa. A Constituição Federal assegura que nas empresas de mais de duzentos empregados (e não com cem empregados), é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

- Letra ‘e’: mais uma assertiva falsa. Conforme determina o art. 7º, XXV, CF/88, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Gabarito: B

[FGV - 2020 - TJ-RS - Oficial de Justiça] Joana, servidora ocupante de cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Judiciário de determinado Estado da Federação, foi comunicada pelo sindicato da categoria que seriam iniciadas as negociações coletivas de trabalho e era obrigatória a participação do sindicato. Por tal razão, era igualmente obrigatória a filiação de todos os servidores ao sindicato, de modo que a categoria não fosse sub-representada em seus interesses.

A narrativa afigura-se:

(A) incorreta em relação a Joana, pois a filiação é facultativa, e correta quanto ao sindicato, pois a sua participação é imposta pela Constituição;

(B) correta em relação a Joana, por força do princípio da solidariedade social, e incorreta quanto ao sindicato, por ferir o princípio da liberdade de gestão;

(C) correta em relação a Joana, já que a filiação dos servidores do Poder Judiciário é obrigatória, e incorreta quanto ao sindicato, que tem autonomia gerencial;

(D) incorreta em relação a Joana, pois os servidores do Poder Judiciário não podem filiar-se a sindicato, e correta quanto ao sindicato, desde que haja determinação judicial;

(E) incorreta em relação a Joana, que somente pode ser obrigada a exercer cargo de direção no sindicato, não a sindicalizar-se, e correta quanto ao sindicato, que defende a categoria.

Comentário:

Pode marcar a letra ‘a’ como nossa resposta. Realmente é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho (art. 8º, VI, CF/88). Entretanto, ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato (art. 8º, V, CF/88).

Gabarito: A