• Nenhum resultado encontrado

6 OBSERVAÇÕES DA PESQUISADORA SOBRE O PROCESSO DE

7.2 A ESCALA DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E RELACIONAL

CRIANÇA (DERC)

Para aferir a tendência do desenvolvimento emocional e relacional da amostra pesquisada, desenvolvemos a escala DERC, inspirada no modelo avaliativo disponível no currículo PATHS, criado por Kusché e Greenberg (2012).

A escala DERC apresenta cinco índices que contemplam cinco conceitos referentes ao desenvolvimento emocional e relacional considerados em nossa pesquisa – Autocontrole, Compreensão Emocional, Autoestima, Relacionamentos, Resolução de Problemas – os quais estamos chamando de índices da escala. Cada índice possui seis itens, frases afirmativas ou negativas sobre o comportamento e/ou a atitude mediante às emoções e às relações da criança, totalizando a composição da escala em trinta itens. Ressaltamos que os conceitos selecionados para compor a variável Desenvolvimento Emocional e Relacional não esgotam a completude de tal desenvolvimento, apenas foram escolhidos para compor a escala DERC tendo em vista que são os principais conceitos norteadores do currículo PATHS.

Sobre os índices, apresentaremos a seguir os itens correspondentes a cada um deles, seguidos da classificação quanto à pontuação no sentido direto e crescente [C] e no sentido inverso e decrescente [D], valendo de 1 a 5, conforme indicada na Tabela 1. Apresentaremos, ainda, uma breve explicação sobre cada variável que compõe a variável maior Desenvolvimento Emocional e Relacional, lembrando que o desdobramento sobre cada conceito foi explanado no capítulo 2. Foram desenvolvidas

duas séries de instrumentos, ambos os questionários de mesma natureza, porém com algumas especificidades distintas e de acordo com o contexto da interação do respondente com a criança. A série 1 foi destinada à percepção dos professores (P1, P2, P3, P4, P5) e a série 2 dirigida à percepção dos responsáveis pelas crianças.

As próximas subseções exibirão quadros (Quadro 6 a 10) com a discriminação dos itens de cada índice DERC, seguida pela ordem dos sentidos da escala. Recordamos que existem diferenças textuais entre alguns itens, conforme façam parte da escala para os professores ou para os responsáveis. Nos quadros, as distinções na escala dos responsáveis, estão indicadas pelos itens escritos na cor vermelha.

Tabela 1 – Sentidos direto e inverso dos itens da Escala DERC

ORDEM CLASSIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS

Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Sempre

Crescente [C] 1 2 3 4 5

Decrescente [D] 5 4 3 2 1

Fonte: Elaboração própria (2016)

7.2.1 Índice AUTOCONTROLE (AC)

O autocontrole é uma habilidade que indica aptidão em conduzir o próprio comportamento, percebendo a presença do impulso. À medida que a criança vai se apropriando da capacidade de identificar o impulso, pode se revelar autocontrolada agindo sem tomá-lo como base e direcionando suas respostas (verbais, corporais, mentais) de modo cuidadoso à situação em que se encontra. Evidentemente, demonstrar autocontrole é uma tarefa complexa para crianças, assim, ressaltamos que:

É certamente interessante que essa complexa habilidade jamais seja alcançada, mas ainda assim, seja algo que esperamos das crianças à medida que elas crescem. Obviamente, ninguém é capaz de ter autocontrole em todo momento, mas tal habilidade é uma condição esperada na fase adulta para a maioria das situações, especialmente quando se trata das potencialmente perigosas. (KUSCHÉ e GREENBERG, 2012, Manual do Professor, p. 183)

Desse modo, os itens construídos para compor a variável Autocontrole foram pensados e selecionados, concebendo o nível de maturidade da faixa etária amostral a partir de possíveis comportamentos e atitudes capazes de fornecer indicativos sobre

a tendência da amostra para condutas autocontroladas ou não. Observemos, abaixo, o Quadro 6.

Quadro 6 – Itens da variável Autocontrole da escala DERC

Fonte: Elaboração própria (2016)

7.2.2 Índice COMPREENSÃO EMOCIONAL (CE)

Por Compreensão Emocional, nos referimos à capacidade de a criança conseguir: perceber que reage às emoções, ser consciente das manifestações emocionais tanto em si quanto nos outros, e, dar nome e expressar o que sente.

O currículo PATHS norteia a Compreensão Emocional fundamentando a admissão de todos os sentimentos, porém, ensinando que há nuances no comportamento que podem ser aceitáveis ou inaceitáveis. Faz parte desse tipo de saber, aprender a fazer uso de alguns sinais emocionais como expressão facial, gestos, tom de voz, linguagem corporal, verificação do contexto, coleta de informações sobre o que aconteceu para dirigir o comportamento com base no que compreende sobre a emoção sentida.

Os itens reservados à variável Compreensão Emocional foram elaborados a partir de comportamentos hipotéticos que imprimem os preceitos do currículo PATHS

AUTOCONTROLE (AC) 1. Toma os pertences dos outros [D]

Toma os pertences dos irmãos/crianças de sua convivência [D]

2. Provoca os outros [D]

Provoca os irmãos/crianças de sua convivência [D]

3. Perde a temperança quando há discordância [D]

Perde o controle quando não concorda com alguma situação [D]

4. Demonstra teimosia, desobediência [D]

5. Concentra-se durante a realização das atividades [C]

Concentra-se durante a realização das atividades escolares de casa [C]

6. Segue as regras da sala de aula [C]

sobre tal conceito. A seguir, indicamos o Quadro 7 com os itens que constituem tal variável.

Quadro 7 – Itens da variável Compreensão Emocional da Escala DERC COMPREENSÃO EMOCIONAL (CE)

7. Demonstra interesse pelos sentimentos dos outros. [C]

Demonstra interesse pelos sentimentos dos seus familiares.

8. Quando sente dificuldade, pede ajuda. [C]

9. Expressa carinho às pessoas importantes para ela. [C]

10. Identifica apropriadamente seus próprios sentimentos (Exemplo: sabe quando está feliz, triste, com raiva, etc.) [C]

11. Identifica apropriadamente os sentimentos dos outros. [C]

Identifica apropriadamente os sentimentos das pessoas que fazem parte de sua convivência.

12. Quando algum educador a impede de fazer algo, compreende as razões sem se sentir frustrada. [C]

Quando algum adulto a impede de fazer algo, compreende as razões sem se sentir frustrada.

Fonte: Elaboração própria (2016)

7.2.3 Índice AUTOESTIMA (AE)

A formação da Autoestima também constitui um elemento imprescindível ao Desenvolvimento Emocional e Relacional e está associada aos aspectos valorativos que a criança vislumbra sobre sua própria identidade.

No currículo PATHS, o trabalho com a Autoestima perpassa por todo o programa, estimulando o uso de elogios tanto para os outros quanto para si mesmo, em reconhecimento das atitudes positivas. No âmbito das crianças, é extremamente importante que existam práticas relacionais que valorizem seus feitos e reconheçam seus atributos. Isso reverbera o desenvolvimento de sua autoconfiança e a consolidação de uma autoestima favorável.

Para desenvolver um senso saudável de autoconfiança, as crianças precisam de experiências positivas consistentes, em um ambiente que reforce as coisas que elas são capazes de fazer e reafirme, com um estímulo gentil, sua maturação futura em áreas em que elas ainda não estão bem desenvolvidas. (KUSCHÉ e GREENBERG, 2012, p. 182)

Diante disso, consideramos os seguintes itens, expostos no Quadro 8, para tecer a variável Autoestima:

Quadro 8 – Itens da variável Autoestima da escala DERC AUTOESTIMA (AE)

13. É estimada pelos colegas. [C]

É estimada pelos familiares e vizinhos da comunidade.

14. Possui iniciativa para cuidar dos ambientes que participa. [C]

Possui iniciativa para cuidar do seu ambiente (cuida dos seus brinquedos, organiza seu quarto).

15. Persiste na tarefa. [C]

Quando deseja algo, persiste para atingir o que deseja. 16. Sente-se rejeitada nas brincadeiras com os colegas. [C]

Sente-se rejeitada pela família e/ou pelos colegas da comunidade.

17. Aprecia e faz elogios às próprias produções. [C]

Aprecia e faz elogios a si mesma.

18. Quando está diante de outras pessoas, apresenta uma postura recolhida (Ex.: cabeça baixa, ombros curvados, olhar desviado, etc.) [D]

Fonte: Elaboração própria (2016)

7.2.4 Índice RELACIONAMENTOS (RL)

Em relação a esta variável, o currículo PATHS valoriza como substanciais à vida humana as habilidades interpessoais e o entendimento social. É a partir dos relacionamentos que a criança constrói sua autoestima, aprende a cooperar, desenvolve o senso de escuta, descobre como agir com bons modos, aprende a lidar com cenários competitivos, aprende a cultivar amizades.

Para formular a variável Relacionamentos, consideramos os primados pelo PATHS, quanto às relações da criança com seus pares. No Quadro 9, os itens:

Quadro 9 – Itens da variável Relacionamentos da escala DERC RELACIONAMENTOS

19. Sente facilidade em conversar com você. [C] 20. Ouve os outros com atenção. [C]

Ouve os familiares com atenção.

21. Sabe aceitar as orientações dos educadores. [C]

Sabe aceitar as orientações dos pais/responsáveis.

22. Estabelece interações e se associa com as outras crianças por meio de bons modos. [C]

Estabelece interações e se associa com os familiares e colegas da comunidade por meio de bons modos.

23. Fornece ajuda, compartilha materiais e coopera com os outros. [C]

Fornece ajuda, compartilha o que tem e coopera com os outros.

24. Age sem se preocupar com o que os outros pensam. [D]

Fonte: Elaboração própria (2016)

7.2.5 Índice RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (RP)

A Resolução de Problemas está concatenada à tomada de decisões com responsabilidade, mediante o uso do pensamento analítico para que o problema seja enfrentado sob uma análise livre de influências impulsivas. O currículo PATHS considera que os problemas fazem parte da vida, consequentemente, fazer apreciações e buscar soluções sempre serão medidas salutares para o desenvolvimento do humano. Para isso, o referido currículo elabora passos a fim de que as crianças se apropriem de habilidades de resolução de problemas, como: manter autocontrole, identificar o problema e os sentimentos presentes, pensar em uma meta e seus corolários, planejar, agir e avaliar-se.

Para a elaboração dos itens da variável RP, foram consideradas eventuais reações das crianças em situação problemática ou de conflito. Abaixo, apresentamos o Quadro 10 com os referentes itens.

Quadro 10 – Itens da variável Resolução de Problemas (RP) da Escala DERC RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (RP)

25. Quando é importunada por um colega, reage de modo agressivo. [D]

Quando é importunada por alguém (parentes/vizinhos), reage de modo agressivo.

26. Grita com os outros durante conflitos. [D]

27. Procura você ou outro educador para falar sobre seus sentimentos quando vivencia um problema. [C]

Procura você ou outro adulto para falar sobre seus sentimentos quando vivencia um problema.

28. Antes de agir, pensa em algumas soluções para resolver um problema. [C] 29. Irrita-se facilmente quando tem problemas com alguma tarefa. [D]

Irrita-se facilmente quando não consegue realizar algo (Por exemplo: alguma atividade escolar de casa, ou algum jogo que sente dificuldade, ou quando seu desejo é frustrado ao brincar em grupo)

30. Quando não consegue resolver um problema, persiste e busca outra alternativa. [C]

Fonte: Elaboração própria (2016)