• Nenhum resultado encontrado

A Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França está localizada no município de Bela Cruz, Ceará. A escolha dessa escola pelo pesquisador justifica-se pela análise das informações, relativas ao desempenho no projeto, verificadas de acordo com os documentos de acompanhamento da CREDE 3, na qual o pesquisador assume a função de Coordenador Regional. Outro fator foi a escola ter iniciado o projeto quando da sua implantação na educação cearense, em 2008. Mesmo não havendo uma avaliação formal da SEDUC referente ao desempenho das escolas no PPDT, é visível a boa aceitação e execução do projeto, de acordo com os relatórios de acompanhamento.

O município de Bela Cruz possui 30.878 habitantes (IBGE 2010) distribuídos numa área de 841,71 km². A cidade está a 242 km de Fortaleza e a economia local é baseada em comércios de pequeno e médio porte, pequenas indústria na área de fabricação de móveis, agricultura de subsistência e extração da castanha do caju. Apresenta uma população muito pobre. De acordo com dados de Ceará (2012, p. 13),

apenas 0,96% da Renda Domiciliar per capita estão acima de três salários mínimos e 87,6% dos empregos formais se concentram na administração pública. No campo da educação, a situação do município também é preocupante. Em 2012, a taxa de analfabetos funcionais atingia o percentual de 27,12%, na faixa etária de 15 anos ou mais. A taxa de escolarização no ensino médio, por exemplo, nesse mesmo ano, era de apenas 52,85%. (CEARÁ, 2012, p.10).

Nesse cenário, está a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França, em funcionamento desde 2007. Foi criada pela Lei nº 13.801, de 17 de julho de 2006, mas teve suas atividades iniciadas no ano de 2007, pois a inauguração ocorreu em 10 de dezembro de 2006. Essa escola foi planejada para atender exclusivamente o ensino médio regular e se chamava Escola de Ensino Médio Júlio França. Nessa época, o município de Bela Cruz contava com duas escolas estaduais. Uma atendia o ensino fundamental e médio e a outra, o ensino fundamental.

A estrutura dessas escolas era muito antiga e não atendia, satisfatoriamente, o processo educativo, pois faltavam espaços de laboratórios, quadras esportivas, entre outros, o que demonstrava a necessidade de um prédio melhor, que atendesse ao anseio da juventude. Assim, essa nova escola representava um espaço de novas possibilidades, pois tinha uma estrutura moderna, composta de quadra esportiva coberta, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, nove salas de aula forradas, refeitório, sala de professores, sala da direção, secretaria, enfim, representava um novo padrão de escola para o município de Bela Cruz.

No início do ano letivo de 2007, a CREDE 3 realizou um planejamento de Rede, municipalizando a escola que atendia apenas o ensino fundamental, cedendo o espaço físico e matrícula para o município, e remanejando os professores para as demais escolas estaduais. Nessa época, a EEM Júlio França enfrentou o desafio da matrícula do ensino médio, visto que não dispunha de nenhuma matrícula anterior. Os alunos que já estudavam na escola que atendia o ensino fundamental e médio, continuariam lá. Para as turmas de 1º ano, vieram os concluintes dos 9º anos das escolas municipais. Como havia espaço suficiente, a escola passou a atender educação de jovens e adultos de nível médio e turmas de pré-vestibular19. Assim, o

19 Em 2007, a Secretaria de Educação implantou o Projeto Pré-vest com o objetivo de preparar os alunos da 3ª série e egressos do ensino médio para o vestibular. Em 2008, esta ação foi regulamentada através da Lei nº 14.190, de 30 de julho de 2008.

quadro de matrícula inicial contou com 12 turmas de 1º ano do ensino médio, divididos nos turnos manhã, tarde e noite; 01 turma de Educação de Jovens e Adultos de nível médio e 02 turmas de Pré-Vest, num total 514 alunos (CEARÁ, 2012, p. 6)

Em 2008, Secretaria da Educação do Estado do Ceará implanta a Educação Profissional integrada ao ensino médio, em tempo integral, pela Lei nº 14.273, de 19 de dezembro de 2008, criando a Rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional, com o objetivo de ofertar a formação de nível médio com uma habilitação profissional técnica, visando a uma formação acadêmica, formação para o mundo do trabalho e práticas de protagonismo juvenil.

No primeiro ciclo de implantação, a SEDUC estabeleceu que a escola profissional obedeceria aos seguintes critérios: município sede da CREDE e disponibilidade de um prédio exclusivo para matrícula de educação profissional, sem comprometer o atendimento do ensino médio regular. Por não ter disponibilidade de prédio para receber a educação profissional no município sede da CREDE 3, em Acaraú, a CREDE instalou a sua primeira escola profissional na EEM Júlio França, uma vez que sua matrícula de ensino médio regular poderia ser atendida por outra escola de ensino fundamental e médio existente.

No processo de organização desse novo modelo de ensino, a Escola recebeu nova nomenclatura, passando a ser identificada como Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França. Foi também um momento de difíceis decisões, pois a filosofia de trabalho requeria dos servidores uma postura baseada na TESE – Tecnologia Empresarial Socioeducacional20. Essa nova metodologia de trabalho foi apresentada por meio de um seminário de integração. Alguns servidores deixaram a escola por não se sentirem habilitados para essa nova realidade.

A escola passou a selecionar os alunos para os cursos que seriam ofertados. A seleção tinha como critério as melhores notas no currículo do ensino fundamental e, como segundo critério, a proximidade da residência com a escola, uma vez que não

20 A TESE – Tecnologia Empresarial Socioeducacional foi uma adaptação da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) implanta nos Centros Experimentais de Pernambuco (escolas de tempo integral), em 2004, como alternativa para inovar o sistema de gestão desses centros. A proposta é desenvolver a conscientização e disposição para rever paradigmas, bem como assumir uma nova postura, transformando obstáculos em oportunidades de aprendizado e de sucesso. Fonte: Manual Operacional da TESE, disponível em: http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seducprof/download/Manual _Modelo Gestao.pdf, Acesso em: 14 out. 2013. Esse modelo foi implantado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará como modelo de gestão.

havia ainda política específica para transporte escolar em tempo integral que atendesse aos alunos residentes na Zoa Rural.

No ano de 2008, a matrícula da escola foi de transição, pois manteve as turmas de 2º e 3º anos do ensino médio regular e três turmas de primeiros anos em educação profissional. Os alunos das turmas de 1º anos do ensino médio, não selecionados ou que não se interessaram para participarem do projeto, foram remanejados para a escola de ensino regular mais próxima.

A escola vem mantendo uma média de 09(nove) turmas em tempo integral. A Tabela 5 mostra que no ano de 2013 a escola iniciou cursos diferentes dos ofertados nos anos anteriores, como forma de evitar a saturação de uma mesma atividade e diversificar a oferta de profissionais no mercado local.

A escola faz a divulgação dos seus cursos do ano subsequente junto às escolas públicas e privadas de ensino fundamental que ofertam até o 9º ano, como primeira sensibilização do projeto aos novos alunos. Isso é importante porque os alunos precisam ter um mínimo de conhecimento da formação que o curso lhe proporcionará, a fim de evitar a desistência por falta de identificação durante a formação.

Tabela 5: Matrícula e cursos da EEEP Júlio França – 2013.

Ano – EM Curso Nº de alunos

1º Técnico em Contabilidade 43

1º Técnico em Fruticultura 42

1º Técnico em Redes de Computadores 39

2º Técnico em Enfermagem 33

2º Técnico em Fruticultura 34

2º Técnico em Redes de Computadores 39

3º Técnico em Enfermagem 37 3º Técnico em Fruticultura 33 3º Técnico em Informática 41 Total 341 Fonte: Educacenso/SIGE/SEDUC

A EEEP Júlio França apresenta uma boa estrutura física e um bom desempenho nos indicadores de aprendizagem e fluxo, quando comparada com as demais escolas da CREDE 03. Para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos que recebe, em sua maioria da Rede Municipal, desenvolve diversos projetos de apoio

à aprendizagem como o Círculo de Leitura, Aprendizagem Cooperativa, Monitoria dos Cursos e o próprio Diretor de Turma.

A subseção a seguir trata de um breve histórico da implantação do Projeto Professor Diretor de turma na EEEP Júlio França, a partir do ao de 2008.

1.5 A implantação do PPDT na Escola Estadual de Educação Profissional Júlio