• Nenhum resultado encontrado

1.2 Origens, implantação e Desenvolvimento do PPDT no Estado do Ceará

1.2.4 Concepções do Projeto Professor Diretor de Turma na experiência

O Projeto Professor Diretor de Turma foi pensado para a educação cearense com foco na desmassificação16 da sala de aula, numa metodologia que privilegia a individualidade do aluno e a ação coletiva do processo educativo. Abrange os aspectos sociofamiliares, considerando que o aluno da escola pública apresenta necessidades em vários aspectos que requerem ações que compreendam sua realidade, sua história de vida, seus interesses, atitudes, valores e perspectivas.

O processo de implantação do PPDT na educação do Estado do Ceará necessitou mudar alguns paradigmas de trabalho para a sala de aula e seus sujeitos na relação existente entre o saber, professor e aluno. Mais que isso, buscou eleger as relações interpessoais como pilares do desenvolvimento do projeto.

A Chamada Pública de Adesão ao PPDT de 2010 (CEARÁ, 2010) apresenta as concepções gerais do projeto e norteia todas as atividades a serem desenvolvidas pelas escolas, bem como, as atitudes e características dos sujeitos dos processos de ensino e de aprendizagem, analisados a seguir.

Características

A educação deve considerar a individualidade do aluno como aspecto inerente ao processo pedagógico numa perspectiva de desmassificação, propondo a construção de um clima escolar que potencialize as relações e interações dos sujeitos da escola considerando o aspecto emocional como possibilidade de melhoria da aprendizagem. Considera que

16 Premissa do PPDT que visa ao atendimento do aluno na sua individualidade, levando em conta que os contexto sociais e culturais da turma são diferentes ao ponto de necessitarem de um atendimento diferenciado.

Na mediação que se realiza entre os alunos e os demais professores da turma, promove-se o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, que oportuniza aos professores conhecer as problemáticas que fazem parte do cotidiano de cada aluno e implicam diretamente no seu desempenho escolar (CEARÁ, 2010, p.1).

A proposta estabelecida para o PPDT é de que ele não seja um simples projeto que traga boas sugestões, sem sustentabilidade. Acredita no envolvimento da comunidade escolar como fator importante para a promoção da melhoria das relações interpessoais e da gestão da sala de aula, de forma a elevar os resultados de aprendizagem e reduzir o abandono escolar, focando a relação professor-aluno, o contexto sócio-familiar e a formação cidadã dos discentes da turma.

Assim, o PPDT tem como objetivo geral garantir a permanência, o sucesso e a formação do cidadão com ações intermediárias que busquem:

• Favorecer a articulação entre os professores, alunos, pais e

responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.

• Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os

professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência.

• Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na

escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.

• Oferecer uma educação sustentável que contemple a formação

cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social, com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.

• Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a

ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.17

O PDDT requer da escola uma coordenação específica que dê apoio aos Professores Diretores de Turma e facilite a articulação entre os diversos espaços de trânsito na escola e fora dela, para assegurar o bom andamento das ações. Para isso, é nomeado um Coordenador do PPDT na escola para realizar as atividades inerentes às orientações, planejamentos, elaboração de relatórios e apoio à dinâmica do projeto na sala de aula.

17 Slides de formação dos Coordenadores Regionais do PPDT, maio de 2012, em Fortaleza/CE, disponível na Coordenação Regional do PPDT da 3ª CREDE Acaraú.

A eficácia do PPDT tem como premissa a interação ativa e positiva dos gestores e professores que mobilizam todos os demais atores para esse novo olhar das práticas de ensino, baseada na interação conhecimento-atitude dos alunos e dos seus familiares.

Concepção de escola

A gestão do PPDT requer da equipe que está à frente da escola, especificamente, o diretor e coordenadores, uma ação atuante que acredite nas possibilidades que o projeto apresenta, assim como professores responsáveis, comprometidos e capazes de construir um novo olhar sobre sua prática e sua relação com os alunos, percebidos como sujeitos em processo de formação, porém com conhecimentos culturais e sociais a serem considerados no processo de ensino. De acordo com a Chamada Pública do PPDT (CEARÁ, 2010),

O Projeto Diretor de Turma visa à construção de uma escola que eduque a razão e a emoção, onde os estudantes são vistos como seres humanos que aprendem, riem, choram, se frustram... Uma escola que tem como premissa a desmassificação. Uma escola com plenos objetivos de Acesso, Permanência, Sucesso e Formação do Cidadão e do Profissional. (CEARÁ, 2010, p. 2)

Com essa premissa, o PPDT propõe a transformação do ambiente escolar num espaço privilegiado de novas interações dos sujeitos para o alcance de objetivos comuns. Assim, professores, gestores, pais, funcionários e alunos precisam ver os processos de ensino e de aprendizagem sob um novo paradigma direcionado para o aprimoramento das relações entre os atores do processo educacional, considerando as diferenças pessoais, socioculturais e econômicas.

Para Leite (2009, p.5) o diretor de turma, pelas relações dos diversos segmentos escolares, ressignifica e comunica concepções, atitudes, e quaisquer situações que se façam necessárias ao desenvolvimento holístico dos parceiros educativos.

Nesse contexto, o PPDT sugere que nesse ambiente escolar não exista espaço para distanciamentos, desconfianças mútuas nem práticas pedagógicas tradicionais em que um aprende o que o outro ensina, sem interação com novas aprendizagens e possibilidades. Enfim, o PPDT “potencializa uma escola que vê os alunos em

constante transformação, valorizando suas especificidades. Uma escola que tem a perspectiva de formar cidadãos livres, críticos, responsáveis”. (CEARÁ, 2010, p.3)

Concepção de professor

O PPDT propõe favorecer ao aluno um ambiente para que suas diferenças sejam compreendidas e respeitadas e seu potencial seja estimulado e desenvolvido, no qual o professor é o grande incentivador desse processo, baseado na crença do ser humano capaz de mudar sua realidade fundamentada em conhecimentos e atitudes positivas.

Essa proposta de gestão da sala de aula, conforme promove o PPDT, exige um “professor incentivador, prudente e capaz de proporcionar este encorajamento,

fazendo da sala de aula uma experiência gratificante”. (CEARÁ, 2010, p.4). Para

Everton (2012, p. 45) a motivação dos alunos baseia-se em estímulos e no despertar dos interesses vivenciados por eles, sendo o professor o grande incentivador dessa ação.

Para isso, segundo a proposta do Projeto (CEARÁ, 2010, p.3) é preciso que o professor dessa nova escola considere a emoção na perspectiva da aprendizagem superando a prática antiemocional, racional e tradicionalista, que trata o aluno como um simples número da lista da turma, para apenas “receber” conteúdos, para uma postura pedagógica nova que se preocupa com o aluno, enquanto ser humano e cidadão.

É necessário que o professor considere que “crianças, jovens e adultos são

entidades humanas complexas, com aspirações e inquietações que requerem compreensão mais holística e de totalidade dialética. (CEARÁ, 2010, p.4).

Concepção de aluno

O Projeto Professor Diretor de Turma acredita no potencial do aluno como ser passível de aprendizagens múltiplas, capaz de fazer inferências no seu meio, devido a estímulos e oportunidades a ele dispensados, visando à construção de uma escola que eduque a razão e a emoção. Para isso, considera que os pilares da UNESCO

defendidos para a Educação vão ao encontro dos objetivos propostos, considerando que o aluno pode desenvolver competências produtivas, sociais e pessoais, adotando os seguintes princípios, conforme documento da Chamada Pública:

•Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral,

suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

•Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação

profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a

percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar

à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se. (CEARÁ (2010, p.4).

Nessa perspectiva, o aluno muito mais que ensinado, precisa ser encorajado para ser protagonista do seu conhecimento.

É preciso dar asas aos alunos para que sejam críticos, participativos, responsáveis, valorizando as suas potencialidades e vivências e assim, transformando-os em verdadeiros cidadãos protagonistas da sua própria viagem da vida. (IBID).

Esse é o desafio que a proposta do PPDT traz para que a escola consiga cumprir sua missão educacional e social como ambiente de formação de pessoas livres para uma sociedade mais democrática e solidária.

É visível, contudo, de acordo com o acompanhamento da Coordenação Regional do PPDT na CREDE 03, baseado no relatório do 1º Bimestre de 2013 (CEARÁ, 2013, p.1-6), que o projeto ainda não atingiu o nível adequado de execução em todas as escolas. Algumas dificuldades desde o período de implantação, em 2008,

ainda são presentes, como: alta rotatividade de DT, falta de cumprimento das ações e dos horários pelo DT e acompanhamento insuficiente pala equipe gestora.

Outro aspecto apresentado no relatório que ainda carece de mais atenção por parte das escolas é a realização de todas as práticas pedagógicas estabelecidas para a boa execução do Projeto Professor Diretor de Turma, conforme destaca o próximo item.

1.2.5 Práticas Pedagógicas do Projeto Professor Diretor de Turma no Ceará