• Nenhum resultado encontrado

O DSEI-CE agrega 18 municípios, segundo a localização e histórico de regionalização da população indígena, conforme pactuado no Conselho Distrital de Saúde Indígena:

(1) Polo Base de Aquiraz, contempla o município de Aquiraz, onde vivem os Jenipapo-Kanindé e aldeias adscritas, inserido a região de saúde de Fortaleza; (2) Polo Base de Aratuba, com os municípios de Aratuba e Canindé, onde vivem os Kanindé, fazendo articulação com 2 regiões de saúde, a de Baturité e Canindé, respectivamente.

(3) Polo Base de Caucaia, com os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, onde vivem os Tapeba e Anacé, articulando-se com a região de Saúde de Caucaia; Polo Base Pitaguary, referente aos municípios de Maracanaú e Pacatuba, na região de saúde de Maracanaú;

(4) Polo Base Tremembé, agregando Itarema, Acaraú e Itapipoca, articulados com as regiões de Acaraú e Itapipoca, respectivamente;

(5) Polo Base de Crateús, com os municípios de Crateús, Novo Oriente e Quiterianópolis, Polo base Monsenhor Tabosa, agregando este município assim como Tamboril e Boa Viagem, sendo estes fazendo articulação com a região de Crateús e Canindé, respectivamente;

(6) Polo Base Poranga somente com este município, também relacionado a região de Crateús;

(7) Polo Base São Benedito, na Serra da Ibiapaba, que se relaciona com a região de Tianguá.

A população indígena no Estado do Ceará, em 2016, segundo dados do próprio DSEI Ceará, é de 29.211 indígenas que vivem em aldeias/comunidades, distribuídas pelos 18 municípios que fazem parte da área de abrangência do referido distrito sanitário.

Etnia Atendidos pelo Polo Base Município com presença da Etnia

População

Jenipapo-Kanindé Aquiraz Aquiraz, Caucaia 358

Pitaguari Aquiraz, Crateús, Itarema, Maracanaú

Aquiraz, Maracanaú, Novo Oriente e Pacatuba

4.297

Kanindé Aratuba Aratuba e Canindé 1.124

Anacé Caucaia Caucaia, São Gonçalo do

Amarante

2.092

Tapeba Caucaia, Crateús e Maracanaú Caucaia, Quiterianópolis e Maracanaú

7.653

Tremembé Itarema e Caucaia Acaraú, Itarema, Itapipoca e Caucaia

3.527

Kalabaça Crateús e Poranga Crateús e Poranga 272

Kariri Crateús Crateús 170

Potyguara Crateús e Monsenhor Tabosa Crateús, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Novo Oriente e

Tamboril

4.297

Tabajara Crateús, Monsenhor Tabosa e Poranga

Crateús, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Novo Oriente, Quiterianópolis, Tamboril e

Poranga

4.449

Tupinambá Crateús Crateús 23

Gavião Monsenhor Tabosa Monsenhor Tabosa 75

Tapuia Monsenhor Tabosa Monsenhor Tabosa e Boa Viagem

217

Tapuia-Kariri São Benedito São Benedito 657

Etnias: 14 Polos Base: 9 Municípios: 18 População: 29.211 Fonte: IMIP/DSEI/Ministério da Saúde, 20178.

A atuação do DSEI-CE contempla um conjunto de ações de saúde necessárias à atenção básica que se articula com a rede do Sistema Único de Saúde/SUS, para referência e contra-referência. É composto por equipe mínima necessária para executar suas ações e com controle social por intermédio dos Conselhos Locais e Distrital de Saúde.

Em sua organização, a saúde indígena no Ceará conta com uma CASAI (Casa de Apoio à Saúde do Índio), que tem como finalidades principalmente:

(1) Receber pacientes e seus acompanhantes encaminhados pelos DSEI-CE, e de DSEIs de outras regiões do Brasil9;

(2) Alojar, alimentar pacientes e seus acompanhantes, durante o período de 8 Disponível em:

<http://www1.imip.org.br/imip/assistenciaesaude/saudeindigena/dseiceara.html>. Acesso em:

24 de out. 2017.

9 Saliente-se que o Ceará se destaca, no país, como referência principalmente na alta complexidade como transplantes: coração, fígado e rins.

tratamento médico;

(3) Acompanhar pacientes para consultas, exames subsidiários e internações hospitalares;

(4) Prestar apoio aos pacientes pré e pós hospitalização e em fase de recuperação; e

(5) Articular e realizar o retorno dos pacientes e acompanhamento aos seus domicílios por ocasião da alta.

No Ceará, assim como no resto do Brasil, não há certeza do tamanho da população indígena. Assim, os dados disponíveis no DSEI Ceará são resultado de coletas realizadas nos atendimentos de campo. A FUNAI por sua vez não possui informações sobre o número de indígenas no Ceará e se utiliza muitas das vezes de informações da saúde indígena e do IBGE10, o que dificulta a implementação de políticas públicas nas terras indígenas ou fora delas. O próprio DSEI Ceará reconhece que há um expressivo número de indígenas fora das aldeias que não estão inseridos no quado populacional do Dsei, pois não são atendidos pelo subsistema de atenção à saúde indígena.

4.1.1 Os profissionais de saúde indígena no DSEI Ceará

O DSEI conta ainda com uma Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígenas (EMSI) composta por 267 profissionais: médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento.

Há ainda os profissionais da Equipe de Núcleo de Apoio às EMSI, quais sejam, assistente social, farmacêutico-bioquímico, psicólogo e nutricionista.

10 Os dados do IBGE sobre população indígena no Ceará são de 2010 e estimam essa população em 20.697 indígenas. Disponível em: http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2013/img/12- Dez/encarte_censo_indigena_02%20B.pdf. Acesso em: 24 de out. 2017.

GRÁFICO 1

Fonte: Relatório da CGU, 201711

O quadro de profissionais que atuam na saúde indígena, consoante mostra o gráfico acima, nos leva a concluir que há uma preocupação singular com a contratação de agentes indígenas de saúde e de agentes de indígenas de saneamento.

Isso revela, sobretudo, que o modelo de saúde adotado pelo subsistema de saúde indígena tem seu viés predominantemente pautado na prevenção.

A formação de uma equipe multidisciplinar também é reveladora desse modelo preventivo, em que pese haja ações curativas, dependendo do nível de complexidade do

11 Dados disponíveis em:

http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/512222/RESPOSTA_PEDIDO_PRO TOCOLO%20-%2025820004273201676%20-%20CONTRATADOS%20EQUIPE%20MULTIDISCIPLINAR %20CEAR%20SET%2016%20FUNO%20E%20QUANTITATIVO.xlsx. Acesso em: 13 out. 2017.

0 10 20 30 40 50 60 70 80

Quadro da Equipe Multidisciplinar do DSEI CE, até setembro de 2016

49 Agentes Indígenas de Saneamento 67 Agentes Indígenas de Saúde 1 Apoiador Técnico de Atenção à Saúde 1 Apoiador Técnico de Saneamento

2 Assistentes Sociais de Saúde Indígena 16 Auxiliares de Saúde Bucal de Saude Indígena 15 Cirurgiões Dentistas de Saude Indígena 32 Enfermeiros de Saúde Indígena

2 Engenheiros Civis de Saude Indígena 2 Farmacêuticos Bioquímicos de Saúde Indígena 1 Farmacêutico de Saúde Indígena 1 Geólogo de Saúde Indígena

15 Médicos de Saúde Indígena 3 Nutricionistas de Saúde Indígena 1 Psicologo de Saúde Indígena Tec. Enfermagem de Saúde Indígena 1 Tec. Laboratório de Saúde Indígena 1 Tec. Química de Saúde Indígena 1 Tec. Saneamento de Saúde Indígena

serviço demandado.

Documentos relacionados