• Nenhum resultado encontrado

3 POLÍTICAS PÚBLICAS

5.1 O Sistema Público Estadual de Ensino Superior do Paraná

5.1.1 A Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

5.1.1.1 A Pesquisa na UNICENTRO

5.1.1.1.1 A Pós-Graduação na UNICENTRO

De 2006 a 2013, a Universidade Estadual do Centro-Oeste criou 17 cursos de pós- graduação, sendo três de doutorado e quatorze cursos de mestrado, recomendados pela Capes em diversas áreas do conhecimento (UNICENTRO, 2013b). São eles, em ordem cronológica de criação:

1) Mestrado em Química: foi o primeiro programa aprovado e iniciou suas atividades em maio de 2006, na área de concentração "Química Aplicada". O curso contempla duas linhas de pesquisa: i) Materiais, Interfaces e Aplicações e ii) Metodologias Analíticas e Aplicações.

2) Mestrado em Agronomia: iniciou suas atividades em março de 2007, com área de concentração em Produção Vegetal e possui linhas de pesquisa em Horticultura e Manejo de Grandes Culturas.

3) Mestrado em Ciências Florestais: iniciou suas atividades em março de 2007. O curso de mestrado é ofertado no Campus Universitário de Irati e está estruturado em uma área de concentração denominada Manejo Sustentável dos Recursos Florestais, com

duas linhas de pesquisa: "Manejo de Florestas Naturais" e "Manejo de Florestas Plantadas".

4) Mestrado em Biologia Evolutiva: implantado em 2007, na modalidade de associação ampla entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG) e a UNICENTRO, foi o quarto programa de pós-graduação da UNICENTRO aprovado pela CAPES. O curso possui área de concentração em Biologia Evolutiva e linhas de pesquisa em Genética Evolutiva, Ecologia Evolutiva e Biologia Celular e do Desenvolvimento.

5) Doutorado em Química: recomendado pela CAPES em 2009, é resultado de uma Associação Ampla entre os programas de pós-graduação em Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Possui áreas de concentração em Fisico-química, Química Analítica, Química Orgânica e Química Inorgânica.

6) Mestrado em Geografia: iniciou suas atividades em 2009, com área de concentração em Dinâmica da Paisagem e dos Espaços Rurais e Urbanos, com linhas de pesquisa em Dinâmica da Paisagem, Geomorfologia e Análise Ambiental e Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos.

7) Mestrado em Bioenergia: aprovado em 02 de outubro de 2009, pelo CTC/CAPES, tendo iniciado suas atividades em março de 2010. O Programa está estruturado em uma área de concentração denominada "Biocombustíveis", com quatro linhas de pesquisa: Linha 1- Geração e Caracterização de Matéria-Prima, Linha 2 - Produção de Biocombustíveis e Co-Produtos, Linha 3 - Uso e Controle de Qualidade dos Biocombustíveis e Linha 4 - Impactos Ambientais e Sócio-Econômicos.

8) Mestrado em Ciências Farmacêuticas: programa em associação ampla com a UEPG, iniciou suas atividades em 2010 e possui área de concentração em “Fármacos, Medicamentos e Biociências aplicadas à Farmácia” e três linhas de pesquisa em: 1) Avaliação Química e Biológica de Produtos Naturais; 2) Avaliação Clínico/ Laboratorial de Processos Fisiopatológicos; e 3) Desenvolvimento e Controle de Fármacos, Medicamentos e Correlatos.

9) Mestrado em Letras: possui área de concentração em “Interfaces entre Língua e Literatura”, com as seguintes linhas de pesquisa: “Texto, Memória e Cultura” e “Poéticas da Leitura e da Interpretação”. O programa iniciou as atividades em agosto de 2011.

10) Mestrado em História: com sede no campus de Irati, possui área de concentração em História e Regiões, na linha de pesquisa “Regiões: práticas socioculturais e relações de

poder”. O programa foi aprovado em fevereiro de 2011 e iniciou suas atividades em 2012.

11) Mestrado em Educação: foi aprovado em dezembro de 2011 e iniciou suas atividades em agosto de 2012. O programa possui área de concentração em Educação, com linhas de pesquisa em Políticas Educacionais, História e Organização da Educação e em Educação, Cultura e Diversidade.

12) Mestrado em Desenvolvimento Comunitário: é interdisciplinar e possui área de concentração em Desenvolvimento Comunitário, com linhas de pesquisa em Cultura, Práticas Sociais, Formação Humana e Desenvolvimento Comunitário e Processos do Desenvolvimento Humano nos Contextos Comunitários. O programa iniciou suas atividades em abril de 2013.

13) Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental: possui área de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos com linhas de pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Tratamento de Água de Abastecimento e Águas Residuárias. O programa iniciou suas atividades em abril de 2013.

14) Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática: a área de concentração do curso é em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática e as linhas de pesquisa são: Métodos de Ensino para Ciências Naturais e Matemática e Processo de Ensino e Aprendizagem em Educação Científica. As atividades letivas terão início em março de 2014.

15) Mestrado Profissional em Administração: aprovado na 146ª Reunião do CTC- CAPES, realizada em maio de 2013. Apresenta área de concentração e linha de pesquisa em Estratégia, Inovação e Tecnologia. O décimo quinto programa de pós- graduação da UNICENTRO iniciará suas atividades letivas em 2014.

16) Doutorado em Agronomia: aprovado na 149ª reunião do CTC-CAPES, realizada em setembro de 2013. Apresenta área de concentração em “Produção Vegetal” e linhas de pesquisa em: “Manejo de Grandes Culturas” e “Horticultura”.

17) Doutorado em Ciências Florestais: aprovado na 149ª reunião do CTC-CAPES, realizada em setembro de 2013. Apresenta área de concentração em “Manejo Sustentável de Recursos Florestais” e linhas de pesquisa em: “Manejo de Florestas Nativas” e “Manejo de Florestas Plantadas”.

Até outubro de 2013, todos os cursos da UNICENTRO em nível de mestrado apresentavam o conceito 3 (regular) na CAPES e os cursos de doutorado o conceito 4 (bom). No final de 2013, onze programas de pós-graduação foram avaliados pela agência reguladora da pós-graduação brasileira. A avaliação trienal levou em consideração as informações relativas aos anos de 2010, 2011 e 2012 no que tange a infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.

O resultado da avaliação trienal 2013 da CAPES apresentou uma evolução significativa para a pós-graduação da universidade, pois três dos onze programas avaliados melhoraram seus conceitos, ou seja, os cursos de Mestrado em Agronomia, Geografia e Ciências Florestais alcançaram a nota 4, considerada como bom desempenho.

Documentos relacionados