• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 Percurso metodológico

3.2 Detalhamento do percurso metodológico

3.2.6 A pesquisa propriamente dita

Tivemos como sujeitos dessa última etapa da pesquisa, três professores licenciados em Matemática de cada Escola, Alfa e Beta.

Para Richardson (1999), o processo da entrevista dirigida desenvolve-se com perguntas ordenadas, estabelecidas previamente, possibilitando maior liberdade que o questionário.

Optamos pela entrevista dirigida ( anexo 3 ) com questões justificadas, para que o entrevistado mantivesse o foco da reflexão nas perguntas, dando-lhe liberdade de se expor. Isso, devido ao tema da investigação exigir do entrevistado uma busca, em seus saberes docentes da formação, daqueles relevantes e importantes para o seu atual saber docente prático. Consideramos que a justificativa e o diálogo do momento face a face pudessem ser muito esclarecedores sobre o que os professores pensam.

As questões sobre o uso do computador no processo ensino-aprendizagem de Matemática em Laboratório de Informática são:

Assinale as alternativas abaixo seguindo a numeração. Na sua opinião quais desses conhecimentos você necessita para dar sua aula com o computador no Laboratório de Informática. Justifique e especifique onde você aprendeu ou construiu o conhecimento que assinalou como sendo de muita necessidade.

Além do pretendido no questionário, acrescentamos a escala de 1 a 5 para identificar, dentre os saberes já construídos, aquele que necessita muito mais do que os outros.

Preencha os parênteses com a sigla referente à formação docente. Onde você aprendeu esses saberes determinantes para o seu atual desempenho com o computador em Laboratório de Informática. Justifique fornecendo elementos de como foi utilizado.

(FI) Formação Inicial (FC) Formação Continuada (FIC) Formação Inicial e Continuada

Pretendemos determinar os saberes da formação pré-serviço e em serviço que o professor considera determinante, dando-lhe algumas alternativas de resposta. O objetivo continua o mesmo, somente decidimos separar os saberes importantes dos saberes determinantes

Quais as contribuições das teorias pedagógicas e psicológicas dadas na formação inicial para o ensino-aprendizagem e planejamento das aulas de Matemática com o computador em Laboratório de Informática? Justifique.

Essa questão esteve presente no primeiro instrumento como a resposta dos saberes importantes para o uso do computador no processo ensino-aprendizagem. Nesta agora, surge solicitando a resposta de qual saber pedagógico o professor faz uso ao construir sua aula informatizada. Buscamos dados quanto a sua base teórica, saberes esses que acreditamos construídos na formação inicial.

Assinale as alternativas abaixo com os números entre parênteses. Quais os conhecimentos da sua prática docente que são determinantes para o seu exercício com o computador em Laboratório de Informática. Justifique os assinalados muito determinantes.

(1)Muito determinante (2)Determinante (3)Indeciso (4)Não determinante (5)Não determina mesmo

Pretendemos além dos saberes necessários que são construídos no exercício docente pela experiência com o computador em sala de aula, aqueles mais determinantes, inclusive solicitando justificar sua resposta.

Ao projetar uma aula com determinados conceitos matemáticos viu-se impossibilitado de realizar a atividade com o computador em Laboratório de Informática? Respondendo SIM ou NÃO, qual foi a situação de ensino? Explique.

Pretendemos levantar dados sobre o comportamento do professor de Matemática diante da impossibilidade de a aula ser realizada no Laboratório, conforme o combinado com a turma, identificando as saídas mais comuns entre aquelas já dadas pelos outros professores.

Já vivenciou algum desconforto sobre um conceito matemático ou sobre a ferramenta de um programa em plena aula com o computador, em que você não sabia o que responder ao aluno? O que fez a respeito?

Pretendemos investigar se algum saber disciplinar não lhe possibilitou construir uma aula com o computador. Também, se em algum momento da implementação da aula construída viu-se em desconforto com o construído para a aula informatizada.

Que decisões sobre sua prática com os conteúdos você toma para construir as situações de ensino para sua aula de Matemática com o computador em Laboratório de Informática? Justifique.

Essa questão foi um desdobramento das respostas sobre os critérios respondidos pelos professores das diversas disciplinas, tendo sido a pergunta com o maior número de respostas. Diante das respostas, construiu-se no julgamento essa questão, com a pretensão de saber aquelas decisões que fazem parte do cotidiano dos professores de Matemática.

Ao perguntarmos aos professores sobre os critérios que utilizam para planejar suas aulas com o computador, eles citaram os itens abaixo dessa questão. Assinale as alternativas abaixo com as siglas que estão nos parênteses.

(MA) Muito de acordo (A)acordo (I)indeciso (D)em desacordo (MD)muito desacordo

Buscamos o levantamento dos critérios utilizados pelos professores nas tomadas de decisões do planejamento para sua aula informatizada, seu software

personalizado, ao ser construído e encaminhado à coordenação do Laboratório de Informática.

Assinale a maneira mais comum de você driblar a impossibilidade de acessar com o computador o proposto para sua aula de Matemática em Laboratório de Informática? Justifique.

Mantivemos o objetivo do primeiro instrumento, diferenciado pela oferta de respostas para o professor assinalar a que mais se identificava.

Como você avalia seu desempenho docente com o uso do suporte computador no processo ensino-aprendizagem? Justifique.

Buscamos saber o nível de risco e de conforto (Borba e Penteado, 2003) em que se sente o professor ao aplicar seus saberes disciplinares em aula informatizada. Com isso, obteremos dados sobre se os saberes informáticos para as suas necessidades já foram descobertos ou não, repercutindo no seu comportamento diante da (re) construção dos saberes docentes.

Como você diferenciaria sua aula com papel / lápis e impressos da com o computador?

Pretendemos, com essas respostas, identificar se a formação com impressos foi determinante ou não para o nível de desconforto e de conforto do professor com o uso do computador.

Nesse processo de entrevistar, em que geralmente o sujeito pensa alto para depois escrever sua resposta, decidimos continuar com o diário do pesquisador e registrar algumas falas às questões da entrevista. Isso, devido ao impedimento de gravação de suas falas, dado por eles mesmos e à importância da liberdade de expressão do entrevistado, que surge durante a entrevista, quando ele comenta sua própria resposta. Nesse momento, segundo Cozby (2003, p.165), o “entrevistador

pode fazer perguntas adicionais se considerá-las necessárias, para ajudar a esclarecer respostas”.