• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – METODOLOGIA

3.1 A plataforma Galanet e a plataforma Busuu

3.1.2 A plataforma Busuu

Na descrição oferecida pelo próprio site, antes de sua reformulação no ano de 2013, o Busuu27 se autodenominava “a maior comunidade de aprendizagem de línguas online”28. A plataforma (Figura 6) é aberta para todos os públicos, independentemente de idade ou grau de instrução, e foi criada por iniciativa de dois fundadores leigos em pedagogia de línguas, mas que afirmam ter sofrido pessoalmente com métodos tradicionais para aprendizagem de língua estrangeira por serem sempre “cansativos, caros e complicados” 29.

Diante dessas apreciações, os idealizadores da plataforma decidiram criar “um novo conceito” em aprendizagem de línguas baseado em três pilares fundamentais: aprender com falantes nativos, gratuitamente e com a ajuda de materiais didáticos baseados em som e imagem. Pretenderam, ainda, por meio da plataforma, disponibilizar aos seus usuários o maior número possível de línguas, de forma a colaborar com a diversidade de línguas no mundo todo. O próprio nome da plataforma demonstra esse interesse. Busuu é uma língua falada apenas por oito pessoas em Camarões e como a política do site é promover a diversidade de línguas que podem ser aprendidas online, o desafio proposto

27 Plataforma acessível via http://www.busuu.com. Acesso em 03 jul 2013.

28 Essa informação estava disponível na versão anterior do site no link http://www.busuu.com/pt/about.

Atualmente ainda é possível verificar a autodenominação do Busuu como comunidade online para a aprendizagem de idiomas.

29 Descrição feita pelas palavras dos próprios fundadores, disponível na página

88

pelos fundadores é o de, um dia, se ter a possibilidade de aprender Busuu por meio da própria plataforma, como um modo demonstrar a democratização do ensino de línguas online por ela proporcionada30.

Figura 6 - Página inicial do usuário da plataforma Busuu

30 Informações provenientes de “About Busuu.com”, disponível em <http://www.busuu.com/enc/about>.

89

A interface da plataforma baseia-se na metáfora espacial de um jardim, chamado “jardim dos idiomas” e dá recompensas (badges e Busuu-berries) para aqueles participantes mais ativos, tanto como aprendizes como quanto revisores dos conteúdos produzidos por outros usuários. Nesse sentido, a plataforma reproduz o modelo de funcionamento de sistemas de compartilhamento de conhecimento entre pessoas que surgiram com a Web 2.0, cujo principal exemplo talvez seja o Yahoo Answers, ao mostrar para outros usuários o progresso de determinado participante da plataforma, servindo assim como uma forma de mediação político-pedagógica, visto que quanto mais ativo se é, mais atrativo e seguro o participante torna-se aos olhos dos demais usuários. As Busuu-berries servem ainda para motivar amigos no busuu.com, por meio de e-mails motivacionais, isto é, é possível mandar para os amigos da plataforma Busuu-berries como incentivo para participarem das atividades propostas pelo Busuu. Já as Busuu-badges são recompensas por atividades específicas realizadas no ambiente, como criar um grupo, terminar um curso de negócios, concluir níveis de aprendizado etc.

As atividades proporcionadas pela plataforma centram-se em um tema específico por nível de aprendizagem. Assim, os usuários que estão começando suas atividades na plataforma iniciarão a praticar atividades sobre como se apresentar, aprenderão os números, a falar sobre sua família etc, basicamente como se aprende nas apostilas tradicionais de ensino de línguas em escolas de idioma. Conforme vão praticando e subindo de níveis, os temas tendem a ficar um pouco menos previsíveis, como falar sobre leis e justiças e propagandas.

As atividades são geralmente de base behaviorista, tendo feedback puramente positivo ou negativo (Figura 7). Toda unidade inicia-se com uma série de fotos e uma descrição verbal e oral da foto, que deve ser repetida pelo usuário. Por exemplo, se o usuário aprende inglês aparecerá a foto de uma pessoa triste, seguido do som e da escrita da palavra “sad”. Logo após seguem-se atividades de colocar em ordem sentenças, nomear imagens, traduzir a palavra da língua materna para a língua estrangeira etc. Finalmente, como uma das últimas atividades propostas, o usuário deve encontrar um parceiro no chat para praticar o que aprendeu. Cabe ressaltar, porém, que essa sequência não é obrigatória, ou seja, se desejo entrar no site e diretamente buscar alguém no chat para conversar e

90

aprender uma língua através dessa interação, é possível conectar-se diretamente ao Busuu Talk sem passar pelas fases anteriores.

Figura 7 - As atividades proporcionadas aos usuários pela plataforma

Na versão anterior do site, uma vez registrados na plataforma Busuu, os usuários escolhiam quais e quantas línguas desejassem aprender, e para tanto trabalhavam nas unidades ditando o próprio ritmo da aprendizagem e recebendo feedbacks sobre as tarefas que desenvolveram, oferecidos por nativos da língua em que o exercício é feito. Na versão atual, os usuários que assinam o Busuu gratuitamente podem escolher apenas uma língua para aprenderem; assim, se eu desejo aprender francês e espanhol, ou assino a versão

91

paga do site ou abro duas contas com e-mails diferentes para burlar as restrições impostas pelo pela plataforma.

Apesar de a maioria dos serviços oferecidos pela plataforma serem gratuitos, a sua versão paga, chamada de “Conta Premium”, inclui, dentre outros recursos, o acesso a unidades gramaticais mais complexas, o acesso a aplicativos para dispositivos móveis, revisões personalizadas, podcasts e unidades em formato PDF para impressão. Na versão premium não há publicidade e são oferecidos, também, cursos específicos para os usuários, como o curso para viagem, por exemplo. Todos esses recursos pagos são velados pelas promessas de se aprender mais rápido do que utilizando apenas as ferramentas disponíveis gratuitamente na plataforma, o que demonstra, claramente, uma democratização parcial para o acesso ao ensino-aprendizagem de línguas, não condizentes com os interesses primeiros dos seus fundadores.

Uma das possibilidades de aprendizagem mais reais e expressivas na plataforma é conectar-se via chat com falantes fluentes ou nativos, na intenção de aprender colaborativamente a língua do outro e ensinar sua própria língua, seja por meio da prática da intercompreensão ou pela prática da aprendizagem em tandem31. Como não há tutores ou animadores para mediar as interações online e liderar os processos colaborativos, no Busuu cada usuário não é apenas um aprendiz de língua estrangeira, mas também um tutor de sua língua materna. Esse processo permite, em princípio, aos falantes nativos – ou fluentes em uma segunda língua – refletirem sobre questões semânticas e pragmáticas que dizem respeito à própria língua e a língua do outro, assim como acontece no caso da Galanet.

Quando nas janelas de chats (Figura 8), a dupla tem a possibilidade de conversar sobre um tópico dado pela própria plataforma (de acordo com o nível do usuário), que geralmente é ignorado pelos participantes em favor de engajarem-se em temas de maior interesse pessoal pela dupla. A janela de chat sugere expressões úteis que estimulam as interações, como “Me chamo...”, “Eu acho que...”, “Eu discordo...”, “Na

31

Cabe aos usuários dos chat decidir se praticarão a intercompreensão ou dividirão o tempo entre as línguas a serem aprendidas nas interações via chat, já que no Busuu não há tutores para definir previamente como se deve estabelecer a prática da aprendizagem de línguas.

92

minha opinião...”, entre outros, para encorajar os usuários a se expressarem na língua do outro e oferecer uma espécie de esqueleto para o aluno preencher com conteúdos específicos na interação.

Figura 8- Busuu-Talk - sala de chats em duplas com sugestões de tópico para incentivar a interação entre os participantes

Quanto aos aplicativos do site, o Busuu sinaliza a presença de outros usuários onlinepela ferramenta Busuu-Talk. Nessa ferramenta, a própria plataforma ajuda os usuários a encontrarem-se em função de seus objetivos e nível de aprendizagem, já que ao passar o mouse em cima do avatar da pessoa escolhida a plataforma indica o nível de aprendizagem de língua em que essa pessoa encontra, sua língua materna e ainda seu nível

93

de engajamento com a plataforma por meio das badges que essa pessoa conquistou participando das atividades do Busuu. Tais widgets estão expostos na Figura 9.

Figura 9 - Captura de tela da página "Busuu-talk

Destacam-se, do mesmo modo, os grupos de discussão, criadas pelos participantes que praticam a língua por meio de fóruns voltados para temas específicos, que possibilitam aos usuários interagirem acerca dos temas com que têm maior afinidade (Figura 10).

94

Figura 10 - Tópicos de discussão mais ativos criados pelos usuários

O Busuu foi estrategicamente escolhido para a comparação com a plataforma Galanet por ambos apresentarem formas de mediação em parte semelhantes e em parte diferentes. Tais mediações podem ser descritas em termos objetivos, embora não exaustivos, a partir das variáveis reunidas no quadro comparativo abaixo:

95

Variáveis nas plataformas online: Galanet vs. Busuu

Variáveis Galanet Busuu

Orientação Pedagógica Presente por meio dos monitores e professores participantes dos chats em grupo

Dependente da dupla que interage na plataforma

Orientação Tecnológica Plataforma em Java, acessível para interação apenas para convidados

Plataforma aberta,

possibilitando participação via cadastro

Tipo de Plataforma Plataforma institucionalizada, pertencente a uma universidade europeia

Plataforma desenvolvida por leigos em pedagogia de língua

Configuração dos Chats Chats em grupo Chats em dupla

Tipo de Participantes Universitários, professores e estudiosos de intercompreensão

Público diversificado, de todas as idades e níveis de instrução

Objetivos Políticos da Plataforma

Promover a prática de intercompreensão entre falantes de línguas românicas no contexto europeu

Aprender línguas em uma plataforma online como alternativa às escolas de línguas

Quadro 3 - Traços constitutivos das variáveis nas plataformas Galanet e Busuu