• Nenhum resultado encontrado

A plataforma Moodle no ensino à distância

A IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS NO ENSINO À DISTÃNCIA

2. A plataforma Moodle no ensino à distância

O Moodle é uma plataforma web que permite a gestão e distribuição de conteúdos on-line. O objectivo é que cada professor possa disponibilizar os conteúdos referentes às suas unidades curriculares não necessitando de criar uma página pessoal com as dificuldades técnicas inerentes se o objectivo for somente a distribuição de conteúdos. Mas também permite que os estudantes insiram os seus próprios ficheiros, enviem os seus trabalhos e coloquem dúvidas através do correio electrónico.

Através do moodle todo o processo está facilitado tanto para os professores como para os estudantes que podem inserir ficheiros de dúvidas e comentários, na plataforma, automaticamente, visíveis para todos, criando uma ambiente colaborativo de aprendizagem.

Os factores mais importantes de qualquer unidade curricular são os conteúdos que devem estar todos em formato electrónico de preferência num formato bem suportado pelos browsers, como é o caso dos documentos em pdf ou html. As unidades curriculares podem ser definidas no formato semanal (neste formato uma unidade é organizada em unidades correspondentes a semanas, com datas de início e fim definidas, cada semana inclui uma actividade), tópico (as unidades são divididas por temas ou assuntos e não têm limite temporal pré-definido) e social (é articulado através da utilização de fóruns de debate muito utilizados em contextos de grupos de pesquisas ou estudos permanentes).

Os recursos de aprendizagem correspondem aos materiais da unidade curricular e podem ser ficheiros de diferentes formatos, links para páginas web, visualizando dentro da plataforma referências bibliográficas, etc.

Todos os recursos de aprendizagem devem ter uma cópia de segurança e para se proceder ao backup de todos os recursos, actividades e ficheiros de uma unidade curricular, o Moodle permite fazer uma cópia de segurança, o que é útil quando for criado um mini-teste ou qualquer outra actividade numa unidade curricular e se pretender que seja utilizada numa outra.

A plataforma também permite restaurar uma unidade curricular, consistindo esta operação na possibilidade de disponibilizar uma unidade curricular que foi guardada através da opção cópia de segurança. Esta opção é muito útil para a evitar a necessidade de duplicar o desenho de uma unidade curricular quando os conteúdos programáticos são basicamente os mesmos.

O Moodle também permite importar dados de outra unidade curricular, transferindo dados específicos de uma unidade curricular para outra.

A funcionalidade de produzir um relatório de actividades está disponível, sendo possível verificar as intervenções que cada estudante efectuou na unidade curricular com as respectivas datas, hora e duração. Desta forma mostra todas as estatísticas de acesso de um certo estudante ou de todos os estudantes do curso permitindo por exemplo verificar se determinado estudante cumpriu certa actividade.

Resultando da nossa prática, observamos que a gestão de um curso é operacionalizada de forma geral através dos seguintes recursos:

Página de texto Formatação: auto-formatação, texto simples, wiki, markdown Página web Permite ter todas as opções de formatação de conteúdo

Apontador para ficheiro Permite a ligação a um ficheiro que esteja no directório do curso ou no exterior. Pode-se também usar para fazer um link para uma outra página Directório Permite disponibilizar um directório (pasta) de ficheiros

Etiqueta Permitem inserir directamente nos tópicos texto formatado, imagens, links

Algumas das actividades utilizadas pelos autores na plataforma Moodle são as seguintes:

- O fórum corresponde a uma área de debates sobre um determinado tema que constitui uma ferramenta essencial de comunicação assíncrona e possui vários tipos de estrutura. Pode-se criar um fórum para a unidade curricular ou para o debate de um tema específico. Os estudantes podem responder a uma mensagem ou iniciar um novo tópico de discussão. A visualização das intervenções é acompanhada pela fotografia do autor quando inserida na plataforma. O fórum permite também anexar ficheiros e imagens de apoio às intervenções. (Reis & Martins, 2008a). É um instrumento que os estudantes valorizam;

- Glossário permite criar e manter uma lista de definições semelhante a um dicionário. Com efeito, a plataforma permite a criação de um glossário de termos e a inserção colaborativa, com aprovação do professor, permitindo que os estudantes partilhem o seu conhecimento, o que fomenta o sentido de pertença e utilidade;

- Mini-testes permitem desenhar questionários com perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, respostas breves etc. Os estudantes realizam-nos várias vezes durante um certo período de tempo e obtêm a correcção automática. Uma grande vantagem da utilização dos mini-testes é que se pode criar uma base de dados ou seja, um repositório com uma série de perguntas e as respectivas soluções para posteriormente proceder à geração automática de novos mini-testes o que facilita e acelera, em muito, os trabalhos futuros;

- Referendo é uma actividade que permite inserir uma questão específica aos estudantes que devem escolher uma entre várias opções de resposta possíveis;

- Workshop é uma actividade onde os estudantes podem realizar projectos em grupo com a inclusão e organização de tarefas de avaliação. Os estudantes podem também proceder à avaliação dos trabalhos dos restantes grupos. É usual os estudantes interagirem bastante, aprofundando o seu relacionamento;

- Lição consiste num determinado número de páginas onde cada uma termina com uma pergunta e um número de respostas possíveis. As lições incluem um texto sobre determinada matéria com uma pergunta ao estudante e o avanço para a página seguinte depende da resposta efectuada pelo estudante.

- Chat é uma actividade síncrona em que os utilizadores de uma unidade curricular se encontram simultaneamente on-line para discutir em tempo real um determinado assunto. Sendo possível criar uma sala privada de discussão para cada grupo e para cada unidade curricular.

- Trabalho é uma ferramenta que consiste na descrição de uma actividade para ser desenvolvida pelos estudantes tais como redacções, criação de imagens, relatórios etc. O professor submete os enunciados de trabalho e no final os estudantes podem, se o professor assim entender, enviar o trabalho em formato digital para o servidor. Podendo também controlar as datas de entregas no qual é definido o intervalo de aceitação dos trabalhos. O professor pode depois inserir um comentário e atribuir uma classificação para cada trabalho entregue.

A utilização das tecnologias de informação e comunicação é uma ferramenta que se encontra à disposição dos professores e estudantes recorrente no ensino à distância que implica que o professor tradicional considerado pelos estudantes como a “fonte de conhecimento” passe a ser considerado como

“consultor, guia” para um aproveitamento eficaz da informação on-line, estatuto semelhante ao facilitador,

coaching em ambiente empresarial.

A World Wide Web é a vertente mais visível da Internet, nomeadamente face à facilidade de navegação em hiperdocumentos multimédia (textos, sons, vídeos), dominando a atenção da maioria dos utilizadores.

A partir da década de 60, o ensino à distância começou a distinguir-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender aos anseios de universalização do ensino e também como meio apropriado à constante actualização dos conhecimentos.

Na moderna vida societal só podem sobreviver as organizações capacitadas para renovarem, continuamente, as suas competências, nomeadamente, incrementando o conhecimento organizacional e valorizando os intangíveis humanos e infraestruturais (Martins, 2000).

O ensino à distância na Universidade Aberta traduz-se na aplicação de um conjunto de métodos, técnicas e recursos, disponibilizados aos estudantes para que em regime de auto-aprendizagem possam adquirir conhecimentos a partir dos elementos didácticos fornecidos pelo professor. Sendo um sistema tecnológico bidireccional que substitui a interacção pessoal na sala de aula entre professor e estudante, estando estes separados pela distância, o meio de instrução utilizado pode ser qualquer tecnologia electrónica (vídeo, impresso, voz) e a comunicação é interactiva entre o professor e estudante podendo ser em tempo real ou virtual. É vocacionado para uma população estudantil dispersa tendo uma forte componente de níveis e estilos de aprendizagem diferenciados.

Com o crescimento do potencial interactivo introduzido pela Internet, e considerando a educação como um todo, a modalidade de educação à distância transforma-se numa excelente opção de atendimento a um elevado número de pessoas dispersas geograficamente, visando satisfazer os anseios e limitações do sistema educacional convencional, o que testemunhamos pela nossa prática docente.

A modalidade do e-learning permite-nos adaptar o ensino ao ritmo e conhecimentos prévios dos estudantes. Assim, o problema da heterogeneidade dos estudantes não é colocado neste tipo de formação. Os conteúdos com base nos recursos da Internet/Web são apresentados com níveis de detalhe opcionais e com possibilidade do estudante escolher o seu percurso e ritmo de formação. Como cada disciplina tem um calendário de actividades, o estudante faz a gestão do seu tempo de estudo. Nesta modalidade ocorre a auto- aprendizagem que é realizada de forma autónoma pelo estudante com base nos recursos de aprendizagem e orientações do professor e a aprendizagem colaborativa através do trabalho desenvolvido em grupo com base em objectivos comuns colocando as competências ao serviço do grupo.

Na verdade, o e-learning está intrinsecamente associado à Internet e ao serviço World Wide Web, devido à facilidade de acesso à informação independentemente do momento temporal e do espaço físico, à rápida publicação e actualização de conteúdos, à variedade de ferramentas de comunicação e colaboração entre todos os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, que se vem revelando como fundamental para a gestão do processo de ensino.

As tecnologias associadas à Web permitiram ultrapassar dificuldades associadas aos modelos de educação à distância anteriores ao e-learning, permitindo concretizar abordagens pedagógicas baseadas na interacção entre estudante e professor e na adopção de estratégias de trabalho colaborativo envolvendo estudantes e professores, uma vez que o e-learning tem como suporte a Internet e os serviços de publicação que esta disponibiliza.

A título de exemplo, refiram-se os contactos que os estudantes fomentam, até posteriormente à fase de leccionação, a partilha de opiniões nos foruns de debate, a rapidez e facilidade de resposta que os estudantes encontram e a acessibilidade no acesso ao ensino, que na modalidade tradicional estava compartimentado.

Por outro lado, é de frisar que os custos são um importante entrave, tendo conhecimento de diversas situações limitativas de acesso ao ensino por essa via. Contudo, se considerarmos que a alternativa implicava deslocações e aquisições de materais didáticos, e cumulativamente com o decréscimo do preço dos novos hardwares, o e-learning revela-se uma boa opção.

Aliás, a gestão da educação à distância vive uma fase inovadora, com modelos organizacionais que propiciam a interacção on-line. A introdução de novas tecnologias na educação principalmente associadas ao computador, provoca mudanças no paradigma educacional, ou seja, o foco deixou de ser o ensino e passou a centrar-se no estudante e na sua aprendizagem.

Neste contexto, destaca-se a importância da Internet para o ensino à distância, que por meio da World Wide Web tende a tornar-se um dos mais populares métodos de disseminação de programas de educação à distância.

A noção de comunidade de aprendizagem na Web implica uma concepção flexível na qual as tecnologias hipermédia constituem o meio de desenvolvimento de ambientes colaborativos eficazes na realização da aprendizagem.

A construção de uma comunidade de aprendizagem é fundamental para o sucesso de uma sala on-line, porque constitui o meio pelo qual ocorre a aprendizagem. Valorizando o contexto social enquanto mediador e potenciador, sendo a acção proactiva do professor on-line o factor que elimina a ausência física do espaço virtual.

Com o contributo da Web as fronteiras para o ensino à distância abriram-se, podendo reunir-se num só meio de comunicação, as vantagens dos diferentes modos de se comunicar informações, de forma cada vez mais interactiva ampliando as possibilidades de auto-aprendizagem através do recurso às inúmeras opções de busca de informações.