• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V- Análise e discussão dos resultados

5.1.8. A preocupação da sustentabilidade ambiental da Delta

Atualmente, a sustentabilidade ambiental tem de ser uma constante preocupação para empresas de grande dimensão com a Delta, pois todos juntos temos de fazer a diferença, e estas grandes empresas têm o dever de dar o seu exemplo através da sustentabilidade. Então foi colocada a questão que a marca Delta tem uma preocupação com as questões de sustentabilidade ambiental e, recentemente, até lançou a sua primeira cápsula de café 100% biodegradável, se os participantes concordavam com estas medidas e achavam viáveis a longo prazo, e como será a aderência do público a estas iniciativas.

87

De um modo geral, todos concordaram que sem dúvida é urgente e fundamental que cada vez mais as empresas adotem estas medidas de sustentabilidade, mais aprofundadamente os participantes 6 e 8 afirmam que é necessário tomar estas medidas para que as gerações vindouras passam usufruir do planeta Terra tal como nós, pois as empresas necessitam de consumidores e se não houver consumidores, população, não há vendas, por isso é que as empresas têm de adotar uma postura de sustentabilidade ambiental, através do controlo de desperdícios, deitar lixo para o ambiente, é urgente cuidar do nosso planeta.

Acerca da temática desperdício a participante 2 lançou a sua opinião sobre o desperdício que todos nós fazemos com as cápsulas de café usadas ao lançar para o lixo depois de serem usadas durante uns segundos numa única vez.

Tabela 24- Frase ilustrativa de participantes de grupo de foco Frases ilustrativas

Participante 3 “Eu não sei se vou dizer alguma asneira, mas uma coisa que me fazia imensa confusão é que em casa eu tenho a máquina Delta Q, e em casa faço reciclagem de tudo o que é possível reciclar, e fazia-me imensa confusão não poder reciclar as cápsulas de café e na altura quando comprei a máquina foi dito que as cápsulas não eram possível reciclar, mas eu insistia em mandar para a reciclagem porque para mim não conseguia estar a mandar todo aquele desperdício fora, também não sei o que faziam a isso depois, mas também era de certa forma, um avisa de que era urgente fazerem alguma coisa em relação a isso, porque a quantidade de cápsulas que iam para o lixo era uma coisa absurda e não se compreende, daí a urgência de todas as marcas, não só a Delta, de verem muito bem essa parte da sustentabilidade e a forma como estamos a gastar e consumir o plástico é mesmo absurda, o consumo, o lixo que fazemos. Quem faz a separação do lixo para reciclagem é que tem a noção do quanto diariamente se faz lixo, e isto é muito importante. Agora não sei se é possível reciclar as cápsulas porque mudei de máquina e não sei se agora é possível, mas todas as marcas deviam pensar nisso.” Fonte: autor

88

Os participantes ficaram pensativos neste tema pois todos nós fazíamos este tipo de desperdício e realmente quando as cápsulas foram lançadas em várias marcas, inicialmente não havia um plano sobre como podíamos reutilizar ou reciclar pois não eram aceites nos ecopontos. No entanto, hoje em dia as empresas felizmente ficaram mais sensibilizadas com este assunto e tentaram resolver de várias formas tal como o participante 4 disse que agora é possível reciclar ou pelo menos existem vários pontos de recolha em supermercados para a recolha de cápsulas, um comentário que a participante 2 agradeceu a informação, pois criava uma grande confusão não dar uma nova vida às cápsulas. Por outro lado, o participante lançou uma crítica construtiva ao afirmar que esses pontos de recolha deveriam estar junto aos ecopontos, para não termos de nos deslocar tão longe para depositar as cápsulas, pois esse ponto de recolha pode estar a 10 quilómetros de distância o que cria um entrave.

Os participantes comentaram ainda as várias utilidades da borra do café, numa forma de reutilizar o produto como por exemplo, a borra, segundo os participantes 2, 9 e 4 são um ótimo esfoliante, é natural e estás a ajudar o meio ambiente. O participante 6 acrescentou ainda que em determinados estabelecimentos comerciais existe também uma recolha para a borra do café efetuada pelas marcas produtoras do café e também a borra do café é um excelente fertilizante para as hortinhas e também para a produção de cogumelos.

Para que se pudesse explorar esta ideia dada pelo participante 6 o moderador aprofundou esta matéria ao dar o exemplo que a Delta lançou esta linha 100% biodegradável, não estamos só a falar da cápsula, mas também do café que está na cápsula apenas 1% é usado realmente, e para que não haja este desperdício até a Delta já conta com uma parceria com uma startup portuguesa produtora de cogumelos para fornecer esta matéria-prima e assim, também reciclar, ao utilizar este fertilizante natural nos cogumelos, e assim os participantes dão a sua opinião sobre desta parceria.

Os participantes 2 e 3 afirmaram que estas preocupações ambientais são sem dúvida uma mais valia e interessante estas novas parcerias da Delta com startups, pois estas grandes marcas têm esta responsabilidade de iniciar uma política de redução do plástico e reutilizar estes produtos. Os participantes 1 e 7 aprofundaram ainda mais este tema em relação ao plástico ao alertar para um uso abusivo deste tipo de componente.

89

Tabela 25- Frase ilustrativa de participantes de grupo de foco Frases ilustrativas

Participante 1 “Até porque o uso do plástico hoje é excessivo, um absurdo, e acaba por ter uma grande vantagem uma grande empresa como a Delta tomar a iniciativa de ter essa opção e mostrar aos portugueses e ao mundo inteiro, que podemos fazer melhor do que estamos a fazer atualmente.”

Participante 7 “No meu caso que sou ainda um jovem, preocupo-me bastante com o gasto excessivo do plástico, e acredito que a juventude de hoje em dia, no geral se preocupe bastante com a sustentabilidade ambiental, pelo menos nos nossos dias o problema ambiental que estamos a sofrer neste momento é visível e se continuarmos como temos continuado até aqui isto vai acabar por chegar a algo preocupante, e já é, e podemos não ser capazes de lidar com isso ou de reverter a situação. Portanto, a sustentabilidade é um caminho que se deve seguir para o bem de todos nós.”

Fonte: autor

O participante 3 deu ainda como exemplo do uso excessivo do plástico, o rio Pasig, nas Filipinas que foi considerado um rio morto sem ecossistema porque as águas estão cobertas de plástico, e a técnica de diagnóstico em radiologia, num ato de reflexão sobre este tema, falou sobre um ato tão banal no dia a dia como cozinhar o jantar a quantidade de plástico que se usa e desperdiça é impressionante e por isso devíamos fazer alguma coisa para mudar isto. O participante 6 acrescentou ainda que para que nós fossemos pessoas sustentáveis deveríamos mudar muita coisa das nossas rotinas e isso vai custar muito, mas é inevitável.

90

Figura 37: Criança a boiar sobre um colchão nas águas do rio Pasig Fonte: Mário Cruz, 3º lugar do World Press Photo de 2019