• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V- Análise e discussão dos resultados

5.1.5. O reconhecimento de marcas de cafés

Como já começava a ser introduzido por alguns participantes outras marcas de café e feitas algumas comparações com a Delta foi pertinente também perceber a opinião dos participantes sobre quando alguém fala em marcas de cafés, qual é a marca que vem logo à “cabeça”. Curiosamente, tivemos uma grande diversidade de opiniões, os vários participantes falaram acerca de várias marcas de cafés mas isso não significa que seja a sua preferida, apenas é uma marca que conhecem bastante, podem até não consumir com regularidade mas está sempre muito presente, por exemplo, através da publicidade e isto faz com que seja uma marca que está sempre no pensamento.

A marca Nespresso foi uma marca muito falada pois é uma marca que está sempre muito presente através da publicidade com figuras mundialmente conhecidas e isto desperta interesse no público em geral, tal como referido através do participante 5, mas outros participantes falaram também sobre algumas características que não agradavam tanto acerca da marca concorrente.

78

Frases ilustrativas

Participante 4 “Acho que a marca …baixou muito as vendas, devido ao facto de a produção deles ter mudado de país, e muitos cafés que eu consumia dessa marca , mesmo de diferentes intensidades e sabores mudou, daí eu ter feito uma reclamação no posto de vendas da Nespresso, e fui informado que realmente já não era o único a queixar-me, por tudo isso acho perderam um pouco pelo menos em Portugal.”

Participante 10 “Houve uma altura em que pensei seriamente em mudar para a Nespresso, tudo por causa dos problemas que tive com a máquina da Delta, mas também o feedback que ouvia da marca não era o melhor pelo que continuei com a Delta.”

Fonte: autor

Ainda acerca desta marca concorrente, o participante 3 lançou uma perspetiva diferente na escolha das marcas, este refere que a Nespresso é uma marca de estatuto, uma marca que só alguns tem acesso e isso era visível logo nas lojas Nespresso, não é uma marca como a Delta que é vendida em supermercados, o café Nespresso apenas era encontrado nas lojas desta marca, e as lojas têm sempre uma linha clássica, elegante, o que cria uma sensação de charme para os clientes, e claro, a grande aposta na publicidade, uma tema que também foi referido pelo presidente de junta em que uma marca quando quer entrar num mercado novo, seja em Portugal ou no estrangeiro, tem de entrar com uma grande aposta na publicidade, mas a publicidade tem de ser de destaque para que não possa passar despercebida e para isso, as marcas muitas vezes usam figuras conhecidas do grande público para que sejam facilmente reconhecidas e seja dada atenção aquela publicidade, neste caso a Nespresso aliou-se ao ator mundialmente conhecido George Clooney para lançar a marca em vários mercados.

79

Figura 35: Exemplo de publicidade da marca Nespresso Fonte: Página Oficial de Facebook Nespresso

O desenhador de construção civil referiu que é um consumidor do café Sical, uma marca inicialmente portuguesa, mas que mais tarde, foi adquirida pela Nestlé. No entanto, o descafeinado é a bebida que mais consome em substituição do café, e sem dúvida, que a marca Delta é a sua preferida em relação a descafeinados.

O gestor de produção falou ainda sobre uma diferente forma de a marca ficar na “cabeça” das pessoas, através da oferta de brindes e da oferta de produtos. Foi dado como exemplo a Super Bock que para fazer publicidade não oferece o produto, a cerveja, mas sim uma grande variedade de brindes, optam pela publicidade através da imagem, e podemos observar a publicidade em copos, porta chaves, mochilas, etc. Pelo oposto, existem outras marcas que apostam na publicidade através do produto como no caso da Red Bull, é uma marca presente em vários eventos nacionais e internacionais que oferece o próprio produto, e segundo este participante 3, é uma atitude “de louvar porque não há melhor forma de tu provares o produto para saberes se gostas ou não, e não através de brindes”.

Seguindo esta linha de raciocínio sobre a publicidade através do produto o participante 4 refere que acha um excelente meio de publicidade a Delta enviar para a casa do cliente cápsulas de oferta para que possa provar e conhecer o novo produto, uma ideia corroborada pela empregada de limpeza que também recebeu em casa estas ofertas.

Tabela 18- Frase ilustrativa de participantes de grupo de foco Frases ilustrativas

Participante 4 “É a tal questão de a Delta no meu caso, ter mandado para casa o próprio produto, umas 3 ou 4 caixas de cápsulas de oferta, isso e uma excelente forma de dar a conhecer o produto.”

Participante 10 “A primeira máquina que comprei ofereceram me em conjunto, 100 cápsulas, certamente foi alguma campanha. Futuramente essa máquina avariou-me passado poucos meses. Como estava na garantia fui trocar por outra mais recente, mas infelizmente voltei a ter problemas e tornei a exercer a garantia

80

e trouxe outra igual a primeira que comprei. Trazia um cupão lá dentro da caixa preenchi e enviei, passado algum tempo recebi mais algumas cápsulas em casa de oferta.”

Fonte: autor

Para concluir este assunto acerca das diferentes marcas, o mecânico acrescentou ainda que “A Delta é também uma embaixadora de Portugal, porque leva o nosso nome a outros países. O que se ouve os estrangeiros falar é da Delta. Isto porque o que é bom em Portugal e o café e a gastronomia. “, uma ideia também partilhada anteriormente pela participante 10 que afirmou que em Portugal é que bebe um bom café, saboroso e intenso, ao contrário do que acontece no nosso país vizinho, a Espanha, em que o café parece “cevada”, demonstrando que o café tem fraca intensidade.