• Nenhum resultado encontrado

A realidade investigada

No documento Download/Open (páginas 57-61)

3 PERCURSO METODOLÓGICO

3.2 A realidade investigada

A coleta de dados foi realizada através da execução das seguintes etapas: § Primeira etapa

Nessa etapa foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos, incluídos na pesquisa, para selecionar as disciplinas nas quais seriam buscados os professores para participar do estudo.

A seleção das disciplinas teve como critério o fato de ser conhecimento indispensável na formação para se compor o perfil do profissional farmacêutico e o fato de estarem presentes nas matrizes curriculares dos cursos identificados. Esses critérios foram importantes para dar certa unidade mínima à seleção dos professores para se observar posteriormente, na análise dos dados, a possibilidade de trabalhá- los no contexto de uma mesma disciplina.

Foram encontradas nove disciplinas específicas de farmácia e comuns aos três cursos. Também se observou que alguns cursos apresentavam determinadas disciplinas dentro de outras disciplinas:

- Farmacobotânica - Farmacognosia - Química Farmacêutica - Farmacotécnica - Farmácia Hospitalar - Homeopatia

- Deontologia e Legislação Farmacêutica - Tecnologia Farmacêutica

- Atenção e Assistência Farmacêutica

A autorização para a coleta de dados foi formalizada pelas coordenações dos cursos em resposta à carta convite (APÊNDICE A), acompanhada do projeto de pesquisa. Buscou-se, junto aos coordenadores de curso, o contato dos professores das disciplinas selecionadas, com o objetivo de verificar se atendiam aos critérios de seleção dos participantes e para proceder ao convite a participar da pesquisa por meio da apresentação da carta convite (APÊNDICE B), projeto de pesquisa e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (APÊNDICE C).

Do total de 19 professores convidados (06 da instituição I, 03 da instituição II e 10 da instituição III), 05 professores não aceitaram participar, sendo (01 da instituição I e 04 da instituição III), totalizando 14 professores que atenderam aos critérios de seleção e aceitaram participar da pesquisa através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (APÊNDICE C), sendo (05 da

instituição I, 03 da instituição II e 06 da instituição III). Os aspectos éticos6 foram atendidos em todas as fases da pesquisa.

§ Segunda etapa

Nessa etapa, após o aceite dos professores, foi agendado um encontro presencial com cada professor para esclarecimentos detalhados em relação à pesquisa e assinatura do TCLE. Em seguida, foi entregue o questionário a ser respondido.

O questionário, conforme descrevem Quivy e Campenhoudt (1998), é uma técnica de observação direta extensiva especialmente adequada para conhecer determinadas características de uma população, sujeitos ou estudar fenômenos sociais. É um instrumento de pesquisa constituído por uma série ordenada de perguntas referentes ao tema de pesquisa.

Nessa segunda etapa, foi entregue de forma presencial aos professores o questionário (APÊNDICE D) estruturado de acordo com Zabalza (2004), era composto por questões fechadas e abertas distribuídas em quatro seções: 1.caracterização do participante, 2.formação na área específica, 3.atuação profissional docente e 4.atuação profissional na área específica. O professor teve liberdade para responder as questões que quisesse e o tempo de resposta foi livre. Os dados gerados com as respostas dos questionários foram transferidos para uma planilha eletrônica do Microsoft ® Excel 20107 para posterior análise.

Com o objetivo de preservar a identidade das instituições, elas foram numeradas em ordem cronológica de acordo com as visitas feitas pelo

6

Todos os procedimentos da pesquisa foram realizados de acordo com as recomendações das Resoluções nº 466 de 12 de dezembro de 2012 e nº 510 de 07 de abril 2016 do Conselho Nacional de Saúde.

O projeto de pesquisa foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Instituição Proponente) e foi aprovado conforme os pareceres (ANEXO A), e também foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa de uma das (Instituições Coparticipantes) que, também tinha Comitê de Ética em Pesquisa, e foi aprovado com o número do parecer: 1.770.958.

Os professores, participantes do estudo, foram devidamente informados sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos e procedimentos, também foram informados do caráter estritamente voluntário quanto a sua participação e garantia da desistência a qualquer momento da pesquisa e do anonimato. Os dados coletados foram utilizados somente para fins de pesquisa e serão guardados por um prazo de cinco anos e, após este período, serão destruídos.

7

O Microsoft Office Excel é um programa editor de planilhas produzido pela empresa Microsoft que em seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos, criação de lista de dados, elaboração de relatórios, projeções e análise de tendências, análises estatísticas e financeiras, além de trazer incorporado uma linguagem de programação baseada em Visual Basic (DODGE, 2007).

pesquisador. Com o mesmo objetivo os docentes foram representados através da letra D (docente) seguida pelo número de ordem cronológica de entrevistas. § Terceira etapa

Nessa etapa, foi realizada a entrevista semiestruturada com os professores, através da utilização de roteiro de entrevista (APÊNDICE E).

Essa técnica de coleta de dados por meio de entrevistas é um dos principais instrumentos usados nas pesquisas em educação, desempenhando papel importante nos estudos científicos. Segundo Lüdke e André (1986, p. 34), a grande vantagem dessa técnica em relação as outras “é que ela permite a captação imediata e corrente da informação desejada, praticamente com qualquer tipo de informante e sobre os mais variados tópicos”.

Moreira (2002, p. 54) afirma que a entrevista pode ser definida como “uma conversa entre duas ou mais pessoas com um propósito específico em mente”. As entrevistas são aplicadas para que o pesquisador obtenha informações que provavelmente os entrevistados têm. Bogdan e Biklen (1994, p. 134) explicam que a entrevista serve, também, para “recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma idéia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo”. Nesse sentido, a entrevista foi considerada um instrumento apropriado para obter dos docentes seus conhecimentos a respeito da integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico, bem como a respeito de sua prática docente no curso de farmácia.

As entrevistas ocorreram em locais de prefência dos professores e foram realizadas na própria Instituição de ensino à qual o professor estava vinculado e em unidades de saúde nas quais o docente também exercia atividade profissional. Foram gravadas em áudio, mediante o consentimento escrito do entrevistado. Todas as entrevistas foram previamente agendadas pelo pesquisador, em comum acordo com os entrevistados. O local foi definido pelos participantes de forma que fosse conveniente para eles, para que ficassem à vontade para falar e que não houvesse interrupções e/ou outras influências ambientais nas respostas.

As transcrições ocorreram imediatamente após a realização de cada entrevista, com o objetivo de verificar a necessidade de complementação de informações com o docente entrevistado e também de ir procedendo à leitura preliminar, tendo em vista a organização e a categorização dos dados.

No documento Download/Open (páginas 57-61)