• Nenhum resultado encontrado

A UNÇÃO ESTÁ NA CONSAGRAÇÃO

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 86-89)

"Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher

grávida,

assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas".

Eclesiastes 11:5

A unção para o propósito profético está na consagração. O que é consagração? Seria ficarmos três dias em jejum e oração ou ainda nos afastarmos das pessoas? Posso lhes garantir que é muito mais que isso.

Juizes 13:5 conta-nos a história de Sansão, e sabemos que a vida desse homem de Deus se encaixa como uma luva no aspecto da consagração que queremos abordar: "porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; portanto o menino

será nazireu, consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe..." O texto diz que antes mesmo de Sansão ser concebido, ele deveria ser um nazireu, e, segundo a Bíblia, nazireu era alguém especialmente consagrado a Deus. Nesse sentido, eu e você somos nazireus, consagrados desde o ventre materno, pois o que era sombra no Velho Testamento, para nós, hoje, é realidade.

Em Números 6:1 a 6, há detalhes sobre o voto do nazireu. "Disse o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel dizendo-lhes: quando alguém seja homem, seja mulher fizer voto especial, voto de nazireu, a fim de consagrar-se para o Senhor, abster-se-á de vinho. Todos os dias do seu voto de nazireu não passará navalha sobre a sua cabeça. Todos os dias da sua consagração para o Senhor, não se aproximará de cadáver".

Então, quais são as características de alguém que foi separado, especialmente consagrado a Deus no voto de nazireu? Ele deveria abster-se de vinho, não podia cortar os cabelos e nem tocar em morte.

Ora, o que isso tem a ver comigo, com você e com o propósito profético?

Cada uma dessas três coisas que Sansão, como nazireu não podia fazer, tem um significado espiritual. A bebida forte fala do natural, de termos prazer nas coisas do mundo, de termos deleite e desfrutarmos do natural colocando o nosso prazer em outra coisa em detrimento do Senhor. O vinho é um símbolo de algo muito aromático, de bom para dar e que tem o poder de chamar a atenção do homem. Para alguém fluir na unção, é preciso ter o seu prazer em Deus e não em coisas naturais.

Podemos ser um povo normal. Podemos comprar, vender, casar, viajar, trabalhar e nos divertir, mas o alvo de Deus é que não nos deixemos contaminar por essas coisas. O nosso desejo e deleite deve ser o Senhor Jesus, o nosso prazer,a nossa paixão, o nosso amor maior tem que ser pela pessoa do Cordeiro.

Esta é, então, a primeira condição para o voto daquele que é consagrado: Não tocar em vinho, isto é, seu prazer deverá ser completamente no Senhor.

Outra característica que vemos e que é um sinal da consagração de Sansão, são os seus cabelos. Os cabelos grandes de um nazireu falam do compromisso, da aliança de servir ao Senhor somente. A minha vida é do Senhor, o meu destino é do Senhor, o meu futuro é Dele, eu nasci para Ele,

eu subsisto Nele. A minha vida converge para Ele; a minha vida caminha sobre a terra por causa de um propósito divino. O cabelo crescido era um testemunho de consagração. Todos que viam Sansão sabiam que ele era alguém separado para Deus.

Por fim, o nazireu não podia tocar em morte. Esse aspecto fala de guardar o coração com pureza, fala de uma comunhão séria com Deus e de não se envolver com uma religiosidade sem vida. Fala também de não contaminar o coração com o mundo. Há uma luta entre o Espírito Santo e os demônios para conquistar o seu coração. Os demônios querem contaminar o seu coração, querem fazê-lo virar um coração capcioso e torpe.

O segredo de uma vida espiritual é aprender a guardar o coração e, é responsabilidade nossa induzi-lo a amar ao Senhor.

Quando percebo que o meu casamento está caindo na rotina, logo começo a direcionar o meu coração a amar minha esposa.

Bem cedo, digo-lhe que a amo, no café da manhã dou-lhe um caloroso abraço, e à tarde telefono para dizer que ela é muito preciosa para mim. Basta fazer isso e percebo aquele amor, aquele sentimento gostoso tomando conta do meu coração. Isso é apenas uma ilustração para mostrar que você deve induzir, direcionar o seu coração para amar a Deus. É responsabilidade de cada um de nós soprar a brasa para que o fogo não se apague. Desde a manhã direcione seu coração para o Senhor, não adianta viver sem estar cheio de amor pelo Senhor. É lamentável que haja tanta gente fria, dura, seca e insensível nas igrejas. São pessoas que permitiram a falta de amor se instalar.

Para manter um coração para o Senhor, o nazireu não poderia tocar em coisas mortas. Coisas mortas seria hipocrisia, envolvimento com críticas, com a sensualidade, dureza, impurezas no coração. O propósito de Deus é que o nosso coração permaneça fresco, tenro, aquecido por Ele.

O nascimento de Sansão foi um nascimento profético. O Senhor iria começar através dele a livrar Israel dos filisteus.

Antes mesmo daquele menino nascer já havia um propósito profético sobre seus ombros. Assim como com Sansão, há um propósito profético estabelecido para a sua e a minha vida, mesmo antes de nascermos. O Espírito do Senhor começou a incitar Sansão, começou a trazer pressão, a impulsioná-lo para o cumprimento do propósito

profético. A Bíblia afirma que o Espírito do Senhor apoderou-se de Sansão. Isso é a unção. A unção virá para levá-lo a fazer aquilo que você é capaz de fazer, para capacitá-lo ao propósito. Vemos a expressão ...e o Espírito de Deus de tal maneira se apoderou dele..." pelo menos, umas sete vezes no livro de Juizes.

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 86-89)

Documentos relacionados