• Nenhum resultado encontrado

As Três Etapas

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 78-81)

A CASADE POTIFAR

Há três etapas na vida cristã para se construir uma posição em Deus. Esses são princípios muito finos, dos quais, a maior parte dos cristãos, passa ao longe.

A primeira etapa chamaremos de Casa de Potifar. Longe de ser um lugar específico, a Casa de Potifar fala de um contexto, no qual Deus nos

coloca, para nos abençoar e treinar. Logo que José chegou ao Egito, foi comprado por Potifar, oficial de Faraó, para servi-lo. Nesse tempo, a Bíblia diz que José foi muito próspero. Assim como José, Deus vai nos levar a contextos que representam a casa de Potifar. Ali haverá comida e suprimento, graça e descanso, honra e paz, segurança e reconhecimento. É um bom lugar para estarmos. Quando estamos na casa de Potifar parece que o propósito profético se cumpriu, tal o fluir de Deus em nossas vidas. Parece que é aquele o lugar prometido por Deus a nós. Poderemos até dizer aos outros que nascemos para aquilo, para sermos mordomos na casa desse oficial. Como já temos certa maturidade espiritual, nos contentamos em sermos mordomos na casa de um sujeito tão legal como Potifar. Aquele é um contexto de conforto e de ricas bênçãos de Deus.

Talvez, nesse tempo, o pastor de sua igreja o convide para auxiliá-lo, ou quem sabe, você seja promovido no emprego, Tudo parece ir tão bem, não fosse o sonho, o chamado, o propósito profético e a alta visão que Deus lhe deu. A casa de Potifar é apenas um contexto, um tempo em nossas vidas. É verdade que vai haver graça, unção e conforto, mas chegará o momento no qual a casa de Potifar vai se transformar em acomodação, perda dos desafios e do chamado. Se você não discernir a voz de Deus, esse lugar, outrora de tanta bênção e fruto, se tornará uma armadilha. Se permanecer ali você se corromperá e perderá a unção de Deus para a sua vida.

Não que a casa de Potifar seja, em si mesma, um lugar mau.

Mas é parte do treinamento de Deus para você. Pode até mesmo ser o doce lar onde você nasceu e cresceu. O Senhor mesmo irá "movimentar as coisas" para o expelir daquele lugar se você não sair de boa vontade. Se você se apegar à sua posição, à segurança e ao conforto que tinha junto à "família Potifar" ou à "Igreja Potifariana", sem sombra de dúvida, Deus passará adiante de você, e você se corromperá caindo no laço da carne e do pecado.

Se não discernir o tempo e o modo de Deus, você poderá ficar se perguntando por que tudo de repente fugiu ao seu controle. Por que algo que era bênção, de repente se tornou em laço. Poderá orar, jejuar, expulsar demônios, tudo em vão. Por trás de tudo está o Senhor querendo levá-lo a avançar a um novo estágio. Embora você se contente apenas com a unção do mordomo, Deus quer levá-lo a uma outra posição de autoridade. A

casa de Potifar é apenas a primeira etapa para nos levar a níveis maiores de ousadia e unção.

Pude descobrir em minha experiência cristã e ministerial que a casa de Potifar é temporária. O Senhor havia me dado uma confortável casa de Potifar e um Potifar maravilhoso.

Tudo estava muito confortável e fluindo como sempre fluiu, mas, de repente, a casa de Potifar começou a ficar pequena e desconfortável. Era Deus empurrando-me a um novo estágio.Nada aparentemente mudou. Os irmãos continuaram sendo amáveis e justos. O sorriso de todos era o mesmo. Mas eu me sentia terrivelmente incomodado, até que, finalmente, uma forte convicção para sair veio forte, nítida e viva.

A casa de Potifar é apenas um tempo para que você edifique uma posição em Deus. Esse período é um treinamento e o Senhor vai checar se você será fiel no pouco. E não tenha dúvida de que a casa de Potifar é pouco em relação à totalidade do propósito de Deus para sua vida. Em Gênesis 39:1-4 vemos que José foi muito próspero na casa de Potifar, mas imagine se ele tivesse parado ali.

Reafirmo que esse é um tempo em que Deus vai testar o coração. Há muitos que têm uma mentalidade tão pequena, que se apegam à casa de Potifar e dizem: "...daqui eu não saio, daqui ninguém me tira. A posição de mordomo que galguei a duras penas ninguém a tirará de mim!" Essas pessoas falham em entender que o propósito de Deus para suas vidas é bem maior.

Para avançar é preciso abandonar a casa de Potifar: Só quem é sensível vai ouvir a voz de Deus. Outros vão insistir em ficar e acabam achando que é o diabo que está por trás da derrocada sofrida na casa de Potifar. Note bem, falamos de um contexto específico para alguns. A casa de Potifar só a é para mim. Foi talhada e tem esse efeito para a minha vida, especificamente, e para mais ninguém. Talvez para você seja outra coisa completamente diferente. Talvez lá seja o lugar da sua herança.

Eu creio que Deus está levantando um poderoso exército, uma igreja viva, homens e mulheres cheios do Espírito Santo, que fluem numa dimensão mais alta. Nós somos uma geração destinada ao avivamento. Mas cuidado, não fique deslumbrado com o que tem, faz ou é. Não se apegue à casa de Potifar, pois ali há todo um contexto para corromper seu

coração. Se José ficasse na casa do oficial egípcio, certamente se corromperia e perderia a unção.

A PRISÃO

Já falamos que pode haver dois tipos de prisão: uma é conseqüência do pecado, que prende, oprime e mata. A outra prisão pertence a Deus. Talvez você tenha se assustado, mas é justamente isso, há prisão que vem de Deus! Foi o Senhor quem de forma soberana permitiu que José fosse para a cadeia. O método de Deus nos provar e aprovar, formando o caráter de Cristo, não é nos dando tudo o que pedimos e desejamos.

Talvez o que estou dizendo escandalize os pregadores da prosperidade fácil e de uma vida cristã materialista. Eu de fato creio em prosperidade e tenho experimentado a mão de Deus neste aspecto. Haverá, entretanto, contextos em que Deus vai criar prisões. Nesses momentos, muitos vão se agitar e se debater. Outros vão se auto-vasculhar em angustiante introspecção, vão procurar pecados que não existem, vão fazer tudo o que puderem para se livrarem do desconforto. A prisão se manterá imóvel. Será inútil argumentar com o Onipotente e tentar vergar Sua soberana vontade. Nada mudará as circunstâncias, porque não é o diabo que está por trás da situação. A mão bondosa e invisível do Senhor é que está por trás de tudo.Ele quer levá-lo a uma posição nova, quer gerar em você uma unção de príncipe e não há outro caminho. Não há atalhos, nada se pode fazer para abreviar o tempo!

Se José permanecesse na casa de Potifar, ele continuaria experimentando apenas a unção de servo, de mordomo, nunca possuiria a unção de príncipe.

CONFLITOS INTERIORES E AGUDAS DÚVIDAS QUANTO AO

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 78-81)

Documentos relacionados