• Nenhum resultado encontrado

APRENDENDO A MUDAR AS TENDAS

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 62-65)

Deus não pára por aí. Ele diz: "...farei a tua descendência como o pó da terra, de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, então se contará a tua descendência. Levanta-te, percorre a terra no seu comprimento e na sua largura, porque eu ta darei... E Abraão... mudando as suas tendas...". É muito sugestivo o fato de Abraão ter construído tendas. Dentro do propósito de Deus precisamos estar preparados para levantar acampamento a qualquer momento e seguir o Senhor para onde Ele quiser que estejamos. Somos peregrinos em terra estranha, nos diz a Bíblia. A ilusão que muitas pessoas têm da obra do Senhor é de que, uma vez tendo recebido uma direção de Deus, as coisas nunca mais mudarão. Tolice! Qualquer um que se disponha a seguir o Espírito Santo, desenvolvendo um chamado espiritual com frutos autênticos será como alguém conduzido pelo vento. O sopro do Espírito apenas indicará a direção, cabe a nós levantar acampamento e segui-lo.

As pessoas casadas e costuradas às instituições tornam-se profissionais da religião. Venderam o chamado por um prato de lentilhas. As lentilhas do prestígio, do reconhecimento profissional, da estabilidade financeira e do respeito emprestado por essas instituições, algumas delas com centenas de anos.

Abraão construiu tendas

demonstrando prontidão em seguir o Espírito e a responder, imediatamente, ao comando do Senhor.

O que você tem construído? Alvenaria ou tendas? Sinto dizer, mas tendas não duram para sempre. O pau da barraca apodrece, as lonas se tornam rotas e logo após esse diagnóstico, tudo será mudado novamente. Se a minha avaliação é correta, o lugar onde você está, as pessoas com quem você está, aquilo que está realizando no momento, poderá durar cinco, dez ou no máximo vinte anos. Esta é a duração das tendas. Deveríamos encarar com maior naturalidade mudanças no ministério, sem que houvesse saídas por rompimento, sob maldição e na base do litígio. A nossa atitude deveria ser radical em jamais admitir essas alternativas. Mas o que você mais vê nas Igrejas Evangélicas hoje em dia? Para a nossa tristeza é exatamente isso.

Mudanças de rumo na vida dos liderados são vistas pela liderança como rejeição e desqualificação da sua posição no ministério. "Estão nos deixando porque encontraram algo melhor. Eu, realmente, devo ser um fracasso na ótica daquele irmão.", pensam muitos. Então, para diminuir a dor, depreciamos e diminuímos a pessoa em questão para nos sentirmos menos desconfortáveis.

Por quantas mudanças você já passou no ministério? Não somos católicos em doutrina, mas o somos na rigidez com que tratamos os que abandonam as fileiras da nossa denominação.

É como se as pessoas que nos deixam estivessem deixando a Cristo, tal o nosso sectarismo. Nunca esqueça que Deus nos chamou para construirmos tendas e haverá o tempo em que o sopro do Espírito nos conduzirá a outras praias, dentro ou fora da denominação que servimos. Demore o que demorar, esse dia chegará na sua vida. Isso também é visão.

Eu tinha um grande desejo de construir uma casa com tijolos aparente, pois gosto muito de casas rústicas. Estava lutando para terminar a construção, já havia gasto muito no levantar das paredes e colocação do telhado. Antes de fazer o acabamento, um irmão falou algo da parte de Deus, que já queimava no meu espírito: "Você construirá esta casa, mas

não habitará nela.". De alguma forma eu já sabia que não ficaria por muito tempo naquela cidade. O testemunho do Espírito no meu coração já me havia dito que me mudaria para outros acampamentos. Deus permitiu que eu edificasse aquela bela casa somente para satisfazer o meu desejo.

Dentro do propósito divino, Ele pede que se façam tendas. Deus tem várias etapas adiante de nós e como servos obedientes, precisamos ter sensibilidade para identificar cada fase.

Não podemos mais construir com alvenaria, pois cada mudança seria um desarraigar doloroso e com muitas lágrimas. Se você quiser preservar a sua alma, e ficar livre e feliz diante de cada mudança construa tendas. Se formos lentos para sair de uma fase, perderemos a próxima etapa do propósito divino para nossas vidas. Voltamos a bisar que, falar de visão é falar dos caminhos e estratégias de Deus. Se você discerne o propósito mas falha em compreender a maneira de Deus, vai querer fazer e cumprir a vontade de Deus de maneira errada.Então, antes de mais nada, para cumprir o propósito de Deus, e para entrar na unção que o Senhor tem para lhe dar, você precisa olhar "de onde tu estás." Tenha entendimento do contexto onde você está inserido. Leia a realidade. Olhe para as pessoas ao lado de quem Deus o tem colocado. Estou dentro do propósito de Deus para mim? De tempos em tempos precisamos fazer essa avaliação, pois para caminhar adiante você precisa ter um referencial do momento. Para caminhar rumo à concretização do propósito profético de Deus para você é necessário obedecê-Lo. Logo, é preciso avaliar o ponto de referência, avaliar o hoje, a estrutura, o contexto, os companheiros. "...Olha de onde tu estás." É preciso avaliar tudo.

Avaliar a nossa satisfação à luz do propósito de Deus, avaliar nossa posição, a função desempenhada, os horizontes e a qualidade dos frutos. Tudo isso fala e nos dá um bom diagnóstico se estamos ou não dentro do que Deus nos chamou.

Certo dia, falando a um pastor muito amigo meu, percebi que ele estava exageradamente envolvido com muitas atividades. Ele corria o tempo todo para baixo e para cima, sem ter tempo para ouvir o Espírito Santo e se inserir no propósito de Deus. Além disso, esse pastor estava com alguns abalos em sua vida e no casamento também. Comecei, então, a lhe dizer que era preciso parar e avaliar uma série de coisas. Fazer uma análise da sua identidade, avaliar suas bases de fé, que tipo de homem Deus o chamou para ser, quais eram os seus sonhos, qual a convicção que

a esposa e os filhos tinham para a próxima etapa de suas vidas. Aquele pastor precisava decidir entre seguir o que o Senhor Jesus ensinou, ou ficar perdido numa floresta de atividades. Levei-o a ver o que ele construiria em mais 10 anos de vida se permanecesse naquela rota. O que eu disse abalou aquele irmão. A unção de Deus veio sobre ele.

Houve um ambiente de solenidade e, com os olhos bem arregalados, aquele pastor agradeceu-me pela palavra e disse que era justamente esta a avaliação que ele precisava fazer.

Por isso volto a reafirmar a você, querido leitor, o que a palavra diz: "...olha de onde tu estás". Reavalie sua rota, sua visão.

Nunca haverá mudanças, progresso, avanço em nossas vidas em relação ao propósito, se não tivermos capacidade de avaliar e olhar o que nos rodeia. Comece a olhar daqui, de onde você está. Leia as circunstâncias e fique atento pois elas poderão dizer-lhe, por exemplo, que é hora de mudar tudo na sua vida, alterar os rumos, rever os planos, inverter prioridades, ser radical com situações que o impedem de frutificar plenamente.

Quem sabe não é hora de mudar de negócio? Talvez essa tenda onde você está já esteja tão velha que é preciso jogá-la fora com tudo o que tem dentro. Começar tudo de novo! Pare com tudo e avalie como está o seu relacionamento conjugai, o seu relacionamento com os filhos. Olhe de onde você está! Deus vai lhe dar unção para cumprir a visão, mas primeiro é preciso fazei uma leitura da realidade que o cerca. Depois dessa leitura você terá a visão de Deus para levar a cabo o propósito estabelecido para a sua vida. A visão é o meio, o modo para cumprirmos o propósito para o qual nascemos.

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 62-65)

Documentos relacionados