• Nenhum resultado encontrado

A QUINTA CHAVE PARA IDENTIFICAR O PROPÓSITO PROFÉTICO

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 40-43)

O QUEVOCÊMAISGOSTADEFAZER.

Outro aspecto importante do propósito profético é que ele será prazer e não fardo para a sua vida. Deus não violentará seus gostos e preferências. Ele vai agir em linha com aquilo que você gosta de fazer. Para sermos mais profundos, será bom dizer que foi Deus quem gerou em você o gosto e as preferências que tem. Precisamos entender, que do ponto de vista espiritual, o nosso coração deseja e se inclina para coisas que desde a eternidade Deus já alinhou para que andássemos nelas.

O que pode ocorrer é que algum crente carnal, muito apegado ao mundo, lutará incessantemente contra uma consagração mais profunda a Jesus Cristo. Mas assim que o fizer, notará que o prazer da sua vida está em cumprir aquela vontade bendita de Deus, que a Bíblia afirma ser boa, agradável e perfeita.

Muitas vezes podemos estar influenciados por mensagens da alma que nos levam a ter um zelo natural nas coisas de Deus. É comum pessoas serem despertadas para o serviço missionário, por exemplo, como resultado de conferências apelativas. Em função das grandes necessidades do campo missionário, esses cristãos sinceros acham que farão um grande serviço a Deus lançando-se ao campo para atender àquele desafio. Grotesco erro! Quão comum é ver missionários derrotados, frustrados e cheios de amargura. Nada digo a respeito de seus filhos e esposa. Que tragédia!

Deus não os chamou, mas mesmo assim eles foram. Não acredito em obra de Deus deste jeito.

Se de fato o sonho veio de Deus será uma experiência maravilhosa, realizadora, satisfatória e cheia de empolgação. Ainda que haja sofrimentos, desafios e grandes trabalhos. Ainda que, ocasionalmente, haja danos e alguns fracassos, a convicção maior será a constante direção confirmadora do Espírito Santo que gerou aquele sonho e chamado. A vontade de Deus, Seu propósito profético será um prazer.

Há um casal de missionários, amigos meus, que servem em Lima, no Peru. São irmãos que tinham uma boa vida no Brasil, e viviam em relativo conforto. Deus os chamou para o ministério de plantação de igrejas em favelas naquele país. O que sempre me impressionou na vida daquele casal era a alegria e empolgação que tinham ao testemunhar os frutos de salvação, e de como era maravilhoso para eles, juntamente com suas crianças, viverem numa casa sem água, com falta de energia elétrica, sempre expostos a infecções intestinais, e, sob constante ameaça do "Sendero Luminoso", uma ativa força de guerrilha marxista. Estavam sempre alegres ao testemunhar a vida que levavam no Peru. Aquele casal, rapidamente, plantou várias igrejas e levantou um forte grupo de líderes peruanos. Há pouco tempo atrás ouvi que se tornaram supervisores nacionais da agência missionária onde serviam. O propósito profético era uma alegria e uma aventura, não um peso, não uma angústia, mesmo diante dos agudos desafios e carências.

Houve uma época em minha vida em que eu orava, sinceramente,por coisas que a minha mente indicava serem boas. Orava, entretanto, sem nenhum encargo da parte de Deus. orava e insistia muito, mas não tinha um pingo de fé ou ânimo.

Após muito tempo desperdiçando expectativas, o Senhor me mostrou que nunca tivera aquilo para mim. Que grande perda de tempo! Quero que saiba que fora da vontade de Deus você poderá jejuar até ficar seco como um bacalhau, poderá orar até doer as articulações da boca, que Ele não vai dar resposta. Você estará usurpando um lugar que não é seu, e não conseguirá dobrar a vontade de Deus. Sabe por quê? Se o Senhor não o chamou para aquilo, nem fé você terá para aplicar à oração.

Desista o quanto antes e vá entrar em linha com o propósito profético de Deus. Nesse campo você terá a ousadia de um leão e uma fé gigantesca brotará no seu espírito para pedir o que quiser. Coisas fantásticas virão à sua mão e Deus o colocará numa elevada posição de autoridade.

Sabe porque alguns ministros, incluindo muitos missionários, secam espiritualmente e definham à medida que os anos avançam? E porque estão debaixo de encargos pesados demais.

É algo sobre-humano levar um chamado espiritual na base do esforço natural. Ainda que você tenha uma personalidade brilhante, muitas qualificações e seja um líder nato, seu ministério será um fracasso. Por mais capaz que você seja, insisto em dizer que na carne você é incompetente para realizar propósitos espirituais. Se vive isto, fuja correndo e procure entrar em linha com o chamado de Deus para a sua vida. Não avance e não esteja aquém, nem mesmo um milímetro, do propósito profético de Deus.

Ao contrário do que muita gente pensa, Deus não vai violentá-lo no seu projeto de vida, mandando você fazer exatamente aquilo que menos gosta, ou aquilo que mais detesta.

O Senhor soberano não vai mandar você morar no país, ou na cidade que mais rejeita, pelo menos não permanentemente. No processo de treinamento, antes de ter bem claro no seu coração os desígnios eternos do Senhor, Ele até poderá treiná-lo num contexto difícil e desconfortável. Poderá mandá-lo para o deserto e criar circunstâncias difíceis e desafiadoras. Isso é só treinamento, não é permanente. O propósito profético está no que o empolga, o desafia, o realiza como pessoa humana.

Eu tinha um grande desejo de ser um pesquisador e um professor numa universidade. É algo que até hoje enche meu coração, entretanto, houve um tempo na minha vida que Deus me pediu que renunciasse a isso. Sabia que embora gostasse tanto daquela carreira, que me realizava tanto, não era naquela direção que Deus desejava que construísse a minha vida. Já tive a oportunidade de abrir várias escolas de treinamento de líderes e fui instrumento direto ou indireto para treinar centenas e centenas de líderes para o Reino. Como eu me realizo em despertar liderança e em treiná-la para a obra do ministério!

Isso é muito mais realizador para mim do que mil universidades! Deus, com certeza, o chamará para fazer aquilo que mais aprecia, que mais empolgação sente e que mais o deixa realizado como pessoa humana. O que você mais gosta de fazer?É necessário, agora, distinguir a realização da carne com a satisfação do espírito. Poderá haver coisas que

sua própria alma pede mas que não serão, necessariamente, as coisas que Deus deseja gerar na sua vida.

Como alinhar-se com o Senhor?

Busque conhecer as convicções e o chamado de Deus para você. Essas duas chaves são importantes para ajudá-lo a conhecer o que mais o realiza no espírito. Ele, o Senhor, o conhece mais do que você jamais poderá saber de si mesmo e, certamente, o comissionará a fazer o que mais gosta.

Não é incrível? Deus me chamará para fazer o que gosto, viverei uma vida sempre empolgante e finalmente receberei um prêmio por ter vivido sempre satisfeito. É como receber um excelente salário para viajar com tudo pago a fim de avaliar as condições dos melhores hotéis e das melhores comidas. Deus não é fantástico? Assim, aquela história de gente insatisfeita, mal humorada a reclamar do chamado é sintoma de coisas fora do lugar. Não é preciso ser excepcionalmente dotado para lhe dizer que você está no lugar errado ou na estratégia errada ou na organização errada. Realinhe-se com o propósito de Deus.

Aquilo que ontem foi a direção do Senhor pode também ter envelhecido. A chave é ouvir sempre a voz do Espírito Santo.

Uma ressalva, entretanto, é necessária. Você pode de fato estar no centro do projeto divino para a sua vida sem, entretanto, ver resultados. Não desista, seja persistente, mas saiba que mesmo na maior batalha, sofrendo a pior oposição da carne ou do diabo você se sentirá satisfeito e feliz. O chamado nunca será um pesado e angustiante fardo.

O PROPÓSITO PROFÉTICO SERÁ PROVADO E SOFRERÁ

No documento Digitalização: SusanaCap (páginas 40-43)

Documentos relacionados