• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – ABORDAGEM METODOLÓGICA

2.1 Abordagem, Métodos e Técnicas

Dado o objetivo da pesquisa, que consiste na investigação em profundidade dos papéis desempenhados pelos dirigentes públicos, a metodologia utilizada é a qualitativa; enquanto a metodologia quantitativa permite medir a intensidade dos fenômenos sociais observados, a qualitativa possibilita identificar tais fenômenos, compreender suas especificidades e as relações que estabelecem entre si. Além disso, o estudo qualitativo é o mais apropriado para atender ao caráter exploratório da presente investigação, que busca descrever um fenômeno recente e pouco debatido na literatura, especialmente do ponto de vista empírico.

A estratégia utilizada para a realização da pesquisa foi a de estudo de caso, pois este método permite analisar aprofundadamente os elementos que auxiliarão na melhor compreensão dos dirigentes públicos. Para analisar que papéis são efetivamente desempenhados por tais atores, foram analisados os dirigentes públicos chilenos, reconhecidos internacionalmente devido ao sucesso e inovação do Sistema de Alta Direção Pública, iniciativa que, a partir do reconhecimento dos dirigentes públicos como atores distintos dos políticos e dos burocratas, definiu um conjunto de regras específicas para seu recrutamento, seleção, nomeação e gestão. Embora a experiência chilena seja internacionalmente conhecida e recorrentemente citada em recentes artigos acadêmicos sobre o tema, são escassos os estudos empíricos que forneçam análises mais aprofundadas sobre seus dirigentes; assim, o

Sistema de Alta Direção constitui uma rica oportunidade para realização da presente investigação.

A estratégia de estudo de caso justifica-se, portanto, pelo interesse em compreender de modo aprofundado quem são os dirigentes públicos chilenos a partir dos papéis que desempenham em seus respectivos espaços de direção. Ressaltamos que o fato de o governo chileno tratar o dirigente público como um ator específico e possuir um sistema institucionalizado com regras específicas para sua gestão e atuação significa um grande avanço em termos de gestão pública; entende- se que analisar uma experiência já consolidada permitirá identificar elementos relevantes, de modo que o conceito do dirigente público chileno possa ser aplicado em outras experiências similares, mesmo que não tão avançadas em termos institucionais como o Chile. Dada a escolha da metodologia qualitativa e da estratégia de estudo de caso, ressaltamos que o presente estudo não possui a pretensão de generalização, mas apenas a de buscar elementos que permitam melhor compreender o dirigente público e orientar a realização de estudos futuros sobre o tema.

Foram utilizadas como técnicas de pesquisa análises documentais e entrevistas semiestruturadas. A partir da análise documental, foi possível a obtenção de observações detalhadas sobre o SADP, sobre as descrições legais dos cargos de direção e sobre os convênios de desempenho celebrados entre os dirigentes públicos entrevistados e seus superiores hierárquicos (que podem ser tanto dirigentes de nível hierárquico superior, como atores políticos); tais documentos permitiram identificar elementos relevantes para a melhor compreensão da atuação destes atores em termos de contexto e regras institucionais sob as quais atuam, mas também das principais atribuições que desempenham. A análise documental foi utilizada durante toda a pesquisa, tanto para preparar a elaboração dos questionários a serem aplicados por meio de entrevistas, como para apoiar a análise aprofundada dos dirigentes públicos ao final da pesquisa de campo.

Já a entrevista semiestruturada teve por objetivo identificar as experiências, percepções, opiniões e perspectivas dos dirigentes públicos em relação aos seus principais desafios e às características de perfil e atuação que permitem defini-lo como um ator específico, distinto dos políticos e dos burocratas, bem como compreender sua visão sobre o SADP, sistema no qual atuam. A escolha

de entrevistas semiestruturadas deveu-se ao fato de esta técnica permitir que os entrevistados respondam às questões nos seus próprios termos, o que torna possível ao entrevistador identificar a percepção dos próprios dirigentes públicos em relação ao seu papel e relevância, o que não seria possível por meio de questionários fechados. Esta técnica, portanto, permite conhecer a perspectiva do outro e tem como pressuposto que tal perspectiva é repleta de significado e é possível de ser conhecida e explorada analiticamente (PATTON, 2002); no entanto exige do pesquisador-entrevistador maior habilidade na condução das perguntas e atenção ao contexto na qual são tratadas (MAY, 2004).

Tais roteiros (disponíveis no APÊNDICE A) foram elaborados segundo quatro grupos de atores a serem entrevistados: dirigentes públicos, políticos, burocratas e atores-chave do Sistema de Alta Direção. Enquanto as entrevistas com os três primeiros atores buscou identificar as principais atribuições do dirigente público, bem como analisar de que modo se dá a diferenciação ou justaposição de papéis desempenhados pelos dirigentes em relação aos políticos e burocratas, objetivo inicial da investigação, aquelas realizadas com atores-chave visaram compreender o contexto da experiência chilena, assim como identificar a relevância do SADP e dos dirigentes públicos para o Chile.

Inicialmente, definiu-se que seriam entrevistados tanto os dirigentes públicos chilenos, como políticos e burocratas a eles diretamente relacionados. No Chile, dirigentes públicos de nível I respondem pela direção de organizações públicas, devendo subordinação aos políticos aos quais se vinculam diretamente (Ministros de Estado ou Subsecretários); estes dirigentes também lideram todos os funcionários da referida organização, tanto os dirigentes públicos de nível II, responsáveis por unidades organizacionais específicas (como Recursos Humanos, Finanças, Compras, entre outros), como burocratas (entendidos, de modo amplo, como todos os demais funcionários da organização). Entendemos que restringir a realização de entrevistas aos dirigentes públicos empobreceria a análise, uma vez que os resultados da investigação seriam baseados apenas nas percepções deste ator em relação ao seu próprio trabalho e às relações que estabelece com os demais atores.

Considerando que escassos estudos analisam os papéis efetivamente desempenhados pelos dirigentes públicos, o presente trabalho objetivou analisá-los como um grupo específico e distinto dos políticos e burocratas, mas também como um grupo que apresenta distinções entre si, de modo a contribuir para o enriquecimento do debate acadêmico. Desse modo, fez uso da técnica de amostragem heterogênea, que consiste na escolha de amostra pequena e diversa visando avaliar com profundidade as especificidades de cada unidade de análise, bem como compartilhar dimensões compartilhadas por todas as unidades (PATTON, 2002). Foram definidos como parâmetros analíticos diferenciadores os espaços institucionais nos quais atuam os dirigentes públicos, em termos de nível hierárquico do cargo (nível I ou II) e da natureza da política pública em que atua (educação, saúde, meio ambiente, e outras).

Assim, objetivou-se entrevistar, inicialmente, cinco grupos de quatro pessoas, compostos por um político, um dirigente I, um dirigente II e um burocrata, atuantes em diferentes organizações públicas. Também seriam entrevistados dois atores-chave do Sistema, pertencentes às organizações responsáveis por sua implementação, gestão e fiscalização (Direção Nacional do Serviço Civil e Conselho de Alta Direção Pública). O esquema abaixo ilustra os atores que seriam entrevistados:

Ilustração 1 - Proposta de atores a serem entrevistados Fonte: autoria própria.

O esquema abaixo sistematiza o desenho metodológico da pesquisa realizada, conforme explicado anteriormente:

Político Dirigente Público I Dirigentes Público II Burocrata Atores-chave

+

Ilustração 2 - Síntese da abordagem metodológica proposta Fonte: autoria própria.