• Nenhum resultado encontrado

O estudo científico foi estruturado nos métodos exploratório, descritivo e explicativo, numa abordagem quantitativa e qualitativamente, pois as interpretações obtidas puderam ser coletadas através de opiniões e informações classificadas com base em entrevistas, aplicação de instrumentos de coleta de dados, como por exemplo, questionários, traduzidos a partir de um inventário de questões acerca da problemática investigada.

Para as inferências dos dados quantitativos e qualitativos foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas como: Medidas de Posição – Percentis, Medidas de Tendência Central – Média dos dados agrupados, Tabelas, Gráficos, Distribuição de Frequência: População e Amostra.

4.2 Procedimentos Metodológicos

Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo são embasados em tópicos distintos, como segue: em primeiro plano, tem-se um processo de pesquisa bibliográfica; em segundo, um processo de pesquisa empírica; e, a seguir, um processo de análise dos dados coletados.

A pesquisa inicial realizou-se entre os anos 2008/2009 por meio de uma investigação da problemática da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D, Freitas (E.E.E.F.M. Dr. Freitas) e no Instituto Educacional do Estado do Pará (I.E.E.P) e a partir da vivência da sala de aula como docente. Diante disso, pôde-se fazer um estudo teórico acerca do assunto em questão, e, em seguida partiu-se para a verificação in loco, ou seja, a pesquisa prática. Um dos procedimentos da pesquisa foi a de campo (as escolas públicas – foco da investigação), realizada em novembro de 2010, que por meio da aplicação de questionários, surgiram diversas observações as quais são detalhadas na descrição do resultado da pesquisa.

Na aplicação do questionário aos alunos, o diagnóstico traçado para interpretação dos resultados foi dividido em três momentos: primeiramente observou-se o perfil sócioeconômico e cultural, seguido da avaliação da aprendizagem no ambiente escolar, culminando na relação professor – aluno, processo de ensino e aprendizagem, metodologia, processo avaliativo e viabilização da infraestrutura educacional.

Quanto aos professores a interpretação do questionário foi diagnosticada em dois momentos: primeiramente também se observou o perfil sócioeconômico e cultural, seguido dos aspectos sobre a melhoria física e pedagógica da escola, crescimento do rendimento escolar dos alunos, fatores que podem influenciar no desempenho acadêmico dos estudantes e possíveis razões para a retenção e evação escolar.

Assim, este capítulo expõe a metodologia utilizada na realização da pesquisa de campo e a análise quantitativa do resultado obtido.

4.3 Estudo Bibliográfico

Na elaboração desta dissertação foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, cujo conteúdo abrange as seguintes áreas de conhecimento: Educação de Jovens e Adultos, Modalidades de Ensino, Ensino, Aprendizagem, Educação à Distancia e Ensino à Distância. No levantamento bibliográfico foi dada também atenção a trabalhos científicos (dissertações e artigos) e a revistas especializadas, além das observações da prática pedagógica nos espaços das escolas.

Na área de Metodologia da Pesquisa destacaram-se autores distintos, como: Azevedo(2001), Marconi e Lakatos (2007).

Com relação à fundamentação acerca da História da Educação no Brasil os autores mais referendados foram Piletti (2008) e Oliveira (2000), quanto à Educação de Jovens e Adultos as contribuições das obras de Gadotti e Romão (2005), Scheilbel e Lehenbauer (2008) foram de extrema importância para os estudos empreendidos. A respeito das explanações sobre Educação a Distância, Belloni (2008), Gonzalez (2005), Guarezi (2009) e Matos foram os autores mais citados.

Lançou-se mão de dados estatísticos do Ministério da Educação, através de pesquisas do INEP, IDEB e IBGE, de dados do Mercosul, da OECD, do Departamento de Educação dos EUA, Observatório das desigualdades, dentre outros, assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação norteou grande parte deste trabalho.

E, finalmente, as contribuições valiosas sobre as práticas pedagógicas dos professores atuantes em sala de aula com a EJA.

4.4 Representação da Amostra Populacional

A partir dos dados obtidos na pesquisa, aplicou-se a técnica de Amostragem Sistemática (AS) para a seleção de uma amostra de 60 alunos das turmas de 3ª série do ensino médio EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A técnica de amostragem sistemática trata-se de uma variação da amostragem aleatória simples, conveniente quando a população está ordenada segundo critério das turmas pesquisadas.

Deste modo, tem-se bem listado o universo: U1 = {1, 2, 3, …, 300}

n2(U) = 300 alunos

Dessa forma, calculou-se o intervalo da amostragem N/n aproximando-o para o intervalo mais próximo. Os procedimentos de seleção de uma Amostra Sistemática (AS) foram:

1) Numerou-se todos os componentes da população de 1 a 300, dando a cada um deles apenas um número;

2) Determinou-se o total de componentes da amostra (300). Portanto se a intenção é extrair uma amostra de 60 alunos, dentre uma população de 300, pode-se obter sistematicamente: 300/5 = 60.

Tem-se na equação: N = 300, n = 60, logo: 5 60 300    n N a

Portanto, as unidades populacionais correspondentes aos números selecionados formam uma amostra casual simples de tamanho 60.

4.5 Questionamento e Pré-Testagem

Os dados coletados pela pesquisa resultaram de questionários, cujo modelo encontra- se nos anexos do presente estudo, tendo sido devidamente instruídos mediante modelo de inventário de questões categorizadas e aplicados aos alunos e professores da rede pública do Estado. Esses questionários, antes de serem utilizados pelos respondentes da pesquisa de campo, foram testados por 10 alunos e professores de mesmo nível de ensino da rede pública de educação. Depois de obtidas respostas aos questionários e acolhidas algumas sugestões, foram então tabuladas e devidamente corrigidas as pequenas falhas existentes.

1 U= Universo pesquisado. 2 N= número de alunos.

A realização do pré-teste teve por objetivo verificar se os questionamentos formulados para a pesquisa de campo apresentavam os importantes elementos, como os mencionados por Marconi e Lakatos (2007), fidedignidade – qualquer pessoa que aplique obterá sempre os mesmos resultados; validade – os dados recolhidos são necessários à pesquisa e operacionalidade – vocabulário acessível e de significado claro.

4.6 Limitações da Pesquisa

Na formulação do problema de pesquisa e seus objetivos tanto geral como específicos, foi referenciado a relação entre a educação presencial e a educação a distância em duas escolas de ensino médio do município de Belém, mas ao adentrar neste universo, verificou-se a ausência da modalidade Educação a Distância no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos na capital paraense, o que conduziu a realizar somente a pesquisa presencial e focá-la a partir dos dados obtidos através do questionário aplicado na modalidade presencial, o que não descaracteriza a pesquisa em virtude de se poder responder ao que foi proposto e ainda contribuir para futuras pesquisas na área da EaD a partir da abordagem da EJA.

5 ANÁLISE DESCRITIVA DOS RESULTADOS DA PESQUISA