• Nenhum resultado encontrado

A abordagem metodológica foi baseada, tal como referido anteriormente, no contato direto com os profissionais formados pela LIG e pela LTSI bem como com os diretores das referidas licenciaturas. Seguidamente, é apresentado o método, as técnicas e os procedimentos de investigação.

4.1 Método de Investigação

No âmbito do trabalho de investigação, o método de investigação escolhido foi o de Estudo de Campo. Existia o objetivo de compreender não só o que realmente fazem os Profissionais de TSI no mercado mas também a forma como eram vistos à data da lecionação da LIG e da LTSI e ainda a forma como os mesmos são vistos atualmente pelos diretores das mesmas licenciaturas. Importa também referir que no Estudo de Campo foi possível compreender como foi realmente a evolução do ensino na área das TSI na UM, compreendendo os fundamentos de criação de cada uma das licenciaturas e também as razões para as remodelações periódicas do plano de estudos aliado a cada uma das licenciaturas. Além disso, existe a necessidade de um contacto direto não só com os referidos profissionais mas também com os diretores da LIG e da LTSI.

O método de Estudo de Campo foi escolhido em função da necessidade de contactar diretamente com os profissionais licenciados pela LIG e pela LTSI, uma vez que é em função dos mesmos que foi possível alcançar respostas objetivas que permitiram concretizar os objetivos do trabalho de Dissertação.

4.2 Técnicas de Investigação

As técnicas de investigação escolhidas foram a realização de um questionário aos profissionais licenciados pela LIG e pela LTSI e também a realização de entrevistas aos diretores da LIG e da LTSI.

As seguintes atividades explicam de uma forma mais objetiva de que forma as referidas técnicas foram utilizadas:

 Entrevistar todas as pessoas que assumiram o cargo de diretor da LIG e/ou da LTSI com o objetivo de compreender não só quais foram as bases de criação de ambas as licenciaturas, mas também compreender o porquê das mudanças que ambas sofreram com o desenvolver dos anos de atividade curricular;

 Realizar questionários aos antigos alunos licenciados pela LTSI e pela LIG através de uma plataforma online, tendo existido a necessidade de identificar e atualizar os contactos dos 1323 profissionais que se formaram na LIG e na LTSI.

Compreende-se pelos pontos anteriormente apresentados que houve um contacto muito próximo com as pessoas que dirigiram e frequentaram o DSI desde 1990, sendo possível ter uma perspetiva sobre o que mudou ao nível do ensino no domínio dos Sistemas de Informação na Universidade do Minho.

4.3 Procedimentos de Investigação

Para o desenvolvimento do presente trabalho de investigação, foram usados os seguintes procedimentos de investigação [Hoppen et. al 1996]:

 Amostragem;  Recolha de Dados;  Análise de Dados;  Apresentação de Dados;

A fase inicial dos procedimentos de investigação relaciona-se com a identificação e seleção de uma amostra de alunos a inquirir. Assim, havia a intenção de contactar os 1323 profissionais que se licenciaram pela LIG e pela LTSI. Todavia, por força das alterações de contactos desde 1995, não foi possível contactar todos os profissionais. O guião de entrevistas seguido para concretizar o procedimento de entrevistas aos antigos diretores da LIG e da LTSI pode ser consultado através do Anexo 20 enquanto o guião da primeira versão do questionário a realizado aos profissionais de TSI pode ser consultado através do Anexo 19.

Na fase de recolha de dados, foi fornecida uma hiperligação para responder a um questionário online através de uma plataforma ainda a definir. Assim, depois de reunido o máximo de contactos dos profissionais licenciados pela LIG e pela LTSI, foi fornecida a referida hiperligação através de um contacto por email ou pela plataforma de comunicação LinkedIn. Ainda nesta fase, a realização de entrevistas permitirá recolher dados importantes acerca das perspetivas e opiniões dos diretores da LIG e da LTSI acerca dos profissionais, das licenciaturas e do próprio domínio dos Sistemas de Informação.

A fase de análise de dados foi realizada após um processo de ETL, perspetivando-se a reunião de dados ligados ou “comuns”, no sentido de criar padrões de resposta (tanto em relação aos questionários como em relação às entrevistas).

Na última fase, obteve-se conclusões acerca dos dados analisados, no sentido de criar documentação que prespetive a visão acerca do profissional de SI, dos percursos que o mesmo pode seguir bem como dos comportamentos e estratégias de atuação que os mesmos podem gizar.

As seguintes atividades traduzem de uma forma mais expressiva os procedimentos de investigação:

 Analisar das respostas obtidas pelas entidades entrevistadas – depois da transcrição de cada uma das entrevistas, foi importante realizar uma análise de respostas no sentido de obter conclusões relevantes para o desenvolvimento do trabalho, visto existirem respostas por parte de alguns diretores que complementarão as respostas de outros;

 Analisar as respostas obtidas através do questionário realizado aos profissionais – com base nas respostas, foi possível não só identificar padrões de carreira dos Profissionais de Tecnologias e Sistemas de Informação mas também responder a questões relacionadas com o mercado de trabalho, a LIG, a LTSI, a visão acerca da aprendizagem contínua, a visão acerca dos conhecimentos e Habilidades mais importantes, o início de carreira em Sistemas de Informação, entre outros padrões de resposta;

 Criar documentação conclusiva quanto às respostas ao problema de investigação e comparar os resultados obtidos com os resultados esperados – nesta ultima fase da abordagem metodológica, foi importante criar documentação clara e relevante quanto à informação recolhida não só junto dos diretores da LIG e da LTSI como também junto dos licenciados das referidas licenciaturas, potenciando também recomendações para os atuais alunos dos cursos de Sistemas de Informação existentes no DSI;

 Criar um documento de discussão onde se perspetivou não só até que ponto os profissionais de TSI desempenham os atos de profissão esperados pela LIG e LTSI mas também quais foram os principais benefícios, na visão dos profissionais, de terem frequentado as referidas licenciaturas. Existia também

interesse em refletir sobre as expectativas das organizações quanto aos novos Profissionais de Tecnologias e Sistemas de Informação.

Finalizada cada uma das atividades anteriormente descritas, foi então elaborado o presente relatório final de Dissertação, havendo a necessidade de o elaborar com linguagem clara e procurando a relevância de informação com utilidade para os alunos do DSI, para o próprio DSI e também para os ex-alunos da LIG e da LTSI, bem como para todos os Profissionais de Tecnologias e Sistemas de Informação.