• Nenhum resultado encontrado

2. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE 14 ESCOLAS DA

2.3 Abordagem metodológica da pesquisa

Tendo como principal objetivo analisar as dificuldades percebidas pelos professores de 14 escolas da SEDUC/AM de ensino fundamental da cidade de Manaus, acerca da implementação da Hora de Trabalho Pedagógico nas escolas, o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de método misto, com estratégia de triangulação concomitante.

Considerando que o estudo se propôs a analisar a implementação de uma política educacional, pelo viés da percepção dos principais atores que a implementam na escola, a abordagem de métodos mistos é a que mais se alinha às características apresentadas já que consegue abordar diversas dimensões do problema por meio de instrumentos da pesquisa qualitativa e quantitativa.

Segundo Creswell e Plano (2007 apud CRESWELL, 2010, p. 27), “a pesquisa de métodos mistos é uma abordagem de investigação que combina ou associa as formas qualitativa e quantitativa. Envolve suposições filosóficas, o uso de abordagens qualitativas e quantitativas e a mistura das duas em um estudo”. De acordo com Creswell (2010, p. 241) a pesquisa de método misto recebe também outras denominações, entre elas: integração, síntese, métodos quantitativos e qualitativos, multimétodos e metodologia mista.

Dentre as razões que levaram esse estudo a utilizar duas abordagens de forma integrada e concomitante, está o interesse por uma análise mais abrangente da problemática investigada, considerando nessa investigação múltiplas dimensões do problema. Para isso, foi feito o uso de diferentes estratégias das abordagens qualitativa e quantitativa, tanto na coleta de dados como em sua análise.

Dentre as seis estratégias do estudo de métodos mistos, apresentadas por Creswell (2010, p. 250), os critérios para escolha da estratégia de triangulação concomitante deram-se pelas características da referida estratégia em que o pesquisador coleta os dados qualitativos e quantitativos concomitantemente, a fim de verificar na comparação entre os dois bancos de dados se houve diferenças ou alguma combinação. Além do fato que coletar os dados concomitantemente reduz o tempo destinado a essa etapa da pesquisa.

Um outro fator considerado referente ao tempo limitado para conclusão dessa pesquisa, foi a delimitação do quantitativo de professores envolvidos, atores principais nessa investigação. Para esse fim, foram selecionadas 14 escolas da cidade de Manaus de ensino fundamental, que corresponde a um público de aproximadamente 465 professores. Esse recorte de escolas representa 9% do universo de 157 escolas da SEDUC/AM de ensino fundamental (regular), de tempo parcial da cidade de Manaus. Os critérios adotados nessa seleção foram: (i) escolas com o maior número de turmas e, (ii) escolas com a mesma etapa de ensino nos turnos matutino e vespertino.

Diante do exposto, os procedimentos de coleta de dados utilizados foram: análise de documentos, pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas com quatro gestores do macro sistema, observação de campo para descrição da implementação da HTP nas 14 escolas

participantes da pesquisa e aplicação de questionário em versão eletrônica, enviado aos professores por meio de suas contas de e-mail institucional com questões de múltipla escolha, semiabertas e abertas.

A escolha por entrevista com os quatro gestores do macro sistema se justificou pelo número reduzido de atores envolvidos, mas principalmente pela possibilidade de aprofundamento das concepções e motivos que embasaram as ações que levaram ao desenho e a implantação da política da HTP na SEDUC/AM.

Quanto ao recorte de 14 escolas de ensino fundamental da cidade de Manaus, adotou- se primeiramente pelo número reduzido, uma visita às escolas participantes para divulgação da pesquisa aos professores por meio da fixação de um cartaz de aviso na sala dos professores informando-os sobre o envio do questionário às suas contas de e-mail, temática e objetivo do estudo. Na oportunidade fiz a divulgação com os professores que se encontravam na HTP, sensibilizando-os quanto à importância de suas participações na pesquisa. Foram selecionadas duas escolas de cada coordenadoria distrital com o objetivo de se ter na pesquisa uma representação de professores de todas as zonas da cidade.

E por fim, dado o número significativo de professores das 14 escolas envolvidos na pesquisa e o tempo disponível, assim como para facilitar a aplicação do instrumento e a tabulação dos dados, foi escolhida a ferramenta “Formulário” do aplicativo Google Docs, por permitir a configuração de questões fechadas, semiabertas e abertas. Outro motivo também bastante relevante foi o fato de todos os professores da capital possuírem contas de e-mail vinculadas ao Google, para a utilização do diário digital.

A coleta de dados do questionário foi por amostragem censitária, pois o instrumento foi enviado a todos os professores de ensino fundamental das 14 escolas participantes. A pré- testagem do instrumento foi realizada com 20 professores do meu círculo de trabalho de escolas e da administração da SEDUC/AM. Foram dados dez dias de prazo para o grupo da pré-testagem responder ao questionário, computando ao final nove participações. Apesar de não chegar a 50% do público envolvido, as contribuições foram bastante significativas auxiliando na correção do instrumento.

Após duas semanas do envio do questionário para o e-mail institucional dos professores, verificou-se a participação de apenas 16 respondentes. Considerando a pouca participação inicial, foi feito por meio de ligação telefônica um novo contato com alguns gestores para solicitação de nova divulgação da pesquisa com os professores. Além disso, com a disponibilidade de novas visitas às escolas no turno vespertino, por conta da redução de

três horas na jornada de trabalho dos servidores públicos lotados na administração das secretarias de governo, na terceira semana de aplicação do questionário aos professores, iniciou-se a aplicação em versão impressa. Inicialmente após visita às cinco escolas, computou-se a participação de dez professores, sendo que em uma escola não houve a participação de nenhum dos professores que se encontravam em HTP como também dos restantes no horário do intervalo. Alguns se comprometeram de responder a versão eletrônica. Ao fim da quarta semana, com a aplicação simultânea do questionário eletrônico e impresso registrou-se a participação de 40 professores. Assim, considerando esse ritmo de participação dos professores, o prazo de aplicação do questionário foi ampliado para mais 15 dias, com o objetivo de atingir um mínimo de 10% de participações. Nessa nova fase adotou- se como estratégia em três escolas a participação de alguns gestores escolares como colaboradores. Nessas escolas foram deixadas algumas cópias do questionário para aplicação do instrumento pelos gestores escolares e posterior recolhimento pela pesquisadora.

Pela necessidade de recorte no público alvo (professores), a estratégia de amostragem utilizada na coleta de dados segue a abordagem da pesquisa qualitativa em que os atores são selecionados de forma intencional. As entrevistas realizadas com os gestores do macro sistema também seguem essa estratégia, pois os indivíduos foram selecionados a partir de suas competências na implantação da política da HTP. Segundo Creswell (2010, p. 256), “Na coleta de dados qualitativos, é utilizada a amostragem intencional, e os indivíduos são selecionados porque experimentaram o fenômeno principal”. Portanto, do método quantitativo a análise estatística das questões fechadas e semiabertas do questionário, e do método qualitativo a interpretação dos bancos de dados das questões abertas do questionário, da observação de campo e das respostas às perguntas feitas nas entrevistas com os gestores públicos.

Para maior compreensão dos processos de formulação e implantação da HTP na SEDUC/AM, inicialmente foi definida a realização de entrevistas com quatro gestores do macro sistema da rede de ensino – o secretário da pasta, duas diretoras de departamento e um ex-diretor. Ambos responsáveis por algum aspecto da implantação da HTP na rede de ensino. Vale ressalvar que dois destes gestores não ocupavam as pastas no início da implantação da política a todos professores em 2013. Contudo, por indisponibilidade na agenda da gestora do DGP, esta indicou para responder pelo departamento uma técnica da Gerência de Lotação, que segundo a mesma participou de todo esse processo.