• Nenhum resultado encontrado

1. A HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO: CONTEXTO NACIONAL

1.2 A implantação da Hora de Trabalho Pedagógico pela SEDUC/AM no

1.2.1 Panorama da Rede Estadual de Ensino do Amazonas

Esta subseção tem como objetivo apresentar um panorama da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, por meio da apresentação de informações referentes ao seu histórico, finalidades, atuação e dados gerais de matrículas, número de

29Estudos do CNTE “Atualização do debate da CNTE sobre o piso salarial nacional do magistério público da educação básica – PSPN” de 2014, e de Josete Maria Cangussú Ribeiro “A jornada de trabalho dos professores da escola pública em contexto de políticas de valorização docente e qualidade da educação”.

alunos, professores e escolas de ensino fundamental, da respectiva rede de ensino na cidade de Manaus.

Segundo informações disponíveis na página eletrônica da SEDUC/AM, sua criação se deu através da Lei Nº 1.596, em 05 de janeiro de 1946, com denominação de Diretoria Geral do Departamento de Educação e Cultura. Em 1953 sofreu alteração pela primeira vez na sua denominação recebendo a nomenclatura de Secretaria de Educação, Cultura e Saúde. A atual denominação, apresentada no início desse estudo, foi promovida pela Lei nº 2.600, de 4 de fevereiro de 2000.

As finalidades da SEDUC/AM expostas no referido site eletrônico são: (I) – a formulação, a supervisão, a coordenação, a execução e a avaliação da Política Estadual de Educação; (II) – a execução da Educação Básica: ensino fundamental e médio e modalidades de ensino; e (III) – a assistência, orientação e acompanhamento das atividades dos estabelecimentos de ensino. Constam ainda para cumprimento dessas finalidades, zelar pelo cumprimento das legislações específicas, por intermédio da execução de programas, ações e atividades relacionadas, dentre elas, I – à coordenação do processo de definição, implementação e manutenção de políticas públicas para a educação no Estado.

Assim sendo, infere-se que as políticas de valorização profissional voltadas para a melhoria das condições da jornada de trabalho, situam-se no âmbito da coordenação responsável pelo processo de definição, implantação, implementação e monitoramento das políticas públicas educacionais da rede de ensino, que nesse caso como já foi mencionado nesse estudo é compartilhada por dois departamentos: o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) e o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE).

O Regimento Geral das Escolas Estaduais vigente apresenta no Título II, Capítulo I – Das Escolas da Rede, sete incumbências às escolas estaduais. Dentre elas, destacamos as que têm relação com as atividades desenvolvidas na HTP: (I) elaborar e executar sua proposta pedagógica; e (IV) velar pelo cumprimento do Plano de Trabalho de cada docente. Esta última envolve o acompanhamento da equipe gestora nos planos de ensino, como da própria HTP.

De acordo com dados fornecidos pela Gerência de Pesquisa e Estatística Educacionais (GEPES), tendo como referência o mês de março de 2016, a SEDUC/AM funcionou neste ano com 590 escolas, sendo 54 de tempo integral. Na cidade de Manaus, as 229 escolas estaduais se encontram distribuídas em 07 Coordenadorias Distritais de Educação. Destas,184 ofertam o ensino fundamental, como podemos observar no Quadro 3.

Quadro 3 – Nº de escolas estaduais de ensino fundamental na cidade de Manaus/2016

Por tempo de atendimento Nº de escolas

De tempo parcial (4 horas diárias) 157

De tempo integral (7 horas diárias) 27

Total geral 184

Fonte: Elaboração própria com base em dados cedidos pela SEDUC/DPGF/GEPES/SIGEAM.

De acordo com os dados apresentados, 80% das escolas estaduais localizadas na cidade de Manaus atendem turmas de um dos níveis do ensino fundamental, ou dos dois em turnos diferentes, com um número considerável de escolas com os anos iniciais, o que demonstra que o mesmo ainda não foi municipalizado.

De acordo com dados fornecidos pela SEDUC/GEPES, o total de alunos matriculados nas escolas estaduais de ensino fundamental regular na cidade de Manaus, considerando a matrícula inicial até 11/02/16, foi de 107.427 alunos, com 38.089 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e 69.338 nos anos finais (6º ao 9º ano). No quantitativo apresentado observa-se uma maior concentração de alunos atendidos nos anos finais do ensino fundamental. Segundo a GEPES esses dados são parciais, devido a rede de ensino nesse período ainda se encontrar atendendo novas matrículas.

Quanto ao total geral de professores vinculados à SEDUC/AM, os dados também fornecidos pela GEPES e coletados no MEC/INEP são referentes ao ano de 2015. Dos 15.044 professores da rede estadual, 6.566 trabalharam em escolas localizadas em Manaus. De 10.603 lotados no ensino fundamental, aproximadamente 4.692 professores exerceram em 2015 suas atividades de docência no ensino fundamental de anos iniciais e finais em escolas estaduais localizadas em Manaus. Esse dado é relevante, pois se trata em nível macro do público alvo dessa pesquisa.

As informações utilizadas para a caracterização da estrutura física das escolas da SEDUC/AM foram coletadas inicialmente no portal eletrônico do QEdu, disponibilizados com o objetivo de auxiliar as redes de ensino na elaboração dos seus Planos de Educação.

Tabela 7 – Dependências das Escolas Estaduais do Amazonas - Total Geral /2014

Dependências Nº de escolas Porcentagem de escolas

Biblioteca 489 70%

Cozinha 565 81%

Laboratório de Informática 498 72%

Laboratório de Ciências 206 30%

Quadra de esportes 327 47%

Sala para a diretoria 557 80%

Sala para os professores 562 81%

Fonte: Fonte Censo Escolar/INEP 2014 | Total de Escolas de Educação Básica: 5524 | QEdu.org.br

A partir das informações expressas na Tabela 7, observam-se alguns avanços e desafios aos gestores da rede de ensino, para a melhoria das condições físicas das escolas, das condições de trabalho dos professores e da qualidade da educação.

Dentre os avanços observados, destaca-se que 72% das escolas possuem laboratórios de informática, faltando, porém, maiores informações sobre a situação de funcionamento desse espaço pedagógico. Dos aspectos observados de estrutura física, as dependências em piores condições e que são básicos para a oferta de uma educação de qualidade, estão: (i) 70% das escolas não têm laboratório de ciência e (ii) 53% não possuem quadra de esporte.

Para que a HTP cumpra com seu objetivo de melhorar a qualidade do trabalho dos professores em sala de aula, e por consequência a qualidade da educação, é indispensável que o local para sua realização seja no mínimo adequado ao estudo, considerando que a prevalência do trabalho do professor é intelectual.

De acordo com dados da Tabela 7, 19% do total das escolas da SEDUC/AM não possuem sala dos professores. Mesmo não sendo um dado atual esse número é significativo, pois constitui para essas escolas um desafio ainda maior, visto a inexistência de espaços para a socialização entre os professores e destes com a equipe gestora, como para a realização da HTP. Nesse contexto, o cumprimento da HTP no local de trabalho, descrito nas normativas da referida rede, passa a ser um obstáculo na implementação da política. Como comentado anteriormente nesse estudo, a melhoria das condições de trabalho dos professores perpassa não somente pelos eixos da carreira, jornada e salário, mas também pelas boas condições de trabalho.