• Nenhum resultado encontrado

Acções SAG Evolução das cotações em

1

1.1

1.2

1.3

1.4

1.5

1.6

1.7

Jan/04

Fev/04

Mar/04

Abr/04

Mai/04

Jun/04

Jul/04

Ago/04

Set/04

Out/04

Nov/04

Dez/04

Numa análise mais detalhada pode ver-se também que o ano 2004 foi marcado por uma forte volatilidade do titulo. Até meados de Abril, o titulo registou uma boa performance animado pelo recuperação do mercado accionista português, com o índice PSI20 a crescer aproximadamente 14%. Após este período inicial, inicia-se um período de queda quasi-continua da cotação do titulo até inicio de Setembro, reflectindo simultaneamente o impacto das transacções se realizarem ex-dividend a partir do final de Abril, a perspectiva de saída do índice PSI20 no início de Julho, as reduzidas perspectivas económicas e a perda

de quota de mercado do Grupo no mercado nacional de veículos novos. Após a apresentação dos resultados semestrais os investidores voltaram a ganhar confiança nas perspectivas do Grupo, tendo o titulo ultrapassado ligeiramente a evolução do índice PSI20 até ao final de 2004.

A partir de Novembro de 2004, a SAG adquiriu 1.200.312 acções próprias a um preço médio de EUR 1,29, terminando o ano detendo 1,987% do total das acções da SAG.

Estas aquisições foram realizadas ao abrigo da autorização da assembleia geral de accionistas de 31 de Março de 2004, tendo sido realizadas por o Conselho de Administração da SAG entender que os preços praticados no mercado não reflectirem o real valor da empresa, ao mesmo tempo que contribuíram para aumentar a liquidez das acções no mercado.

Política de distribuição de dividendos

A administração da Sociedade, tendo em conta a natureza dos negócios do Grupo e os projectos de investimento, tem proposto uma política de dividendos expressiva, que se tem traduzido nos últimos anos num pay out francamente acima de 50% dos resultados consolidados do Grupo. Em 2001 a SAG iniciou a política de distribuição de dividendos intercalares que viria a suspender em 2003 em face da elevada incerteza relativa à evolução das actividades do Grupo, num ano marcado pela forte retracção do sector automóvel nacional. Em 2004 a SAG retomou a política de distribuição de dividendos intercalares.

Dividendo ilíquido (Cêntimos por Acção) Ano de Exercício Intercalar* Final** Total

2001 6,0 9,6 15,6

2002 6,0 6,5 12,5

2003 8,1 8,1

2004 2,8 3,7 6,5

* Distribuído em Outubro do próprio ano do Exercício. ** Distribuído em Abril do exercício seguinte.

2003 - O dividendo intercalar foi suspenso

2004 - O seu valor total representa a proposta da Administração.

Em termos da futura política de distribuição de dividendos, mantém-se o compromisso de distribuir, pelo menos, 50% dos resultados consolidados do Grupo. No que se refere ao exercício de 2004, o Conselho de Administração propõe uma distribuição total de dividendos correspondente a 60% dos resultados consolidados.

Planos de atribuição de acções e/ou opções de aquisição de acções

Não existem quaisquer planos de atribuição de acções ou de opções de aquisição de acções.

Negócios e operações realizados entre a sociedade e os órgãos de administração e fiscalização, titulares de participações qualificadas ou sociedades em relação de domínio ou de grupo, desde que significativos em termos económicos para qualquer das partes envolvidas

do artº 397 do CSC, a celebração de Financiamento Mezzanino no montante de USD 16.000.000 entre a SAG do Brasil, SA e a Volpe Holdings, LLC, sociedade integralmente detida pelo Dr. João Manuel de Quevedo Pereira Coutinho.

Gabinete de Apoio ao Investidor

A sociedade dispõe, desde 1998, de um Gabinete de Apoio ao Investidor, coordenado pelo representante para as Relações com o Mercado, que centraliza todas as questões formuladas pelos agentes de mercado, assegurando a difusão de informação aos accionistas e ao mercado em geral em condições de igualdade e que mantém o contacto com a entidade reguladora.

Assim, todas as informações relativas à performance financeira e operacional das participadas do Grupo são disponibilizadas à comunidade investidora através do Gabinete de Apoio ao Investidor.

Da mesma forma, toda a comunicação institucional da Sociedade com os órgãos de comunicação social é feita através do Gabinete de Apoio ao Investidor.

Vias de acesso: Telefone 21359 66 71 Fax 21 359 66 74

E-mail investor.relations@sag.pt

O Grupo dispõem de um site institucional na Internet - www.sag.pt -, através do qual todos os interessados podem aceder e obter toda a informação de carácter financeiro publicada, incluindo documentos de prestação de contas, bem como as apresentações institucionais, comunicados de factos relevantes e outros comunicados divulgados à imprensa, e ainda os anúncios de Assembleias Gerais e documentação relacionada. No sítio da Sociedade encontra-se também disponível um Calendário de Eventos (base semestral), no qual se poderão consultar os acontecimentos de maior relevo.

Representante para as Relações com o Mercado – Filipe Xavier Pintado

Comissão de Vencimentos

A Comissão de Vencimentos, eleita quadrienalmente, com competências em matéria de políticas de remuneração, tem a seguinte composição:

- Dr. Lopo Roque de Pinho Cancella de Abreu - Dr. Luís de Magalhães Reynolds de Abreu Coutinho - Dr. João Francisco de Freitas Cruz Caldeira

Remuneração Anual paga ao Auditor

O valor das remunerações pagas ou colocadas à disposição dos Auditores da Sociedade, ou de outras pessoas singulares ou colectivas pertencentes à mesma rede, por pessoas colectivas em relação de domínio ou de grupo com a Sociedade foi, em 2004, como se segue (valores expressos em Euros):

Serviços de Revisão Legal das Contas 337.047 Serviços relacionados com a revisão legal das contas 78.812 Serviços de Consultoria Fiscal 185.079

A Ernst & Young tem estabelecido um sistema interno de controlo e monitorização das políticas estabelecidas em matéria de independência, quer da firma, quer dos seus profissionais, as quais obedecem as normas de independência vigentes a nível nacional e internacional, as ameaças à independência e as respectivas salvaguardas.

Nesta política, estão estabelecidos os serviços expressamente proibidos pelo risco que estes apresentam à independência do auditor.

Paralelamente, a independência pessoal de cada profissional é monitorizada através de um processo interno, apoiado numa ferramenta informática, através da qual cada sócio, gerente e colaborador profissional atesta regularmente o seu conhecimento da referida política e declara o seu cumprimento com a mesma.

Periodicamente são efectuadas acções de formação sobre a referida política.

A monitorização do cumprimento da política de independência a nível mundial é efectuada através de auditorias internas regulares, conduzidas por auditores da organização externos à firma Portuguesa.

Os serviços de consultoria fiscal prestados ao Grupo englobaram a revisão de declarações fiscais e a assistência em matérias relacionadas com planeamento fiscal e aconselhamento pontual sobre assuntos fiscais. Salienta-se que todos os serviços prestados são permitidos tendo em conta quer o disposto na Recomendação da Comissão Europeia nº. C (2002) 1873, de 16 de Maio de 2002, quer e versão da 8ª Directiva da União Europeia sobre auditorias estatutárias, actualmente em discussão.

Seguindo a política estabelecida, na prestação destes serviços, foi assegurada a independência total em relação às decisões da Empresa ou de qualquer das suas filiais sobre matérias fiscais ou outras relacionadas.