• Nenhum resultado encontrado

Distribuição Automóvel – SIVA

C. Perspectivas de Evolução das Actividades do Grupo

I. Distribuição Automóvel – SIVA

Uma forte dinâmica de produto, uma organização comercial motivada e empenhada, com parceiros de negócio envolvidos no processo de criação de valor, uma atenção permanente à evolução das tendências do mercado e um cuidado redobrado em satisfazer os desejos e necessidades dos nossos clientes, levam-nos a prever um crescimento, face a 2004, dos volumes de vendas e das quotas de mercado das Marcas representadas pela SIVA.

Volkswagen - Veículos Ligeiros de Passageiros

O ano de 2005 será de grande importância para a Marca Volkswagen. O facto de se apresentarem ao longo do ano 8 novos lançamentos é só por si revelador do empenho e motivação com que a Marca reforça as suas ambições para o ano que agora se inicia. O primeiro trimestre do ano é ainda marcado pela introdução na gama Golf de uma referência mítica do mercado automóvel, o Golf GTI, equipado com um motor 2.0 FSI Turbo de 200cv.

Em Março, a apresentação do Golf Plus, permitirá complementar a imagem do Golf com um elemento importante da família, vocacionado para um segmento mais familiar, o qual virá reforçar a oferta da marca no segmento médio – o de maior crescimento em Portugal. Um mês mais tarde surgirá o verdadeiro porta-estandarte da imagem “Premium” da Marca: o novo Passat, na sua versão “limousine”, introduz argumentos ímpares de excelência tecnológica e inaugura uma verdadeira ruptura “emocional” no design da Marca.

Antes do Verão, a ofensiva prossegue com um duplo-lançamento no segmento dos utilitários: o novo Polo e o Fox. O primeiro volta a criar o efeito novidade tão importante neste segmento ao mesmo tempo que dinamiza a imagem do Polo. O segundo refresca decisivamente a proposta de veículo de acesso à gama, conquistando clientelas mais jovens.

Na segunda metade do ano, a gama Passat ficará completa com o lançamento da versão Variant e a oferta da Marca será completada pelo novo Bora – um veículo com características e design dinâmicos cujo preço facilitará o acesso ao segmento médio-alto. Entretanto, também o New Beetle sofrerá um face-lift em Agosto que virá dar um toque de juventude a um modelo tão importante para a imagem de irreverência da marca.

Com a renovação de cerca de 2/3 dos modelos da gama, e apesar de se prever um crescimento tímido do mercado total, as perspectivas comerciais da Volkswagen para 2005 são muito animadoras, prevendo-se um crescimento da quota de mercado.

A Marca continuará a apostar no desporto automóvel com a participação da equipa VW GALP RACING no Campeonato Nacional de Ralis 2005.

Volkswagen – Veículos Comerciais

O ano de 2005 será sobretudo um ano de consolidação, onde a marca procurará manter a tendência de crescimento exponencial revelada em 2004.

Em termos de lançamentos, as novidades situam-se em nichos de mercado, nomeadamente pelo lançamento da nova Volkswagen CALIFORNIA (auto-caravana), pelo lançamento da nova Volkswagen MULTIVAN (MPV de luxo) e finalmente pelo lançamento da versão de passageiros na gama Caddy – Caddy Kombi e Caddy Life.

Audi

Para 2005 a Marca Audi pretende consolidar a sua presença no segmento Premium do mercado automóvel reforçando a sua posição de líder das marcas de prestigio.

Identificam-se outros objectivos a atingir ao longo do ano:

- Desenvolver as ferramentas de CRM que permitam dar sequência a um processo de contacto directo e privilegiado com os Clientes;

- Proceder ao lançamento comercial e apresentação de dois novos modelos de grande importância em termos de imagem e consolidação da posição da Marca: o novo Audi A6 Avant, cujo lançamento comercial terá lugar em Abril e o novo Audi Q7 – 1º SUV da Marca e que iniciará uma nova família de modelos. Este novo modelo, tem apresentação prevista para Setembro de 2005, e comercialização no início de 2006. Desta forma, a Marca dará sequência à estratégia delineada de manter um crescimento sustentado, permitindo à sua organização comercial consolidar os investimentos efectuados, o que só é possível mantendo um nível de vendas e de actividade após-venda que vá de encontro às expectativas do mercado e permita rentabilizar a exploração do negócio de forma global, aumentando o “Valor” da Marca.

Škoda

2005 apresenta importantes desafios para a Marca, destacando-se o lançamento no início do ano do novo ŠkodaFabia e em Abril do novo ŠkodaOctavia Break.

Será dada continuidade à presença da ŠkodaSKODA no Campeonato Nacional de Ralis com a presença de três equipas agora semi-oficiais representando o todo nacional pela integração de uma equipa da Madeira e outra dos Açores.

Marcas de Luxo (Bentley e Lamborghini)

Para 2005 será de esperar a continuação da boa performance ao nível das vendas, tanto do Bentley Continental GT como do Lamborghini Gallardo, ano este que irá assistir igualmente ao lançamento do Bentley Continental Flying Spur e do Lamborghini Gallardo Spider, versões que irão contribuir de forma significativa para o número final de unidades vendidas. É de esperar igualmente alguma recuperação ao nível do após-venda, fundamentalmente devido à introdução dos novos modelos já referidos, tanto em 2004 como durante 2005.

Peças e Acessórios

Apesar da existência de factores que irão, naturalmente, influenciar negativamente o negócio das Peças e Acessórios – como sejam, por exemplo, a diminuição do parque circulante de viaturas com idade inferior a 4 anos, a tendência para um alargamento dos intervalos de manutenção e o aumento dos níveis de concorrência –, perspectivamos uma consolidação dos actuais níveis de vendas.

Esta perspectiva assenta, não apenas, nos resultados das acções já iniciadas durante o ano transacto, mas sobretudo no desenvolvimento de novas iniciativas de âmbito logístico e comercial, que permitirão manter elevados níveis de qualidade de serviço e reforçar a competitividade e atractividade dos nossos produtos junto do mercado.

II. Retalho – Viaturas Novas