• Nenhum resultado encontrado

Aceder ao QSYS.LIB através da interface do sistema de ficheiros integrado

O sistema de ficheiros QSYS.LIB pode ser acedido através da interface do sistema de ficheiros integrado utilizando o servidor de ficheiros do i5/OS ou as APIs, ecrãs de utilizador e comandos do sistema de ficheiros integrado.

Lista de autorizações QPWFSERVER no sistema de ficheiros QSYS.LIB

QPWFSERVER é uma lista de autorizações (tipo de objecto *AUTL) que fornece requisitos de acesso adicionais a todos os objectos do sistema de ficheiros QSYS.LIB que estejam a ser acedidos através de clientes remotos.

As autoridades especificadas nesta lista de autorizações aplicam-se a todos os objectos existentes no sistema de ficheiros QSYS.LIB.

A autoridade predefinida para este objecto é PUBLIC *USE. O administrador pode utilizar os comandos EDTAUTL (Editar lista de autorizações) ou WRKAUTL (Trabalhar com a lista de autorizações) para alterar o valor desta autoridade. O administrador pode atribuir a autoridade PUBLIC *EXCLUDE à lista de autorizações, de modo a que o público em geral não possa aceder a objectos de QSYS.LIB a partir de clientes remotos.

Restrições de processamento de ficheiros no sistema de ficheiros QSYS.LIB

Seguem-se algumas restrições a ter em consideração ao processar ficheiros no sistema de ficheiros QSYS.LIB.

v Não são suportados ficheiros lógicos.

v Os ficheiros físicos suportados para o acesso em modo de texto são ficheiros físicos descritos pelo programa, que contêm um único campo, bem como ficheiros físicos origem, que contêm um único campo de texto. Os ficheiros físicos suportados para o acesso em modo binário incluem ficheiros físicos descritos externamente, para além dos ficheiros suportados para acesso em modo de texto.

v O bloqueio de intervalo de bytes não é suportado. Para obter mais informações sobre o bloqueio no intervalo de bytes, consulte o tópico fcntl()--Executar Comando de Controlo de Ficheiros.

v Se qualquer trabalho tiver um membro de ficheiro de base de dados aberto, é concedido apenas a um trabalho o acesso de escrita para esse membro do ficheiro, em qualquer altura. Aos outros pedidos, só é permitido o acesso de leitura.

Suporte para espaços de utilizador no sistema de ficheiros QSYS.LIB

QSYS.LIB suporta operações de entrada e saída de sequência para objectos de espaço do utilizador. Por exemplo, um programa pode escrever dados de sequência num espaço de utilizador e ler dados a partir de um espaço de utilizador. O tamanho máximo de um espaço de utilizador é de 16 776 704 bytes.

Repare que os espaços de utilizador não estão identificados com um CCSID (identificador do conjunto de caracteres codificados). Deste modo, o CCSID devolvido é o CCSID predefinido para o trabalho.

Suporte para ficheiros de salvaguarda no sistema de ficheiros QSYS.LIB

O sistema de ficheiros QSYS.LIB suporta operações de I/O de sequência para objectos de ficheiros de salvaguarda.

Por exemplo, um ficheiro de salvaguarda existente tem dados que podem ser lidos ou copiados para outro ficheiro, até ser necessário colocá-los num objecto diferente de ficheiro de salvaguarda existente e vazio. Quando um ficheiro de salvaguarda é aberto para escrita, não são permitidas outras ocorrências abertas do ficheiro. Um ficheiro de salvaguarda permite várias ocorrências abertas para leitura, desde que nenhum trabalho tenha mais do que uma ocorrência aberta do ficheiro para leitura. Não é possível abrir um ficheiro de salvaguarda para acesso de leitura/escrita. As operações de I/O de sequência em dados do ficheiro de salvaguarda não são permitidas quando estão a ser executados vários módulos num trabalho.

As operações de I/O de sequência num ficheiro de salvaguarda não são suportadas quando o referido ficheiro ou o respectivo directório estão a ser exportados através do Network File System. É, no entanto, possível ter acesso às mesmas a partir de clientes de PC e através do sistema de ficheiros QFileSvr.400.

Sensibilidade a maiúsculas e minúsculas no sistema de ficheiros QSYS.LIB

Normalmente, o sistema de ficheiros QSYS.LIB não efectua a distinção entre maiúsculas e minúsculas nos nomes dos objectos.

A procura dos nomes dos objectos tem o mesmo resultado, independentemente de os caracteres dos nomes estarem em maiúsculas ou minúsculas.

No entanto, se um nome estiver entre plicas, o tipo de letra dos caracteres mantém-se inalterado. Por conseguinte, a procura que envolva nomes escritos entre plicas é sensível a maiúsculas e minúsculas do nome entre plicas.

Nomes de caminhos no sistema de ficheiros QSYS.LIB

Cada componente do nome de caminho tem de conter o nome do objecto seguido do tipo do objecto. v Por exemplo:

/QSYS.LIB/QGPL.LIB/PRT1.OUTQ /QSYS.LIB/EMP.LIB/PAY.FILE/TAX.MBR

O nome do objecto e o tipo de objecto são separados por um ponto (.). Os objectos numa biblioteca podem ter o mesmo nome se tiverem tipos de objectos diferentes, pelo que o tipo de objecto tem de ser especificado para identificar o objecto de forma exclusiva.

v O nome do objecto em cada componente pode ter até 10 caracteres de comprimento e o tipo de objecto pode ter até 6 caracteres de comprimento.

v A hierarquia de directórios em QSYS.LIB pode ter dois ou três níveis (dois ou três componentes no nome de caminho), dependendo do tipo de objecto que estiver a ser acedido. Se o objecto for um ficheiro de base de dados, a hierarquia pode conter três níveis (biblioteca, ficheiro, membro); caso contrário, só poderão existir dois níveis (biblioteca, objecto). A combinação do comprimento de cada nome do componente e o número de níveis de directórios determina o comprimento máximo do nome de caminho.

Se os sistemas de ficheiros "raiz" (/) e QSYS.LIB estiverem incluídos como os primeiros dois níveis, a hierarquia de directórios de QSYS.LIB pode ter até cinco níveis.

v Os caracteres nos nomes são convertidos no CCSID 37, quando os nomes são armazenados. No entanto, os nomes entre plicas são armazenados utilizando o CCSID do trabalho.

Conceitos relacionados

“Nome de caminho” na página 14

Um nome do caminho (também designado nomedocaminho em alguns sistemas) indica ao sistema como localizar um objecto.

Ligações no sistema de ficheiros QSYS.LIB

Não é possível criar nem armazenar ligações simbólicas no sistema de ficheiros QSYS.LIB.

A relação entre uma biblioteca e os objectos numa biblioteca é equivalente a uma ligação permanente entre a biblioteca e cada objecto na biblioteca. O sistema de ficheiros integrado processa a relação biblioteca-objecto como uma ligação. Deste modo, é possível efectuar a ligação entre um sistema de ficheiros que suporte ligações simbólicas e um objecto no sistema de ficheiros QSYS.LIB.

Conceitos relacionados “Ligação” na página 10

Uma ligação é uma associação com nome entre um directório e um objecto. Um utilizador ou programa pode indicar ao servidor onde encontrar um objecto, especificando o nome de uma ligação ao objecto. Uma ligação pode ser utilizada como um nome de caminho ou parte de um nome de caminho.

Utilizar comandos e ecrãs do sistema de ficheiros integrado no sistema de

ficheiros QSYS.LIB

Existem vários comandos e ecrãs do sistema de ficheiros integrado que são válidos no sistema de ficheiros QSYS.LIB.

Os comandos listados no tópico “Aceder utilizando comandos de CL” na página 74 podem operar no sistema de ficheiros QSYS.LIB, com as seguintes restrições:

v O comando Adicionar Ligação (ADDLNK) (Add Link) só pode ser utilizado para criar uma ligação simbólica para um objecto em QSYS.LIB.

v As operações em ficheiros só podem ser efectuadas nos ficheiros físicos descritos pelo programa e nos ficheiros físicos origem.

v Os comandos Activar Diário (STRJRN) (Start Journal) e Terminar Diário (ENDJRN) (End Journal) não podem ser utilizados em ficheiros físicos de base de dados ou em bibliotecas.

v Os comandos que se seguem não são suportados: – Dar Entrada de Objecto (CHKIN) (Check In Object)) – Dar Saída de Objecto (CHKOUT) (Check Out Object)

– Regenerar ligações de objectos (RCLLNK) (Reclaim Object Links)

Aplicam-se as mesmas restrições aos ecrãs do utilizador, que as descritas em “Aceder utilizando menus e ecrãs” na página 73.

Utilizar APIs do sistema de ficheiros integrado no sistema de ficheiros QSYS.LIB

Existem várias APIs do sistema de ficheiros integrado que são válidas no sistema de ficheiros QSYS.LIB. As APIs listadas no tópico “Executar operações utilizando APIs” na página 124 podem operar no sistema de ficheiros QSYS.LIB, com as seguintes restrições:

v As operações em ficheiros só podem ser efectuadas nos ficheiros físicos descritos pelo programa e nos ficheiros físicos origem.

v A função symlink() só pode ser utilizada para efectuar a ligação a um objecto em QSYS.LIB a partir de outro sistema de ficheiros que suporte ligações simbólicas.

v As APIs QjoStartJournal() e QjoEndJournal() não podem ser utilizadas em ficheiros físicos de base de dados ou em bibliotecas.

Informações relacionadas

Interfaces de programação de aplicações (APIs)