• Nenhum resultado encontrado

Todas as operações possíveis através dos menus e ecrãs do sistema de ficheiros integrado podem ser efectuadas introduzindo comandos de CL (Control Language). Estes comandos podem ser operados em ficheiros e outros objectos de qualquer sistema de ficheiros acessível através da interface do sistema de ficheiros integrado.

Aceder utilizando comandos de CL

Todas as operações possíveis através dos menus e ecrãs do sistema de ficheiros integrado podem ser efectuadas introduzindo comandos de CL (Control Language). Estes comandos podem ser operados em ficheiros e outros objectos de qualquer sistema de ficheiros acessível através da interface do sistema de ficheiros integrado.

A Tabela 1 resume os comandos do sistema de ficheiros integrado. Para obter mais informações sobre comandos de CL especificamente relacionados com sistemas de ficheiros definidos pelo utilizador, sobre o Network File System e sistemas de ficheiros montados, em geral, consulte os tópicos “Sistemas de

ficheiros definidos pelo utilizador (UDFSs)” na página 35 e “Network File System (NFS)” na página 66. Sempre que um comando execute a mesma operação que um comando do OS/2 ou do DOS, é fornecido um nome de alternativo (como nome de comando alternativo) para comodidade dos utilizadores do OS/2 e do DOS.

Tabela 7. Comandos do sistema de ficheiros integrado

Comando Descrição Nome alternativo

ADDLNK3

Adicionar ligação. Adiciona uma ligação entre um directório e um objecto.

ADDMFS3 Adicionar sistema de ficheiros instalado. Coloca sistemas de

ficheiros exportados do servidor remoto em directórios de cliente locais.

MOUNT

APYJRNCHG2 3

Aplicar alterações registadas em diário. Utiliza entradas de diário para aplicar alterações ocorridas desde que um objecto registado em diário foi guardado ou para aplicar alterações até um determinado ponto.

CHGATR3

Alterar atributo. Alterar um atributo para um único objecto, para um grupo de objectos ou para uma árvore de directórios onde o directório, o respectivo conteúdo e o conteúdo de todos os subdirectórios nele incluídos que têm o atributo alterado. CHGAUD3

Alterar valor de auditoria. Activa ou desactiva a auditoria de um objecto.

CHGAUT3 Alterar autoridade. Concede uma autoridade específica para um

objecto a um utilizador ou a um grupo de utilizadores. CHGCURDIR3

Alterar directório actual. Altera o directório para ser utilizado como directório actual.

CD, CHDIR

CHGJRNOBJ2 3

Alterar objectos registados em diário. Altera os atributos de registo em diário de um objecto ou lista de objectos sem ter de terminar e reiniciar o registo em diário do objecto.

CHGNFSEXP Alterar exportação do sistema de ficheiros da rede. Adiciona árvores de directórios ou remove-as da tabela de exportação que é exportada para os clientes de NFS.

EXPORTFS

CHGOWN3

Alterar proprietário. Transfere a propriedade de um objecto de um utilizador para outro.

CHGPGP3

Alterar grupo principal. Altera o grupo principal de um utilizador para outro.

CHKIN3

Dar entrada. Dá entrada a um objecto ao qual previamente tinha sido dada saída.

CHKOBJITG3

Verificar Integridade do Objecto. Verifica objectos relativamente a quaisquer violações à integridade.

CHKOUT3 Dar saída. Dá saída a um objecto, o que impede que seja alterado

por outros utilizadores. CPY3

Copiar. Copia um único objecto ou um grupo de objectos. COPY CPYFRMSTMF3

Copiar de ficheiro de dados contínuos. Copia dados de um ficheiro de dados contínuos para um membro de ficheiro de base de dados.

CPYTOSTMF3

Copiar para ficheiro de dados contínuos. Copia dados de um membro de ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos.

Tabela 7. Comandos do sistema de ficheiros integrado (continuação)

Comando Descrição Nome alternativo

CRTDIR3 Criar directório. Adiciona um novo directório ao sistema. MD, MKDIR

CRTUDFS3

Criar UDFS. Cria um Sistema de Ficheiros Definido pelo Utilizador.

CVTDIR Converter directório. Fornece informações acerca da conversão de directórios do sistema de ficheiros integrado do formato *TYPE1 para o formato *TYPE2.

CVTRPCSRC Converter origem de RPC. Gera código C de um ficheiro de entrada escrito na linguagem de Chamada de Procedimento Remoto (RPC).

RPCGEN

DLTUDFS3 Eliminar UDFS. Elimina um Ficheiro Definido pelo Utilizador.

DSPAUT Visualizar autoridade. Mostra uma lista de utilizadores autorizados de um objecto e as respectivas autoridades para o mesmo.

DSPCURDIR Visualizar directório actual. Mostra o nome do directório actual. DSPJRN2 3

Visualizar diário. Converte as entradas de diário (existentes em um ou mais receptores) num formato adequado à representação externa.

DSPLNK Visualizar ligações de objecto. Mostra uma lista de objectos num directório e fornece opções de visualização das informações referentes aos objectos.

DSPF Visualizar ficheiro de dados contínuos. Apresenta um ficheiro de dados contínuos ou um ficheiro de base de dados.

DSPMFSINF Visualizar informações sobre o sistema de ficheiros montado. Apresenta informações sobre um sistema de ficheiros montado.

STATFS

DSPUDFS Visualizar UDFS. Mostra o Sistema de Ficheiros Definido pelo Utilizador.

EDTF Editar ficheiro de dados contínuos. Edita um ficheiro de dados contínuos ou um ficheiro de base de dados.

ENDJRN2 3 Terminar registo em diário. Termina o registo em diário das

alterações efectuadas a um objecto ou lista de objectos.

ENDNFSSVR Terminar servidor do sistema de ficheiros da rede. Termina um ou todos os daemons de NFS no servidor e no cliente.

ENDRPCBIND Terminar daemon do processador de enlaces de RPC. Termina o daemon RPCBind de Chamada de Procedimento Remoto (RPC). MOV3

Mover. Move um objecto para um directório diferente. MOVE PRTDIRINF Imprimir informações do directório. É utilizado para imprimir

informações do directório relativas a objectos do sistema de ficheiros integrado recolhidas através do comando Obter informações do directório (RTVDIRINF).

RCLLNK3

Recuperar Ligações de Objecto. Identifica e, se possível, corrige os problemas em sistemas de ficheiros montados em utilização. RCVJRNE2 3 Receber entrada de diário. Permite a um programa de saída do

utilizador especificado receber de forma contínua entradas de diário.

RLSIFSLCK3

Libertar bloqueios do sistema de ficheiros integrado. Liberta todos os bloqueios no intervalo de bytes retidos por um cliente de NFS ou de um objecto.

RMVDIR3

Tabela 7. Comandos do sistema de ficheiros integrado (continuação)

Comando Descrição Nome alternativo

RMVLNK3 Remover ligação. Remove a ligação a um objecto. DEL, ERASE

RMVMFS3

Remover sistema de ficheiros instalado. Remove os sistemas de ficheiros exportados do servidor remoto dos directórios de cliente locais.

UNMOUNT

RNM3

Mudar o nome. Altera o nome de um objecto num directório. REN RPCBIND Iniciar daemon de processador de enlaces de RPC. Inicia o

Daemon RPCBind de chamada de procedimento remoto (RPC). RST3 Restaurar. Copia um objecto ou grupo de objectos de um

dispositivo de cópia de segurança para o sistema.

RTVCURDIR Obter directório actual. Obtém o nome do directório actual e coloca-o numa variável especificada (utilizada em programas de CL)

RTVDIRINF Obter informações do directório. É utilizado para recolher atributos de objectos no sistema de ficheiros integrado. RTVJRNE2 3

Recuperar Entrada de Diário. Permite obter uma entrada de diário específica e apresentar os resultados em variáveis de CL. SAV3

Guardar. Copia um objecto ou grupo de objectos do sistema para um dispositivo de cópia de segurança.

SNDJRNE2 3

Enviar entrada de diário. Adiciona as entradas de diário do utilizador, associadas por opção a um objecto registado em diário, a um receptor de diário.

STRJRN2 3

Iniciar registos em diário. Inicia o registo de alterações em diário (efectuadas num objecto ou numa lista de objectos) num diário específico.

STRNFSSVR Iniciar servidor do sistema de ficheiros da rede. Inicia um ou todos os daemons de NFS no servidor e no cliente.

WRKAUT Trabalhar com autoridade. Mostra uma lista de utilizadores e as respectivas autoridades e fornece opções para adicionar um utilizador, alterar uma autoridade de utilizador ou remover um utilizador.

WRKLNK Trabalhar com ligações de objectos. Mostra uma lista de objectos num directório e fornece opções para executar acções nos objectos. WRKOBJOWN1

Trabalhar com objectos por proprietário. Mostra uma lista de objectos que são propriedade de um perfil de utilizador e fornece opções para executar acções nos objectos.

WRKOBJPGP1

Trabalhar com objectos por grupo principal. Mostra uma lista de objectos controlados por um grupo principal e fornece opções para executar acções nos objectos.

Notas:

1. Os comandos WRKOBJOWN e WRKOBJPGP podem apresentar todos os tipos de objectos, mas podem não ser completamente funcionais em todos os sistemas de ficheiros.

2. Consulte Gestão de diário (Journal management) no Information Center do i5/OS para obter mais informações.

3. Estes comando são activados por Unicode. Consulte Suporte de Unicode em linguagem de controlo no Information Center do i5/OS para obter mais informações.

Conceitos relacionados

“Sistemas de Ficheiros” na página 24

Um sistema de ficheiros fornece-lhe o suporte para aceder a segmentos específicos de armazenamento que estão organizados como unidades lógicas. Estas unidades lógicas no servidor são ficheiros, directórios, bibliotecas e objectos.

Tarefas relacionadas

“Aceder utilizando menus e ecrãs” na página 73

Pode executar operações em ficheiros e outros objectos no sistema de ficheiros integrado utilizando um conjunto de menus e ecrãs fornecidos pelo sistema.

Informações relacionadas CL (Control language)