• Nenhum resultado encontrado

Copiar dados utilizando funções de transferência de dados

As aplicações de transferência de dados existentes no programa licenciado IBM i Access Family

apresentam como vantagens uma interface gráfica acessível, bem como a conversão automática de dados em caracteres e valores numéricos.

No entanto, a transferência de dados requer a instalação do produto IBM i Access Family e a utilização de recursos de PC e do i5/OS e comunicações entre os dois.

Se tiver instalado o IBM i Access Family no PC e no seu servidor, pode utilizar as aplicações de transferência de dados para transferir dados entre ficheiros de dados contínuos e ficheiros de base de dados. Pode também transferir dados para um novo ficheiro de base de dados, com base num ficheiro de base de dados existente, para um ficheiro de base de dados descrito externamente ou para um novo ficheiro e uma nova definição de ficheiro de base de dados.

Transferir dados de um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos:

para transferir um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos no servidor, execute os seguintes passos.

1. Estabeleça uma ligação ao sistema.

2. Defina uma unidade de rede para o caminho adequado, no sistema de ficheiros do i5/OS. 3. Na janela do IBM i Access for Windows, faça clique em Transferência de Dados Do System i. 4. Seleccione o sistema a partir do qual pretende efectuar a transferência.

5. Seleccione os nomes de ficheiros, utilizando a biblioteca e o nome de ficheiro de base de dados do i5/OS como origem da cópia e a unidade de rede para a localização do ficheiro de dados contínuos resultante. Também pode clicar em Detalhes do Ficheiro de PC (PC File Details) para seleccionar o formato do ficheiro de PC para o ficheiro de dados contínuos. A transferência de dados suporta tipos de ficheiros de PC comuns como, por exemplo, texto ASCII, BIFF3, CSV, DIF, Texto delimitado por tabulações ou WK4.

6. Faça clique em Transferir dados do System i para executar a transferência de ficheiros. Também pode executar esta movimentação de dados num trabalho batch através de aplicações de transferência de dados. Proceda do modo descrito anteriormente, mas seleccione a opção de menu Ficheiro (File)para guardar o pedido de transferência. A aplicação Transferência de Dados para o System i cria um ficheiro .DTT ou .TFR. A aplicação Transferência de Dados Do System i cria um ficheiro .DTF ou .TTO. No directório IBM i Access Family, podem ser executados dois programas em batch a partir da linha de comandos:

v RTOPCB requer um ficheiro .DTF ou .TTO como parâmetro v RFROMPCB requer um ficheiro .DTT ou .TFR como parâmetro

Pode definir qualquer um destes comandos para execução programada utilizando uma aplicação de marcação. Por exemplo, pode utilizar a ferramenta System Agent Tool (incluída no pacote Microsoft®®

Plus) para especificar o programa a executar (por exemplo, RTOPCB MYFILE.TTO) e a hora a que pretende executar o programa.

Transferir dados de um ficheiro de dados contínuos para um ficheiro de base de dados:

Para transferir um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos no sistema, execute os seguintes passos.

1. Estabeleça uma ligação ao sistema.

2. Defina uma unidade de rede para o caminho adequado, no sistema de ficheiros do i5/OS. 3. A partir da janela do IBM i Access for Windows, faça clique em Transferência de Dados Para o

System i.

4. Seleccione o nome do ficheiro de PC que pretende transferir. Para o nome do ficheiro de PC, pode seleccionar Procurar (Browse) para especificar a unidade de rede atribuída e escolher um ficheiro de dados contínuos. Também pode utilizar um ficheiro de dados contínuos localizado no próprio PC. 5. Seleccione o sistema onde pretende que o ficheiro de base de dados descrito externamente fique

localizado.

6. Faça clique em Transferir dados para o System i, para executar a transferência de ficheiros.

Nota: Se estiver a mover dados para uma definição de ficheiro de base de dados existente no sistema, a aplicação Transferência de Dados para o System i exige a utilização de um ficheiro de

descrição de formato associado (FDF). Um ficheiro FDF descreve o formato de um ficheiro de dados contínuos e é criado pela aplicação Transferência de Dados do System i quando os dados são transferidos de um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos. Para concluir a transferência de dados de um ficheiro de dados contínuos para um ficheiro de base de dados, faça clique em Transferir dados para o System i. Se não estiver disponível um ficheiro .FDF existente, pode criar rapidamente um ficheiro .FDF.

Também pode executar esta movimentação de dados num trabalho batch através de aplicações de transferência de dados. Proceda do modo descrito anteriormente, mas seleccione a opção de menu Ficheiro (File)para guardar o pedido de transferência. A aplicação Transferência de Dados para o System i cria um ficheiro .DTT ou .TFR. A aplicação Transferência de Dados Do System i cria um ficheiro .DTF ou .TTO. No directório IBM i Access Family, podem ser executados dois programas em batch a partir da linha de comandos:

v RTOPCB requer um ficheiro .DTF ou .TTO como parâmetro v RFROMPCB requer um ficheiro .DTT ou .TFR como parâmetro

Pode definir qualquer um destes comandos para execução programada utilizando uma aplicação de marcação. Por exemplo, pode utilizar a ferramenta System Agent Tool (incluída no pacote Microsoft®

Plus) para especificar o programa a executar (por exemplo, RTOPCB MYFILE.TTO) e a hora a que pretende executar o programa.

Referências relacionadas

“Criar um ficheiro de descrição de formatos”

Se estiver a mover dados para uma definição de ficheiro de base de dados existente no sistema, a aplicação Transferência de dados para o System i (Data Transfer to iSeries server) requer a utilização de um ficheiro de descrição de formato (FDF - Format Description File) associado.

Transferir dados para uma definição de ficheiro e ficheiro de base de dados recentemente criado: Pode seguir estas indicações para transferir dados para um ficheiro e definição de ficheiro de base de dados recentemente criado.

1. Estabeleça uma ligação ao sistema.

2. Defina uma unidade de rede para o caminho adequado, no sistema de ficheiros do i5/OS. 3. Na janela do IBM i Access for Windows, faça clique em Transferência de dados para o System i

(Data Transfer to iSeries server).

4. Abra Ferramentas (Tools) na aplicação Transferência de dados para o System i (Data Transfer to iSeries server).

5. Faça clique em Criar ficheiro de base de dados do System i (Create iSeries database file). É apresentado um assistente que permite criar um novo ficheiro de base de dados do System i a partir de um ficheiro de PC existente. Tem de especificar o nome do ficheiro de PC no qual se baseará o ficheiro do System i, o nome do ficheiro do System i a criar e vários outros detalhes necessários. Esta ferramenta analisa um determinado ficheiro de dados contínuos para determinar o número, tipo e tamanho dos campos necessários no ficheiro de base de dados resultante. Em seguida, a ferramenta pode criar a definição do ficheiro de base de dados no sistema.

Criar um ficheiro de descrição de formatos:

Se estiver a mover dados para uma definição de ficheiro de base de dados existente no sistema, a aplicação Transferência de dados para o System i (Data Transfer to iSeries server) requer a utilização de um ficheiro de descrição de formato (FDF - Format Description File) associado.

Um ficheiro FDF descreve o formato de um ficheiro de dados contínuos e é criado pela aplicação Transferência de Dados do System i quando os dados são transferidos de um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos.

Para criar um ficheiro .FDF:

1. Crie um ficheiro de base de dados descrito externamente com um formato que corresponda ao seu ficheiro de dados contínuos origem (número de campos, tipos de dados).

2. Crie um registo de dados temporário no ficheiro de base de dados.

3. Utilize a função Transferência de dados do System i (Data Transfer from iSeries server) para criar um ficheiro de dados contínuos e respectivo ficheiro .FDF associado a partir deste ficheiro de base de dados.

A partir deste momento, já pode utilizar a função Transferência de Dados para o System i (Data Transfer to iSeries server). Especifique este ficheiro .FDF com o ficheiro de dados contínuos origem que pretende transferir.

Referências relacionadas

“Transferir dados de um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos” na página 122 para transferir um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos no servidor, execute os seguintes passos.

“Transferir dados de um ficheiro de dados contínuos para um ficheiro de base de dados” na página 122 Para transferir um ficheiro de base de dados para um ficheiro de dados contínuos no sistema, execute os seguintes passos.

Copiar dados entre ficheiros de dados contínuos e ficheiros de