• Nenhum resultado encontrado

Acerca dos Materiais Utilizados 1 Imagens de Alta-Resolução Espacial.

Uma vez definido no item 3.3.2 as feições mínimas necessárias que devem constar nos nas cartas voltadas às linhas de

4 RESULTADOS E ANÁLISES

5.1 QUANTO A ESCALA FINAL DE REPRESENTAÇÃO

5.1.3 Acerca dos Materiais Utilizados 1 Imagens de Alta-Resolução Espacial.

A maior parte das LTs brasileira não possui suas áreas mapeadas com mapas em escalas grande ou médias, ou se existem, estão desatualizados. A capacidade de gerar mapas em escala 1:10.000 com imagens de alta-resolução espacial, cria uma oportunidade sem precedentes na produção de mapas destinadas ao setor elétrico em especial transmissão de energia elétrica. O custo relativamente baixo quando comparados às técnicas tradicionais de Fotogrametria e a constante captação de imagens possibilita ainda a permanente e rápida atualização da dinâmica do meio, permitindo assim uma nova base de mapas e novos produtos como visto nessa proposta.

Prefeituras, governos estaduais e federais, bem como empresas em geral, podem usar as imagens de alta resolução para identificar, cadastrar, monitorar e planejar para uma grande variedade de projetos de infra-estrutura, áreas rurais, etc. Sob estas condições, a gama de aplicação deste produto cartográfico, ou seja, imagem do sensor Quickbird ortorretificada, aliada aos recursos de banco de dados e sistemas especialistas de análise espacial e de rede de um SIG permite aos mais variados ramos de engenharias aprimorarem e implementarem as pesquisas aplicadas ao meio biótico e abiótico. Assim, tais imagens apresentam potencialidade de altas resoluções espaciais e espectrais, aplicadas às mudanças do meio e a caracterização da intervenção do homem.

Ainda deve estar claro aos usuários das imagens de alta resolução espacial que suas aplicações têm caráter exploratório gerando especialmente cartografia temática, mas não cartografia básica, portanto o foco relacionado à pequena escala. Esse equívoco é comum, pois muitos usuários sentem-se atraídos pelas imagens, e esquecem que a qualidade geométrica do produto não atinge os objetivos voltados aos mapeamentos em escalas cadastrais.

5.1.3.2 Modelo Digital do Terreno – Imagem SRTM

Segundo a NASA, (JPL, 2003) as imagens SRTM respondem a escalas menores que 1:250.000, disponíveis em 90m de pixel, entretanto observa-se na literatura científica que já existem estudos que comprovam a utilização destas imagens em escalas maiores em função

de correções altimétrica e também em função da variação do relevo na área de interesse. Pelo fator da gratuidade do dado e pela falta de mapas atuais de grande escala da região de estudo, deu-se preferência às imagens SRTM para o desenvolvimento do modelo.

As Cartas Topográficas oficiais da região da Linha Jupiá- Mimoso, possuem a eqüidistância entre as curvas de nível de 100 metros (1:250.000) e 40 metros (1:100.000), essas escalas, representam o terreno de forma que nas nuances e detalhes do relevo sejam mascarados. Neste sentido, optou-se por utilizar os dados obtidos por interferometria do SRTM. Para o enfoque da pesquisa a utilização dessas imagens, não se mostraram adequadas à escala cadastral utilizada na pesquisa, ou seja, 1:10.000. Dessa forma uma interpolação entre as curvas foi gerada somente para caracterizar a situação ideal do mapa, o que não configurou um aumento na qualidade geométrica dos mapas. Neste caso seria necessário outro método capaz de gerar um MDT mais preciso e compatível com a escala final (topografia, radar, laserscanner, etc).

5.1.3.3 Coordenadas Geográficas de 1150 torres de transmissão da LT Jupiá-Mimoso

Os dados georreferenciadados das torres de transmissão de energia foram cedidos pela Eletrosul e segundo a empresa foi feito através da utilização de GPS geodésico in loco e assim rastreado o ponto de coleta na base de cada torre. A precisão planimétrica mínima em cada levantamento foi de 50cm, condição estabelecida pelo edital de contratação de serviço para a empresa responsável.

Essa precisão permite uma compatibilidade com georreferenciamento de imóveis rurais que também parte desse pressuposto geométrico na delimitação fundiária. Para a cartografia em escala 1:10.000, o PEC permitido está acima dos 0,5m, garantindo um posicionamento fidedigno da faixa de servidão nos mapas propostos.

Assim essa base de dados das torres, informação pertinente ao eixo diretriz e a faixa de servidão podem a vir subsidiar o banco de dados dos imóveis rurais, sendo compatíveis com as premissas da lei 10.267, que contempla o cadastramento rural. Vale lembrar que a maior parte dos trajetos de linhas de transmissão no Brasil são cruzados em áreas rurais.

5.1.3.4 Plantas de Levantamento Cadastral das proriedades atingidas pela LT Jupiá-Mimoso e Planta Topografica do Traçado da LT

Os documentos topográficos relativos a linha de estudo fornecidos pela Eletrosul se carcacterizava pelo levantamento de feições no entorno do eixo diretriz, um pouco além da faixa de servidão. Em comparação com documentos de outras linhas, percebeu-se que as classes e as feições mapeadas não são padronizadas. A demarcação do limite de propriedades nessas plantas foram representadas somente na área da faixa de servidão e não nos seus limites totais.

A não inclusão dos limites totais na demarcação resulta na ausência da informação aos gestores das LTs. Assim os processos de indenização não levam em conta a distribuição espacial da área atingida, tampouco a geometria da parcela na perda valoral em área. Nas etapas de definição de traçado, tendo o conhecimento das divisas de propriedade é possivel ajustar o traçado do eixo diretriz da LT a fim de economizar tempo e recurso diminuindo o numero total de atingidos. A Figura 74 mostra uma situação onde são atingindos 3 proprietários em uma definição de traçado e em uma segunda alternativa, ajustando o traçado sem desviar bruscamente o curso da LT, que atinge somente duas parcelas. Esse tipo de procedimento torna-se possivel quando se conhece a totalidade da estrutura fundiária.

A

B

C

A

B

C

A

B

C

Figura 74 - Parcelas atingidas por LT em duas opções de traçado.