• Nenhum resultado encontrado

Os Sistemas Gestores de Energia Elétrica e as Informações Georreferenciadas

Uma vez definido no item 3.3.2 as feições mínimas necessárias que devem constar nos nas cartas voltadas às linhas de

4 RESULTADOS E ANÁLISES

5.1 QUANTO A ESCALA FINAL DE REPRESENTAÇÃO

5.1.5 Os Sistemas Gestores de Energia Elétrica e as Informações Georreferenciadas

O levantamento cadastral, rural ou urbano mostra-se como um fator de primeira necessidade quando relacionado ao planejamento estratégico energético nacional, uma vez que as linhas de transmissão atingem diretamente inúmeras parcelas ao longo do seu trecho. Somado a essa situação verifica-se que a maioria das concessionárias do setor elétrico nacional não possui o registro cadastral dos limites parcelares atingidas pelas LTs em seus bancos de dados. Independentemente desse cenário, o qual a área atingida se destina a construção de barragens ou ainda a passagem de linhas de transmissão, verifica-se o impacto causado sobre parcelas cadastrais e cuja responsabilidade de planejamento e gestão é da empresa de geração e/ou transmissão de energia elétrica.

A definição dos limites das parcelas por meio de um levantamento cadastral não é de responsabilidade desse setor, mas então como conciliar as duas demandas ao mesmo tempo? Talvez a resposta seja esperar que ocorra o georreferenciamento de imóveis no Brasil e que este seja concluído baseado na Lei 10.267 e no georreferenciamento das parcelas urbanas, para então retomar a expansão energética nacional? Obviamente é necessário lidar com dificuldades nas ações estratégicas de planejamento territorial em que decisões técnicas são trocadas por ações políticas, o que de fato influencia a otimização de recursos e esforço.

executar o levantamento fundiário de propriedades atingidas, mas esse procedimento acaba acontecendo naturalmente para viabilizar as obras de interesse das empresas. Considerando a situação da construção de barragens para geração de energia elétrica a ação do levantamento cadastral é definida pelos investidores. No caso das LTs os limites de parcela são, com maior freqüência, levantados somente na faixa de servidão, sem demarcação física.

Sem as definições dos limites parcelares o cálculo indenizatório da propriedade pode ser avaliado de forma inconsistente podendo causar prejuízos à concessionária ou ao indenizado. Não ocorrendo a concordância sobre valor indenizado, pode acarretar em processo judicial e conseqüentemente em atraso no cronograma da obra.

Em países como a Alemanha, França, Estados Unidos e Turquia o levantamento cadastral é de responsabilidade governamental, sendo utilizados para diversos fins, em acordo com o princípio do CTM. Nesse contexto os custos dos projetos diminuem e as estimativas de execução estão próximas a realidade, seja na situação orçamentária ou de cronograma de execução. Um estudo mostra que nos países nórdicos (NORELL, 2008) em média menos de 3% de proprietários atingidos por LTs recorrem aos responsáveis para reavaliar as indenizações. Esse percentual encontra-se irrelevante por que a caracterização física ocorre por intermédio da cartografia cadastral, que é a base do processo aliada a documentação imobiliária concisa e corroborada por sistemas de informações geográficos.

Outro tópico dependente do cadastro, ou seja, no conhecimento dos limites das parcelas é a execução de um (re)ordenamento territorial. Esse procedimento, ainda muito incipiente no Brasil, visa otimizar o espaço físico do terreno e permitir a mais valia da região. Atualmente existem poucas ações que sejam apoiadas por procedimento legais e que contribuem na implantação de um (re)ordenamento, seja esse apoio sustentado por normas técnicas e ou diretrizes legais associadas ao âmbito federal, estadual ou municipal.

Concessionárias como a ELETROSUL possuem mais de 9.000 quilômetros de linha de transmissão ao longo do país e estima-se um crescimento vertiginoso para os próximos anos, portanto uma perspectiva apesar de positiva economicamente, é preocupante sob o ponto de vista ambiental. É importante avaliar o custo benefício de um empreendimento cujas características apresentam um dano ambiental, neste caso a implantação das LTs. Políticas voltadas ao conhecimento do espaço e a gestão ambiental, considerando a temática social, que implementem planos de desenvolvimento sustentável aplicados na

escala local, são imprescindíveis, assim a informação cadastral tem papel importante, pois atende a essa demanda.

Em alguns países, principalmente os desenvolvidos, a consolidação de sistemas de informações geográficas com informações cadastrais e cartográficas confiáveis é que diferenciam em grande parte quando comparados ao Brasil. A padronização de procedimentos e normatização técnica também se mostra como grande passo no setor elétrico e no mapeamento nacional. Atualmente cada concessionária de energia elétrica atuante no país possui um procedimento de rotina de trabalho e manipulação das informações cartográficas, realizando representação cadastral das feições de interesse sem uniformidade nacional. A simbologia, bem como a representação de dados/feições por meio da cartografia temática não segue uma norma nacional, regra e ou lei única, ou seja, torna-se muitas vezes confusa e passível de equívocos gestores do sistema, bem como aos usuários.

De acordo com a portaria do Ministério das Cidades (511 de 08/dez/2009) o CTM se configura como o inventário territorial oficial e sistemático do município, embasado no levantamento dos limites de cada parcela. Os dados do CTM, quando correlacionados às informações constantes no Registro de Imóveis constituem o chamado SICART – Sitema de Cadastro de Registro Territorial. Quando dados de cadastros temáticos são acrescidos ao SICART, é composto o SIT ou – Sistema de Informação Territorial. A representação em grande escala de feições como faixa de servidão, torres, propriedades atingidas, trecho da LT, etc, se caracteriza com um cadastro temático especifico para área de planejamento e gestão do setor elétrico e contribue assim com informações valiosas não só para as empresas de energia mas também ao município.