• Nenhum resultado encontrado

ATUAIS IMPLEMENTADORES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, NA SEDUC/AM

2.4 ACHADOS DA PESQUISA

Mediante o que foi observado durante a realização da pesquisa e das análises realizadas e, com base nas categorias estabelecidas para a pesquisa de campo, passaremos a demonstrar os principais pontos discutidos dentro das categorias analisadas.

Em relação à primeira categoria analisada, que tratou do perfil dos atores responsáveis pela implementação de políticas educacionais para o ensino médio da Seduc/AM, houve uma preocupação da apropriação e do conhecimento da documentação legal em relação à política educacional para o ensino médio. Salientamos que a maioria desses atores está a menos de um ano no exercício de suas funções.

Dentro da segunda categoria analisada, relacionada ao processo de seleção das escolas para participarem de políticas educacionais para o Ensino Médio adotado pela Seduc/AM, destacamos como pontos principais: para atender ao MEC, critérios foram criados pela Seduc/AM para a seleção de escolas para participarem de políticas educacionais para o ensino médio, o que ocasionou a descontinuidade de políticas educacionais já existentes em escolas; houve redimensionamento de matrículas pela Seduc/AM, o que tornou escolas mistas (com Ensino Fundamental e Médio) em escolas exclusivas (apenas de Ensino Médio); em todas essas etapas não houve a participação da Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM, tanto no processo de redimensionamento de matrículas realizado pela Seduc/AM como na tomada de decisões sobre uma escola deixar de ser mista e passar a ser exclusiva da ensino médio.

Na terceira categoria, relacionada aos desafios do processo de implementação e monitoramento de políticas educacionais para o Ensino Médio nos

municípios do interior do estado do Amazonas, temos como ponto principal a não atuação da Coordenadoria Regional de Educação na implementação de políticas educacionais para o ensino médio – nas ações de coordenação, acompanhamento, implementação, monitoramento e avaliação da política educacional. Essas ações acontecem apenas no âmbito da Seduc/AM.

Na quarta e última categoria, sobre a descontinuidade de políticas curriculares para o Ensino Médio e suas implicações no cotidiano escolar, temos como principais pontos o encerramento de uma política pública educacional para o ensino médio para atendimento de outra política, também no âmbito do ensino médio e a reestruturação da rede escolar para implantar uma política educacional nova na rede, gerando constrangimentos de mobilidade e futuro constrangimento documental; necessidade de descentralização de algumas ações no âmbito da Seduc/AM em relação à implementação de políticas educacionais para o ensino médio junto à Coordenadoria Regional de Educação, ressignificando, assim, o papel da Coordenadoria Regional de Educação no estado do Amazonas na execução dessas políticas educacionais em suas regionais.

A pesquisa também nos mostrou alguns pontos frágeis no desenho da implantação e implementação de políticas educacionais para o ensino médio adotado pela Seduc/AM. Esses aspectos delicados poderão se converter em ações que a Seduc/AM poderá realizar, mas, que devido às limitações deste trabalho, não é possível propor. Assim, sinalizamos, como primeiro ponto frágil, a redação da Lei Delegada nº 3.642/2011. Não há como pensar em melhorias na implementação de políticas educacionais para o ensino médio na Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM sem antes a Seduc/AM se propor a reorganizar o texto desta Lei.

A pesquisa nos mostrou que não havia conhecimento, por alguns sujeitos da pesquisa, da existência da figura dos Coordenadores Adjuntos Pedagógicos e Administrativos na estrutura funcional da Coordenadoria Regional de Educação.

Não tivemos como intenção, durante este trabalho e na pesquisa de campo, abordarmos a Lei Delegada nº 3.642/2011 e as possibilidades de contribuição dela para a descentralização das ações que são pensadas no âmbito da Seduc/AM. Nosso foco é o de entender a importância do papel da Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM na implementação de políticas educacionais para o ensino médio.

De qualquer forma, o papel da Coordenadoria Regional de Educação está diretamente ligado à Lei Delegada nº 3.642/2011, pois é esta lei que diz quais são as atribuições da Coordenadoria Regional de Educação no âmbito da Seduc/AM. E entre tais atribuições, temos a coordenação, assessoramento, acompanhamento e implementação de ações emanadas da própria Secretaria.

A Lei Delegada nº 3.642/2011 traz um texto apenas, de forma corrida, no qual informa as funções da Coordenadoria Regional de Educação dentro da estrutura funcional e administrativa da Seduc/AM. Essa estética textual não permite a diferenciação do que venha a ser o papel da Coordenação Adjunta Pedagógica e da Coordenação Adjunta Administrativa, no âmbito da Coordenadoria Regional de Educação. Assim, com uma nova redação, acreditamos que a própria Seduc/AM, por meio de seus Departamentos e Gerências, terão uma visão completa da atuação da Coordenadoria Regional de Educação e isso contribuirá para que as ações que serão emanadas da Seduc/AM possam fluir conforme o esperado.

Como segundo ponto frágil, destacamos a inexistência de um desenho de implantação de políticas educacionais para o ensino médio, no âmbito da Seduc/AM. A pesquisa de campo, tratada no Capítulo 2 deste trabalho, demonstrou que dentro do processo de adesão e implantação de uma política educacional para o ensino médio, apenas a Seduc/AM determina como se dará a implementação da política na rede, procedendo a escolhas de escolas, realizando estudos estatísticos, redimensionando matrículas e encerrando políticas educacionais em andamento.

A Seduc/AM, a partir da adesão a uma política educacional para o ensino médio, poderá elaborar o desenho de como tal política será implantada na rede de ensino no estado do Amazonas. Mesmo sabendo que esta pesquisa não tenha abordado as quase 60 (sessenta) Coordenadorias Regionais de Educação situadas no interior do estado, acreditamos ser possível que a Seduc/AM ao negociar e orientar todas as Coordenadorias Regionais sobre o papel e a participação das mesmas no processo de implementação da política educacional para o ensino médio em suas regionais, tal participação poderá acontecer dentro de um processo de responsabilização de todos os envolvidos.

No terceiro e último ponto frágil, constatamos a concentração, no âmbito da Seduc/AM, de todas as ações pertinentes à implementação de políticas educacionais para o ensino médio. Nessa perspectiva, não há a participação da

Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM nos processos decisórios em relação a política que será implementada.

Em função de todos os problemas que aconteceram durante a implementação do Programa Ensino Médio Inovador no município de Coari, no âmbito da Escola B, acreditamos que a descentralização de algumas ações previstas na implementação de uma política educacional para o ensino médio possa contribuir para otimizar essa implementação. Além disso, ela também permitiria fortalecer o papel da Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM no processo de implementação de uma política educacional na regional.

Geralmente, no desenho da política, há a previsão de responsabilidades apenas para o MEC, para a Seduc/AM e para a escola. Tais responsabilidades vêm explicitadas em seus documentos orientadores, portarias, resoluções e instruções normativas.

Como a Lei Delegada nº 3.642/2011 atribui à Coordenadoria Regional de Educação as funções de coordenação, assessoramento, acompanhamento e implementação das ações emanadas da Seduc/AM, acreditamos que é possível a descentralização de algumas ações previstas no desenho da política, pelo menos nos contextos de implementação, monitoramento e avaliação.

A descentralização política e educacional no âmbito da Seduc/AM poderá se dar através de Instrução Normativa. Dessa forma, a Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM e as demais coordenadorias regionais poderiam receber responsabilidades concernentes à implementação, monitoramento e avaliação de políticas educacionais para o ensino médio em sua regional.

O Capítulo 3, que se segue, tem o objetivo de apresentar o Plano de Ação Educacional (PAE) que possam otimizar, normatizar e ressignificar o papel da Coordenadoria Regional de Educação no processo de execução de políticas educacionais para o ensino médio. Nesse contexto, pensamos em tais coordenadorias regionais como sendo o elo interlocutor entre as ações emanadas da Seduc/AM junto às escolas estaduais de suas regionais.

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: AMPLIANDO O PAPEL DA

Outline

Documentos relacionados