• Nenhum resultado encontrado

Prezado (a) Senhor (a),

Sou aluna do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG, turma de 2015. A pesquisa se justifica por analisar o processo de implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio, no município de Coari/AM, no caso o PROEMI e o PROETI, pensando no papel das coordenadorias regionais como possíveis agentes responsáveis pelo acompanhamento, monitoramento e avaliação de tais políticas educacionais na regional.

O objetivo final da pesquisa é identificar as dificuldades que a Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM enfrenta para implementar políticas educacionais curriculares para o Ensino Médio em sua regional, bem como verificar se o papel exercido atualmente pelas Coordenadorias Regionais de Educação é suficiente para garantir a implementação de tais políticas.

Com essa entrevista queremos conhecer suas percepções acerca do acompanhamento de políticas educacionais para o Ensino Médio realizada pela Seduc/AM, e as dificuldades enfrentadas para sua implementação nas

coordenadorias regionais, bem como conhecer as possíveis contribuições de tais programas para a melhoria dos resultados educacionais nas escolas pertencentes à rede estadual no Amazonas.

O procedimento de coleta de material (informações) se dará da seguinte forma: apresentação deste roteiro pelo pesquisador para atores que atuam diretamente na tomada de decisões acerca das políticas educacionais para o Ensino Médio. Solicita-se que tal roteiro seja respondido para a pesquisador mediante a ação de entrevista, que será gravada com a autorização dos participantes da pesquisa. Após a recepção das respostas, a pesquisadora fará sua análise, recolherá outros insumos de literatura, objetivando chegar a conclusões possíveis através dos dados coletados.

A sua colaboração ao responder este roteiro será de grande valia para o êxito e o aprimoramento da implementação das políticas educacionais para o Ensino Médio no âmbito da regional do município de Coari. Antecipadamente, agradeço sua contribuição.

INSTRUÇÕES: O preenchimento deverá ser realizado com caneta esferográfica azul ou preta. A previsão de tempo estimado para responder esta entrevista é de 30 minutos.

ATORES: Secretária Executiva Adjunta do Interior; Diretora do DEPPE; Gerente do Ensino Médio; Coordenadora Regional de Educação de Coari/AM, da Seduc/AM.

OBJETIVO DO 1º BLOCO DE QUESTÕES (1 a 4): Gostaríamos de conhecer sua formação; a trajetória profissional; tempo de atuação e experiência; e, características profissionais.

1. Qual é a sua formação?

2. Qual a sua experiência na área educacional? 3. Há quanto tempo você atua nessa função?

OBJETIVO DO 2º BLOCO DE QUESTÕES (5 a 9): Identificar o processo de seleção das escolas para participarem de políticas educacionais para o Ensino Médio.

5. Quem seleciona as escolas para participarem de tais programas?

6. O processo de seleção das escolas participantes de programas para o Ensino Médio, como o PROEMI ou PROETI, adotado pela Seduc/AM, obedece a quais critérios?

7. Como essas escolas ficam sabendo que tinham sido selecionadas para o cadastramento nos programas?

8. As Coordenadorias Regionais de Educação, situadas nos municípios do interior do estado do Amazonas, participam do processo de indicação e seleção de escolas para estes programas federais, como PROEMI ou PROETI?

9. Como é feita a escolha de tais escolas situadas nos municípios do interior? Como isso ocorre?

OBJETIVO DO 3º BLOCO DE QUESTÕES (10 a 17): Identificar as possibilidades de melhoria no processo de implementação e monitoramento do PROEMI ou PROETI nos municípios do interior do estado do Amazonas:

10. Qual o papel das Coordenadorias Regionais de Educação na realização das políticas de redesenho curricular para o Ensino Médio?

11. Aponte as maiores dificuldade encontradas na execução de políticas educacionais para o Ensino Médio, como PROEMI e PROETI, pelas Coordenadorias Regionais de Educação.

12. Como é feito o monitoramento das políticas curriculares para o Ensino Médio, como o PROEMI e o PROETI, junto às escolas do interior do estado?

13. As Coordenadorias Regionais de Educação participam da ação de monitoramento desses programas? Como isso ocorre?

14. Como é a atuação do Comitê Gestor do PROEMI e da Equipe de Implementação do PROETI do estado do Amazonas junto às Coordenadorias Regionais de Educação?

a) Em relação ao item 14, nos fale como ocorre esse processo.

b) Em relação ao item 14, nos fale sobre os impedimentos para a atuação do Comitê Gestor do PROEMI e da Equipe de Implementação do PROETI junto às Coordenadorias Regionais de Educação.

15. Na sua opinião, o que deveria ser melhorado no processo de monitoramento, in loco, nas escolas estaduais participantes de políticas educacionais para o Ensino Médio, junto às Coordenadorias Regionais de Educação?

16. Nos diga quais as dificuldades para a realização do monitoramento in loco, nas escolas estaduais participantes de políticas educacionais para o Ensino Médio como o PROEMI e PROETI, situadas nos municípios do interior do estado do Amazonas?

17. Quais as ações adotadas para melhorar o monitoramento da implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio, como o PROEMI e PROETI, junto às Coordenadorias Regionais de Educação?

OBJETIVO DO 4º BLOCO DE QUESTÕES (18 a 25): Conhecer sua opinião sobre a descontinuidade de políticas curriculares para o Ensino Médio

18. No município de Coari, no âmbito da Coordenadoria Regional de Educação, uma escola de Ensino Médio participou do PROEMI durante 7 (sete) anos, de 2010 a 2016, sem conseguir pôr em prática a proposta pedagógica do referido programa. Ou seja, não ampliou a carga horária prevista no programa e nem construiu uma proposta curricular inovadora que tivesse a aprovação no Conselho Estadual de Educação. Na sua opinião, o que contribui para que parte das escolas não consiga ampliar a jornada escolar e nem pôr em prática uma política educacional para o Ensino Médio, como no caso o PROEMI?

19. De que forma o DEPPE acompanha e monitora as atividades realizadas pela Coordenação Estadual do PROEMI e do PROETI? Justifique sua resposta.

20. Para evitar a saída de escolas participantes de políticas educacionais para o Ensino Médio, como o PROEMI e o PROETI, quais sugestões você daria para aprimorar o processo de implementação do programa nas escolas localizadas nas Coordenadorias Regionais de Educação?

21. Quais fatores contribuem para a descontinuidade de uma política educacional para o Ensino Médio, no âmbito das Coordenadorias Regionais de Educação? 22. Sabemos que o processo de descontinuidade de uma política educacional para o

Ensino Médio tem seus efeitos e custos. Na sua opinião, qual seria o papel das Coordenadorias Regionais de Educação frente a descontinuidade de políticas curriculares para o Ensino Médio?

23. Com a descontinuidade do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) na Coordenadoria Regional de Educação de Coari, aproximadamente 490 alunos foram transferidos para o Programa Nacional de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (PROETI). Como se dará a conversão de aproximadamente 490 que estudavam na proposta curricular do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) para a proposta curricular do Programa Nacional de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (PROETI), visto que tal conversão não está prevista na Portaria MEC 1.145, de 10 de outubro de 2016? 24. Na sua opinião, qual o papel das Coordenadorias Regionais de Educação dentro

do processo de descontinuidade de uma política educacional para o ensino médio?

25. Na sua opinião, de que forma se pode promover o processo de descentralização e autonomia das Coordenadorias Regionais de Educação, junto à ação de implementação, monitoramento e avaliação de políticas educacionais para o Ensino Médio?

As entrevistas servem como instrumento para levantamento de dados acerca de um tema de pesquisa e o mesmo termina aqui. Certamente, as informações fornecidas contribuirão para o desenvolvimento de minha pesquisa, e sua participação foi de fundamental importância para o sucesso desta pesquisa, pelo que agradeço.

Outline

Documentos relacionados