• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO 23 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA DE PESQUISA

4) Importância pessoal: se refere ao interesse do autor pelo assunto Nesse sentido, esta tese é continuação de um estudo

1.7 ADERÊNCIA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Esta tese enquadra-se na área de concentração Gestão do Conhecimento, e segue a linha de pesquisa do Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, intitulada “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade”, uma vez que busca identificar, mapear e compreender o processo e o fluxo de conhecimento entre os atores envolvidos no processo de identificação de oportunidades. Neste contexto, esta tese relaciona os seus assuntos basilares inovação, empreendedorismo e Identificação de Oportunidades com o objeto de formação de pesquisa do EGC, o conhecimento. Também se ressalta que tanto o tema inovação abordado nesta tese, bem como o

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento possuem caráter interdisciplinar.

Evidencia-se que a reunião dos conhecimentos distintos de cada autor pesquisado no âmbito da inovação, empreendedorismo e identificação de oportunidades se interliga e se complementa para a construção de uma nova visão, construída sobre o mesmo assunto pesquisado há anos por diversos autores, porém avançando na contribuição em relação às abordagens defendidas sobre o mesmo tema.

Nesse sentido, a temática aqui abordada se relaciona a alguns trabalhos anteriores. No Quadro 2 é apresentada a produção de teses e dissertações defendidas no programa de pós-graduação do EGC e que também contribuíram como fonte de pesquisa:

Quadro 2 – Teses e dissertações relacionadas à Tese

Autor Tema Dissertação / Tese

Roberto Fabiano Fernandes

Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais

Dissertação/ IGTI

Roseli Jenoveva Neto A capacidade absortiva no processo de gestão da inovação: análise em empresas consideradas inovadoras

Tese

Pierry Teza métodos, técnicas e ferramentas para Fatores determinantes da adoção de inovação.

Tese – em andamento /IGTI

Maurílio Tiago Brüning Schmitt

Inteligência competitiva na web: um framework conceitual para aquisição de ativos de conhecimento no contexto do front end da inovação

Dissertação/IGTI

Lucia Morais Kinceler

Um Framework baseado em ontologia de apoio à Gestão Estratégica da Inovação em Organizações de P&D+i

Tese

Viviane Brandão Miguez Ideias para o Processo de Inovação Uma Abordagem de Geração de Dissertação/IGTI

Charles Prada

Proposta de modelo para o gerenciamento de portfólio de

inovação: modelagem do conhecimento na geração de ideias.

Dissertação/IGTI

Willian Rochadel avaliação de ideias: um método Identificação de critérios para

utilizando folksonomias Dissertação/IGTI Aline de Britos Valdati Processo de Seleção de Ideias em empresas inovadoras Dissertação/IGTI Fonte: elaborado pelo autor

Em relação aos trabalhos apresentados, destaca-se que eles tratam de assuntos relacionados a esta tese, ora de atividades existentes no processo de inovação, ora de propostas de frameworks relacionados a toda a gestão da inovação. Com exceção da dissertação - Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais – defendida pelo autor

desta tese todas as demais não abordam a identificação de oportunidade especificamente.

Além disso, a aderência do presente trabalho ao Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPEGC/UFSC pode ser demonstrada inclusive pelos seguintes aspectos:

a) Por fazer parte dos estudos do grupo IGTI dando sequência a outros trabalhos na mesma linha de pesquisa “Gestão da Inovação”.

b) Pelas bases teóricas, que alicerçam esta proposta de tese, estarem em consonância com a linha de pesquisa Gestão do Conhecimento dentre as quais cita-se o “Empreendedorismo e a Gestão da Inovação”;

Quanto às questões epistemológicas do conhecimento relacionadas a esta tese, considera-se que é, prioritariamente, autopoiética pela sua forma de executar os procedimentos metodológicos (VENZIN; KROGH; ROOS, 1998; NONAKA e TAKEUCHI, 1995). Também, pelo fato de se entender que o conhecimento está nos indivíduos e no grupo. Segundo Mariotti (2004), o mundo em que se vive é o que se construiu a partir de percepções, e é a referida estrutura que permite essas percepções. Se a realidade que se percebe depende da estrutura, que é individual, existe, neste sentido, a mesma quantidade de realidades, como de pessoas que as percebem.

O referencial conceitual possui fragmentos cognitivistas. Isso se justifica pelo entendimento de que as investigações não serão feitas somente com as atividades executadas por humanos, mas também nas atividades já institucionalizadas e, muitas vezes, executadas por máquinas (VENZIN; KROGH; ROOS, 1998). Nessas atividades, o conhecimento se encontra inserido em repositórios não humanos, como rotinas, sistemas, estruturas, cultura e estratégia (SOUZA FILHO, 2006; VERA e CROSSAN, 2005).

1.8 METODOLOGIA e DESIGN DA PESQUISA

A presente seção descreve a metodologia e o design da pesquisa. Aqui, o pesquisador apresentará a definição do processo de pesquisa utilizado pelo pesquisador em âmbito geral, pontuando todas as etapas executadas, classificando a pesquisa quanto à natureza, à abordagem e aos procedimentos.

Sob o ponto de vista de sua natureza, a pesquisa é caracterizada como básica, mas seus resultados são aplicados, por entender-se que os conhecimentos gerados serão utilizados para a aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos (MATIAS-PEREIRA, 2012). Outro fator que a classifica como aplicada está relacionada ao fato de servir para ancorar e comprovar, no plano da experiência, aquilo apresentado conceitualmente, pois as experimentações empíricas oferecem dados para sistematizar a teoria.

Quanto à abordagem, a pesquisa é caracterizada como qualitativa. Entende-se que a abordagem qualitativa é a mais adequada para esta pesquisa, devido à pluralização de assuntos envolvidos no estudo sobre inovação, necessária para se desenvolver um framework conceitual. Também, pelo fato da abordagem qualitativa ser um processo de reflexão e análise da realidade através da utilização de métodos e técnicas para a compreensão detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico e/ou segundo sua estruturação.

As revisões da literatura pertinentes ao tema, o contato direto do pesquisador com o fenômeno por meio de observações e a realização de entrevistas, são procedimentos da abordagem qualitativa que auxiliam o pesquisador a conhecer o objeto pesquisado (OLIVEIRA, 2013).

No que se refere aos procedimentos utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, por se tratar de técnica de “elicitação” do conhecimento, como uma série de passos em um procedimento (RUBIN e RUBIN, 2012; KVALE E BRINKMANN, 2014, MANZINI, 2004).

Kvale e Brinkmann (2014) definem os seguintes passos para uma entrevista: tematização, obtenção do conhecimento, entrevista, transcrição, análise, verificação e relatórios, cujos passos foram seguidos na realização das entrevistas desta tese.

Bicudo (2005) afirma que o emprego da entrevista requer planejamento prévio e manutenção do componente ético, desde a escolha do participante, do entrevistador, do local, do modo ou mesmo do momento para sua realização.

Para esta tese, optou-se pela entrevista semiestruturada, por ser um dos modelos mais utilizados, além do mais, ela permite uma organização flexível e ampliação dos questionamentos à medida que as informações vão sendo fornecidas pelo entrevistado (FUJISAWA, 2000).

Para isso, será posto em prática o design de pesquisa, apresentado na figura 5.

Figura 5 – Design da Pesquisa.

Fonte: Elaborado pelo autor.

No que se refere ao tratamento e análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Por se tratarem das atividades mais importantes desta pesquisa, a revisão da literatura, a entrevista e a análise de conteúdo serão tratadas mais detalhadamente no tópico que descreve os procedimentos metodológicos da pesquisa, no capítulo 3 desta tese.

Como foco principal da pesquisa, objetiva-se realizar a estruturação do processo de identificação de oportunidades para o Front End da Inovação.