• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO 23 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA DE PESQUISA

4) Importância pessoal: se refere ao interesse do autor pelo assunto Nesse sentido, esta tese é continuação de um estudo

1.5 INEDITISMO, ORIGINALIDADE, VIABILIDADE E NÃO TRIVIALIDADE

Nesta seção, apresentam-se os critérios para se construir uma tese: ineditismo, originalidade, viabilidade e não trivialidade.

Quanto ao ineditismo e a originalidade, o que se destaca é a proposição de algo novo, que possui a capacidade de surpreender, de possibilitar novos entendimentos em relação à atividade de identificação de oportunidades e que, consequentemente, contribuir para a ciência.

O ineditismo desta tese parte da estratégia de pesquisa adotada, a qual foi estabelecida sobre a indagação da existência de modelos e frameworks que tragam, de forma explícita, como é o processo de identificação de oportunidades e o fluxo de informações que apresente os elementos envolvidos no processo. Para responder essa indagação, foram

realizadas duas buscas, uma exploratória e uma sistemática em bases de dados eletrônicas acadêmicas com caráter multidisciplinar.

A busca exploratória foi usada com o intuito de se obter amplitude da pesquisa em todos os campos de conhecimento. Com esse propósito, obteve-se um total de 524 artigos. Desses, somente 70 apresentavam aspectos alinhados à pesquisa e respondiam a indagação feita. De forma complementar à busca exploratória, foram realizadas buscas sistemáticas, com o intuito de afunilar e aprofundar o conhecimento sobre a existência de framework ou modelos que retratassem o processo de identificação de oportunidades. Para isso, foi combinado ao termo “opportunit* identification” as palavras creativity, “innovation process”, entrepreunership, “Front End *” e “Knowledge”, as quais foram as palavras-chave que mais apareceram na análise de conteúdo realizada da busca exploratória. Dessa busca, obteve-se 1.202 documentos que, após analisados e filtrados, constituíram um portfólio de 50 artigos aderentes ao tema. Desses, 20 tratavam sobre “Front End *”, 13 sobre “Criatividade”, 10 sobre “Conhecimento”, 5 sobre “Processo de Inovação” e 2 sobre “Empreendedorismo”.

Com o objetivo de averiguar o surgimento de novos trabalhos que ampliassem a gama de documentos que fundamentassem a proposta da tese, criou-se alertas nas bases pesquisadas e, com isso, ampliou-se o conjunto de artigos analisados, mantendo-se a atualização contínua do portfólio.

De forma resumida, o portfólio final de documentos analisados ficou composto por 171 artigos, 70 artigos resultantes da busca exploratória, 50 documentos resultantes das buscas sistemáticas e 51 artigos provindos dos alertas.

Constatou-se que neste portfólio o processo de identificação de oportunidades pode seguir dois rumos: o primeiro segue uma visão subjetiva advinda do empreendedor e defendida pelos autores Kirzner (1973); Casson (1982) e Ardichvili, Cardozo e Ray (2003), entre outros. Já o segundo rumo situa a identificação de oportunidades como parte do processo de inovação, como é o caso dos autores Koen et al. (2001), Coral, Ogliari e Abreu (2008), Tidd, Bessant e Pavitt (2008), Wolf (2011), Zilner e Krusche (2012) e Gaubinger e Rabl (2014).

Todos os autores citados nos dois rumos reconhecem a existência e importância da identificação de oportunidades, seja na atividade empreendedora ou como uma atividade dentro do processo de inovação, no entanto eles não esclarecem como isso ocorre, ou como ele é executado com detalhes.

Por fim, nenhum dos documentos que compõem o portfólio apresenta de forma clara como acontece o processo de identificação de oportunidades e muito menos a sua representação e o seu entendimento na forma de um processo detalhado, somente na sua visão macro. Contudo, grande parte dos documentos declara a necessidade de existir uma representação desse processo. Dentre eles, cita-se Koen et al. (2001), Gassmann e Schweitzer (2014) e Gaubinger (2015). Um dos respaldos para essa proposição está no fato de que um processo estruturado é uma das maneiras de gerir o Front End, permitindo ao processo de inovação uma visão compartilhada do que acontece (BOEDDRICH, 2004; DAVILA, FOSTER e JIA, 2010; FRISHAMMAR e FLORÉN, 2008; RESIDEGAN, 2016). Destaca-se que, de forma alguma espera-se criar um processo inflexível. A expectativa concentra-se em desenvolver um processo em nível macro e detalhado primeiramente, e que o mesmo possibilite a agilidade contínua. Entende-se que a agilidade facilita a busca e recuperação de conhecimentos relevantes e permite às empresas aplicar esse conhecimento para desenvolver serviços e produtos de alta qualidade ou reagir ao surgimento de novos concorrentes (CEGARRA- NAVARRO, SOTO-ACOSTA e WENSLEY, 2016).

Com este amparo de argumentos justificando o ineditismo, esta tese visa entender a identificação de oportunidades como um processo e mapear na literatura os fluxos de informações - as atividades e os elementos - que o compõem, bem como realizar a sua representação e estruturação.

A estruturação do processo de inovação é considerada como algo importante, tanto que Salmela, Santos e Happonen (2013), Gassmann e Schweitzer (2013) e Residegan (2016) a consideram como um dos fatores críticos para o sucesso das empresas. Nessa mesma linha de pensamento, a estruturação permitirá que sejam apresentadas as interações entre os elementos que compõem o processo de identificação de oportunidades no Front End da Inovação, algo ainda considerado pelos autores Koen et al. (2001), Gassmann e Schweitzer (2014) e Gaubinger (2015) como uma lacuna relacionada à temática.

Em relação à viabilidade, considera-se que o trabalho é passível de observação em relação ao aparato teórico e metodológico escolhido e pelo planejamento adotado. Outro detalhe significante é o fato do autor ter trabalhado com um conjunto de empresas que participaram de projetos de inovação, quando foi bolsista pesquisador DTI-A do CNPq, entre março de 2013 a outubro de 2015 no projeto Nagi – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação.

A não trivialidade está expressa no fato de a proposta ser composta por um conjunto de técnicas e instrumentos que integram os procedimentos metodológicos e evidenciam o caráter científico e prático na resolução do problema de pesquisa que exige abstração para a representação em uma forma gráfica. Também se encontra nas descrições dos autores que indicam a necessidade da estruturação do Front End (KOEN et al., 2001; GASSMANN e SCHWEITZER, 2014; GAUBINGER, 2015).