• Nenhum resultado encontrado

4. ESTUDO DE CASO EM UM MESTRADO ACADÊMICO DA UFRN

4.3 Framework para o alinhamento do gerenciamento de processos com objetivos

4.3.7 Ajustes futuros

Na apresentação do protótipo desenvolvido para a pró-reitora adjunta de pós- graduação da UFRN, Profa. Dra. Fernanda Raffin, também foi possível extrair percepções de alguns ajustes que podem ser considerados ao longo do desenvolvimento do sistema ―PAQPG‖, conforme elencados abaixo:

 Os parâmetros do sistema podem considerar apenas os objetivos considerados críticos para cada programa;

 A partir da seleção de um respectivo objetivo, o sistema pode apresentar os critérios de avaliação da CAPES que têm relação com esse objetivo. O propósito é criar um

direcionamento inicial para adaptação com o sistema e direcionar esforços no que foi considerado de maior prioridade como já foi feito no trabalho de aplicação do framework;

 O sistema precisa ser apresentado inicialmente como uma ferramenta de gestão no âmbito de cada programa de pós-graduação, a fim de que ocorra a aferição da utilização por parte dos coordenadores de curso, para depois ser pensado como uma ferramenta de monitoramento mais global dos planos de ações quadrienais por parte da PPG.

Em complemento aos ajustes observados após a criação do protótipo o pesquisador também sugere à Universidade Federal do Rio Grande do Norte a criação de um portal para os Coordenadores de Pós-graduação. Esse portal pode agregar a ferramenta ―PAQPG‖, apresentada nesta pesquisa, além de outras funcionalidades orientadas à gestão dos processos do programa de pós-graduação frente aos objetivos organizacionais e da CAPES. Além disso, o propósito do referido portal traz marcas da cultura organizacional de criar portais para gestores, o que favorece a aceitação da ferramenta proposta nesta pesquisa e demais recursos que possam ser indicados para o uso dos coordenadores.

Quanto aos ajustes futuros, são considerados possíveis de serem realizados, uma vez que a ideia pode ser trabalhada em um laboratório de inovação, a fim de torná-la pronta para uma implantação na Instituição.

5 CONCLUSÃO

Diante da proposta de pesquisar o alinhamento do gerenciamento de processos com os objetivos organizacionais, encontrou-se no contexto de um Programa de mestrado acadêmico da UFRN a necessidade de orientar os processos aos objetivos requeridos pela CAPES, que realiza avaliações periódicas conforme objetivos pré-definidos em documentos, de acordo com a área de cada curso.

Mediante a um levantamento bibliográfico, foi possível identificar modelos teóricos que realizam o alinhamento entre o gerenciamento de processos com os objetivos estratégicos e, nesta feita, realizou-se a compilação desses modelos destacando as principais contribuições para o contexto da pesquisa, no âmbito do curso de mestrado acadêmico selecionado (Quadro 2).

Adicionalmente, com base no referencial teórico e em uma análise documental, foi possível por meio da análise de legislações e documentos CAPES de avaliação, desenvolver um framework de modo a orientar a coordenação de um curso de mestrado a alinhar o processo de controle acadêmico dos discentes, com os objetivos da avaliação CAPES.

A estrutura do framework, baseada com foco nas fases de planejamento, análise, desenho e com aspectos da implementação e controle do ciclo de vida BPM, possibilitou o entendimento do contexto de avaliação CAPES, bem como a priorização de indicadores críticos para o curso selecionado. A partir desse entendimento buscou-se, junto a Coordenação do mestrado acadêmico, meios para o alinhamento do processo de controle acadêmico dos discentes com os objetivos CAPES. Esses meios encontrados culminaram em um redesenho para o processo, com a proposição de mecanismos de gestão para monitoramento e controle, advindos da sugestão de uma comissão científica para acompanhamento dos projetos dos alunos.

O esquema a seguir (Figura 23) faz uma síntese concluindo o papel do framework no contexto do curso de mestrado estudado, para possibilitar o alinhamento do processo de controle acadêmico com os objetivos de avaliação CAPES. Neste esquema visualizam-se três níveis no contexto do Estudo de Caso realizado.

Em um nível inicial observa-se o processo de controle acadêmico explorado. Para promover o alinhamento do processo selecionado com os objetivos da CAPES, considera-se que o framework desenvolvido está situado em um nível intermediário, entre o processo e os objetivos CAPES, possibilitando a identificação de mecanismos de gestão para que o

programa de pós-graduação busque o alinhamento de seus processos com os objetivos da avaliação CAPES.

Figura 23- Visão geral da função de alinhamento do framework desenvolvido

Fonte: Elaborado pelo autor (2019)

Fruto da vivência de todas as etapas do framework um protótipo de um sistema foi desenvolvido para elaboração de um plano de ação. Essa proposição de sistema também pode colaborar para o atendimento da resolução 181/2017 – CONSEPE, que estabelece que os Programas de pós-graduação apresentem o Plano de Ação Quadrienal da Pós-graduação – PAQPG, para a melhoria da qualidade dos cursos.

Esta pesquisa além de contribuir para a literatura com o levantamento de modelos que abordam o alinhamento do gerenciamento de processos com os objetivos estratégicos, também traz um enfoque prático, aplicando esse arcabouço teórico em um contexto r, como foi o caso do curso de mestrado acadêmico da UFRN.

Além disso, esta investigação também resultou em produtos técnico-científicos, a saber: o framework para o alinhamento do gerenciamento de processos com os objetivos CAPES, bem como um protótipo de sistema para operacionalizar os mecanismos de gestão identificados.

Outra contribuição esperada na dinâmica proposta do redesenho do processo de controle acadêmico, com a introdução da comissão científica, é o envolvimento de professores e alunos na melhoria da qualidade dos projetos de pesquisas o que, segundo a

coordenação de curso entrevistada, é fundamental para melhorar o desempenho no atendimento dos indicadores de avaliação CAPES.

Diante do exposto, considera-se que os objetivos pretendidos por esta pesquisa foram alcançados por meio da metodologia adotada. Para explicitar os resultados obtidos para cada objetivo específico, conforme demonstrado no Quadro a seguir:

Quadro 16 - Síntese dos resultados alcançados

OBJETIVOS PRETENDIDOS RESULTADOS ALCANÇADOS

Estruturar etapas com meios para o alinhamento de um processo, em um Mestrado acadêmico da UFRN, com os objetivos estabelecidos pela CAPES;

Com base em fases do ciclo de vida BPM e modelos teóricos, foram propostas as seguintes etapas para o framework elaborado: planejamento, analise e desenho de processo, implementação, monitoramento e controle (com a proposição de uma estrutura para realização de um plano de ação). Essas etapas buscaram o alinhamento do processo de controle acadêmico, em um programa de mestrado da UFRN, com os objetivos da avaliação CAPES.

Aplicar o framework no contexto do Mestrado acadêmico selecionado;

A aplicação do framework proposto foi realizada em um programa de mestrado acadêmico da UFRN. Na etapa de planejamento foi possível identificar objetivos CAPES críticos para o mestrado e a seleção de um processo relacionado com esses objetivos.

Na fase de análise do framework,

realizou-se o mapeamento e

identificação de problemas/fragilidades no processo de controle acadêmico selecionado. Já a fase de desenho auxiliou na busca de meios para o alinhamento pretendido, ao propor uma nova versão para o processo de controle

acadêmico, sugerindo mecanismos de gestão para monitoramento e controle.

Apresentar uma ferramenta para

operacionalização do framework, apoiando na elaboração de um Plano de Ação.

Fruto da vivência de todas as etapas do framework, a pesquisa também resultou em um protótipo de sistema para operacionalizar o framework, se caracterizando uma ferramenta de apoio na elaboração do plano de ação.

As funcionalidades da proposta do sistema podem ser acessadas por meio

do endereço eletrônico

http://admne.com.br/mpgpi e conta com a tela inicial intitulada ―Plano de Ação Quadrienal da Pós-graduação - PAQPG‖.

Fonte: Elaborado pelo autor (2019)

A validação preliminar dos produtos científicos gerados por meio da pesquisa, por meio de entrevistas com a coordenação do curso e com a pró-reitora adjunta de pós- graduação, também trouxe uma opinião especializada e uma aprovação institucional das iniciativas que foram realizadas.

Diante dos resultados alcançados, vale destacar que essa pesquisa revela a possibilidade da adoção de uma abordagem de processos para apoiar o atendimento dos objetivos da avaliação CAPES, por parte de um mestrado acadêmico. Esses resultados só foram possíveis por meio do envolvimento de pilares fundamentais a serem observados no trabalho com o BPM, a saber: pessoas, processos e tecnologia.

Documentos relacionados