• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa se propõe a apresentar um framework, baseado no ciclo de vida, de acordo com a abordagem do gerenciamento de processos de negócios (BPM) e modelos teóricos existentes, com meios para apoiar o atendimento dos objetivos estabelecidos pela CAPES, aplicado no processo de controle acadêmico de um curso de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Deve-se considerar que os frameworks ―podem assumir diferentes papeis no entendimento, representação e difusão das relações organizacionais‖. Desse modo, os frameworks são utilizados para comunicar ideias, realizar comparações, definir limites de situações, descrever contextos ou para apoiar o desenvolvimento de procedimentos (LIMA & LEZANA, 2005, p. 2).

Dessa forma, a pesquisa caracteriza-se como descritiva dada à necessidade de buscar maior familiaridade com o problema e por objetivar a descrição ou característica de um objeto de estudo (GIL, 2002, p. 41-42). Vale salientar que a abordagem da pesquisa é do tipo qualitativa, uma vez que a coleta de dados foi realizada sem medição numérica para investigar ou refinar questionamentos de pesquisa no processo de interpretação. Desse modo, os dados qualitativos buscam descrever detalhadamente situações, interações, pessoas e manifestações de condutas que são observadas (SAMPIERI, COLLADO & LÚCIO, 2013, p. 33-34).

Adicionalmente, o estudo contempla uma pesquisa de campo para coleta dados. De acordo com Lakatos & Marconi (2007, p. 186) a pesquisa de campo tem como finalidade ―conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles‖.

trabalho empírico que investiga o fenômeno de interesse dentro do seu contexto da realidade. Esse tipo de abordagem possibilita um maior entendimento em uma realidade empresarial que não seria satisfatoriamente obtida por meio de levantamentos amostrais, por exemplo, ou apenas avaliações quantitativas (YIN, 2005, p.32).

Vale destacar que esta pesquisa está baseada em um levantamento bibliográfico para fundamentar a análise do estudo de caso proposto neste trabalho. Esse levantamento bibliográfico está pautado em investigações em livros, revistas e publicações científicas, partindo da ideia que a bibliografia oferece meios para definir e resolver, não somente problemas já conhecidos, mas também possibilita a exploração de novas áreas que os problemas não foram investigados suficientemente (SAMPIERI, COLLADO & LÚCIO, 2013).

Dessa forma, por meio de um levantamento de modelos teóricos, foi possível ter respaldo para propor as etapas do framework, a fim de buscar o alinhamento de um processo do curso de mestrado acadêmico selecionado, com os objetivos estabelecidos pela CAPES.

Em continuidade, foi necessária a realização de uma análise documental. Essa análise tem por objetivo a representação condensada da informação (LAKATOS & MARCONI, 2007, p. 44-46). Com base nessa análise documental, por meio da verificação de leis, resoluções, regimentos, atas, documentos de área e resultados de avaliações da CAPES, foi possível a identificação dos objetivos pelos quais o processo da pós-graduação buscou o alinhamento estratégico, por meio de um framework. As etapas propostas no framework foram elaboradas e fundamentadas no ciclo de vida BPM, além de modelos teóricos existentes, levantados na revisão da literatura.

Outra forma de coleta de dados foi a realização de entrevista semiestruturada com a coordenação do programa de pós-graduação selecionado, composta por uma secretária e um coordenador. De acordo com Gray (2012, p. 302), entrevistas semiestruturadas ―não são padronizadas e muitas vezes são usadas em análise qualitativa‖. Assim, o entrevistador possui uma lista de questões a serem utilizadas ou não. Além disso, a entrevista semiestruturada permite o aprofundamento de opiniões e acréscimo de questões (GRAY, 2012, p. 302).

A entrevista semiestruturada foi utilizada para entendimento do processo selecionado, identificar fragilidades, extrair melhorias e validações preliminares dos resultados alcançados na pesquisa. O roteiro com os principais pontos que foram abordados nas entrevistas podem ser consultados no Apêndice E.

Para o mapeamento do processo selecionado foi utilizado o software Bizagi Modeler, recomendado pela ABPMP (2013) por possuir notações apropriadas para o trabalho de modelagem de processos, atendendo às necessidades deste estudo.

Para tratamento dos dados qualitativos, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. De acordo com Silva & Fossá (2013, p. 3-4) essa técnica envolve as seguintes fases:

 Pré-análise: Consiste na exploração do material e interpretação. Essa fase visa a sistematização das ideias iniciais;

 Exploração do material: Nesta fase o texto das entrevistas e de todo o material coletado e organizado em categorias que possibilitem a exploração do conteúdo;  Interpretação: Já a etapa de interpretação ocorre a análise dos conteúdos das

entrevistas, documentos e observação de forma a extrair compreensões acerca do material que foi coletado.

De forma sistemática, os autores Silva & Fossá (2013) abordam que a técnica de análise de conteúdo deve compreender as etapas apresentadas adiante:

1) Leitura geral do material coletado (entrevistas e documentos); 2) Codificação para formulação de categorias de análise, utilizando o quadro referencial teórico e as indicações trazidas pela leitura geral; 4) Recorte do material, em unidades de registro (palavras, frases, parágrafos) comparáveis e com o mesmo conteúdo semântico; 5) Estabelecimento de categorias que se diferenciam, tematicamente, nas unidades de registro (passagem de dados brutos para dados organizados). A formulação dessas categorias segue os princípios da exclusão mútua (entre categorias), da homogeneidade (dentro das categorias), da pertinência na mensagem transmitida (não distorção), da fertilidade (para as inferências) e da objetividade (compreensão e clareza); 6) agrupamento das unidades de registro em categorias comuns; 7) agrupamento progressivo das categorias (iniciais → intermediárias → finais); 8) inferência e interpretação, respaldadas no referencial teórico (SILVA & FOSSÁ, 2013, p. 4-5).

3.1.1 Pré-análise aplicada ao Estudo de Caso realizado:

A pré-análise foi utilizada essencialmente para análise dos dados gerados na fase de planejamento proposta pelo framework. Inicialmente foi considerado o levantamento bibliográfico para respaldar o estudo, considerando a leitura de artigos científicos e a estruturação de um levantamento de modelos teóricos que abordam a temática da vinculação do gerenciamento de processos com os objetivos organizacionais.

Nesta etapa metodológica também foi considerado o foco na análise do Documento de Área da CAPES (2016), do curso de mestrado acadêmico selecionado. Esse documento estabelece critérios de avaliação da CAPES (Anexo I) e foi fundamental para buscar o

principal objetivo desta pesquisa que é o alinhamento de um processo do curso de mestrado acadêmico selecionado com esses objetivos de avaliação CAPES.

Para direcionar o foco desta análise foram identificadas as dimensões de avaliação da CAPES, que representam os principais objetivos a serem atingidos na avaliação do Programa selecionado. Posteriormente, foram consideradas as oportunidades de melhorias na avaliação anterior do Programa para essas dimensões de avaliação, possibilitando maior respaldo para delimitar o escopo da análise. Essa análise dos resultados anteriores foi feita por meio de fichas de avaliações CAPES, disponibilizadas pelo mestrado acadêmico selecionado.

3.1.2 Exploração do material realizada na pesquisa:

Nesta etapa foi explorado o conteúdo direcionado às dimensões de avaliação da CAPES relacionadas ao "3- corpo discente, teses e dissertações" e "4- produção intelectual", avaliados na etapa de pré-análise como relevantes, dada a representatividade e por apresentarem oportunidades de melhorias na avaliação CAPES do quadriênio anterior (2013- 2016).

Mediante a análise dos dados providos da realização de entrevistas semiestruturadas com a coordenação em um primeiro momento, onde foi realizado o mapeamento do processo de controle acadêmico, selecionado por ter relação direta com as dimensões de avaliação em questão. Essa etapa metodológica foi importante para analisar os dados da parte de análise de processo presente no framework.

Posteriormente à aplicação do framework também foram explorados os conteúdos de entrevistas realizadas tanto com a coordenação de curso, quanto com a pró-reitora adjunta de pós-graduação para validação preliminar do que foi proposto na pesquisa.

Nesta etapa de exploração de material, foi possível organizar o material da entrevista considerando as seguintes categorias de conteúdo para análise:

 Fragmentos de entrevistas sobre processos que possuem relação com os critérios de avaliação CAPES considerados críticos na etapa de pré-análise, tais como: "3- corpo discente, teses e dissertações" e "4- produção intelectual";

 Relatos de oportunidades de melhorias que tenham relação com os critérios de avaliação da CAPES;

 Relatos de mecanismos de monitoramento e controle;  Relatos de validação do framework;

3.1.3 Fase de Interpretação aplicada ao Estudo de Caso

Nesta fase metodológica realizou-se a interpretação do material categorizado na fase de exploração do material, buscando estratégias para o alinhamento dos processos do programa de mestrado selecionado com os objetivos da CAPES. Assim, com base no material de entrevistas com a coordenação, foram elencados os principais processos do programa de mestrado e, desse modo, foi realizada a análise do nível de relação desses processos com cada indicador CAPES selecionado, ficando evidente a necessidade de aplicação do framework no processo de controle acadêmico dos alunos.

Desse modo, a partir da análise dos conteúdos das entrevistas com a Coordenação do curso de mestrado selecionado, foi realizada a investigação de meios para o alinhamento do processo de controle acadêmico dos alunos com os objetivos da CAPES, de modo que foi possível propor uma nova versão para esse processo, explicitando quatro mecanismos de gestão.

Com base nas etapas e mecanismos de gestão proposto foi possível desenvolver uma ferramenta de gestão para operacionalização das melhorias indicadas no processo de controle acadêmico do programa de mestrado selecionado.

Após a aplicação do framework e do desenvolvimento da ferramenta de gestão também foi possível interpretar das entrevistas realizadas, tanto com a coordenação quanto com a pró-reitoria de pós-graduação, a percepção da utilidade do framework para Instituição, como também extrair os ajustes futuros que podem ser incorporados ao protótipo do sistema desenvolvido.

Documentos relacionados