• Nenhum resultado encontrado

Alarmes de velocidade variável

À medida que a velocidade da máquina aumenta, a vibração geral também aumenta. Para se poder determinar com precisão se as medições estão em situação de

alarme, os níveis de alarme devem ser ajustados com base nos níveis de velocidade da máquina. Os alarmes de velocidade variável do @ptitude Analyst permitem-lhe personalizar os níveis de alarme global e de banda, com base na velocidade da máquina.

O separador Propriedades do PONTO / Alarme de velocidade permite especificar os ajustes de alarme do PONTO para cada região de velocidade.

Figura 2 - 25.

O separador Alarme de velocidade das Propriedades do PONTO. Os campos de alarme de velocidade incluem:

Alarme de velocidade – Especifique um alarme partilhado e privado da lista suspensa.

Intervalo – Seleccione as regiões de velocidade para as quais as definições

ou clicando na região específica no ecrã do alarme de velocidade. Os valores nos campos Propriedades actualizam-se para reflectir a região de velocidade específica.  Clique em Inserir para adicionar uma nova região ao alarme de velocidade.  Clique em Apagar para remover a região de velocidade seleccionada. Início/fim do intervalo – Introduza o início e fim de cada região e RPMs (ex., 0 a 1000, 1000 a 2000, 2000 a 3000, etc.).

Taxa – Introduza o ajuste dos níveis de alarme de banda e total. A taxa da região de velocidade de execução normal é de 100. Se for esperado que o próximo intervalo superior de velocidade produza níveis 10% superiores do que a velocidade de execução nominal, então a seguinte taxa de intervalo de velocidade seria 110. Linear – Esta opção permite uma definição rectangular e plana do ajuste (se desactivada, toda a região terá a mesma taxa) ou uma definição linear da taxa (se activada, a taxa é iniciada do nível definido na região de velocidade anterior e elevada através da região até atingir o próximo nível da região de velocidade).

Banda morta – Quando activada, não ocorre qualquer processamento de alarme para esta região. Principalmente é para ser utilizado quando a máquina atinge a velocidade ressonante, à qual a vibração será indeterminadamente alta. Quando activada, os campos Taxa e Linear são desactivados.

As definições do alarme de velocidade variável produzem uma tabela de razões de velocidade para o PONTO. Quando os dados são recolhidos, o valor do alarme global é multiplicado pela razão de velocidade antes de ser comparado com o valor global devolvido pelo sensor, para se determinar se o PONTO está em alarme. Ao

visualizar uma mostra de tendência, a sobreposição do alarme de velocidade variável ajusta-se com base na velocidade da medição.

Figura 2 - 26.

Figura 2 - 27.

Apresentação de tendência de banda com sobreposição do alarme de velocidade variável.

Alarme partilhado

Os ajustes de alarme de velocidade variável inicialmente criados como definições privadas podem ser convertidos em definições partilhadas. Para partilhar uma definição privada recém-criada, seleccione a nova definição privada e clique no botão Partilhar como do separador.

A caixa de diálogo Partilhar como especifica a definição como uma definição partilhada. Quando a caixa de diálogo Partilhar como for exibida, será solicitado a atribuir à definição partilhada um nome exclusivo para facilitar a identificação. Insira um nome para a definição partilhada e clique no botão OK.

A nova definição partilhada aparecerá agora como uma selecção disponível na lista suspensa. As definições partilhadas são facilmente atribuídas a outros PONTOs para simplificar a manutenção e o ajuste de PONTO.

Mensagens

O separador Mensagens permite-lhe aplicar mensagens de alarme “partilhadas” definidas anteriormente e criar novas mensagens de alarme para vários níveis de alarme geral.

Figura 2 - 28.

O separador Mensagens da caixa de diálogo Propriedades do PONTO.

A funcionalidade Propriedades do PONTO/Mensagens do @ptitude Analyst permite-lhe criar e atribuir quatro mensagens de alarme correspondentes a quatro níveis de alarme geral; Alerta geral alto, Alerta geral baixo, Perigo geral alto e

Perigo geral baixo. A área Contexto de mensagens exibe o contexto de

mensagens disponível para atribuição de mensagens e quaisquer mensagens de alarme existentes já aplicadas. Pode atribuir uma mensagem de alarme pública

criada a um ou mais níveis de alarme ou criar uma nova mensagem de alarme particular e aplicá-la ao PONTO seleccionado.

A lista suspensa Nome exibe todas as mensagens de alarme criadas anteriormente e uma opção <Particular>. Utilize essa lista suspensa para especificar se deseja definir uma mensagem <Particular> exclusiva apenas para o PONTO actual ou para especificar uma mensagem “partilhada” definida anteriormente (seleccionada por nome). Se especificar uma mensagem partilhada, formato, resumo e conteúdo serão exibidos automaticamente nos campos subsequentes. Se especificar uma mensagem Particular, continue a fazer as configurações de mensagem, conforme a descrição abaixo.

 Para obter mais informações sobre criar e gerir mensagens de alarme públicas, consulte a secção Operações de

personalizar/Hierarquia mais adiante neste capítulo.

Formato – Esta lista suspensa permite-lhe especificar o formato da mensagem de

alarme.

Forma livre – Permite-lhe digitar manualmente o resumo e o conteúdo da

mensagem de alarme.

Resumo – Digite um texto que resuma a mensagem de alarme para um

reconhecimento fácil. Por exemplo, se tiver uma mensagem de alarme que detalhe instruções de encerramento no caso de um nível de alarme global de perigo alto, o resumo poderia ser “Instruções para encerramento de emergência”.

Conteúdo – Digite a mensagem de alarme completa na área do conteúdo do texto.

Utilizando o exemplo acima, o conteúdo da mensagem de alarme incluiria instruções detalhadas para encerramento e outras informações pertinentes necessárias no caso do tipo de alarme disparado.

Para atribuir uma mensagem partilhada ao PONTO actual:

 Seleccione a mensagem partilhada a partir da lista suspensa e clique no botão OK. Mensagens partilhadas podem ser aplicadas a um número ilimitado de PONTOs.

Mensagem partilhada

Mensagens de alarme criadas inicialmente como mensagens particulares podem ser convertidas em mensagens partilhadas (públicas). Para partilhar uma mensagem Particular recém-criada, seleccione a nova mensagem Particular e clique no botão Partilhar como do separador.

A caixa de diálogo Digitar nome especifica a mensagem como mensagem partilhada (pública). Quando a caixa de diálogo Digitar nome for exibida, será solicitado a dar à mensagem partilhada um nome exclusivo para facilitar a identificação.

 Digite um nome para a mensagem partilhada e clique no botão OK.

 A nova mensagem partilhada agora aparece como uma selecção disponível na lista suspensa da caixa de diálogo. As mensagens partilhadas são facilmente atribuídas a outros PONTOs para simplificar a manutenção e o ajuste de PONTO.