• Nenhum resultado encontrado

Configurações de alarme Envelope

Utilize o separador Envelope para gerir e editar alarmes de envelope partilhados. Todos os alarmes de envelope disponíveis são exibidos na lista suspensa Alarmes de

envelope.

Figura 2 - 53.

O separador Envelope da caixa de diálogo Configurações de alarme.

Todos os alarmes de envelope disponíveis são exibidos na lista suspensa Alarme de Envelope, ou pode gerar um novo alarme de envelope.

Alarmes de envelope partilhados não podem ser editados a partir deste separador (utilize a opção Base de dados de alarmes no menu Personalizar para editar parâmetros de alarme “partilhado”).

 Primeiro, seleccione o espectro FFT ao qual o alarme de envelope irá se conformar, utilizando:

Origem do espectro – especifica a partir de qual ponto exibir graficamente o espectro, se dois ou mais PONTOs estiverem actualmente activos.

Espectro – exibe todas as medições de registo de tempo disponíveis para o PONTO activo (geralmente a medição de linha de base) numa lista suspensa. O espectro actual é exibido graficamente abaixo.

Para atribuir um alarme de envelope “partilhado” ao PONTO:

 No separador Envelope, seleccione o nome do alarme de envelope partilhado desejado na lista suspensa Alarmes de envelope; os campos do separador exibem as configurações do alarme especificado e o envelope especificado aparece no espectro exibido.

Para gerar um novo alarme de envelope para o PONTO:

 Seleccione a opção <Envelope personalizado> na lista suspensa Alarmes de envelope.

Clique no botão Gerar. É exibida a caixa de diálogo Gerar alarme de envelope. Utilize a caixa de diálogo Gerar caixa de diálogo de alarme de envelope para criar um alarme de envelope com base nos valores que inseriu.

Sobremarcha % – Insira a percentagem do valor de escala total do PONTO para determinar a altura do alarme de envelope acima do pico de espectro. Quanto menor o número especificado, maior a precisão com que o envelope de comparação se conformará ao espectro designado.

Dispersão % – Digite a percentagem da escala total (ou frequência central) para aumentar a largura do alarme de envelope em torno dos picos de espectro. Quanto menor o número especificado, maior a precisão com que o envelope de comparação se conformará aos lados dos picos do espectro designado.

Tipo de Dispersão – (Frequência central ou Escala total). Se Centralizar frequência for seleccionado, a largura de banda em torno de cada frequência central aumenta com frequências mais altas. Se Escala total for seleccionado, a largura de banda de cada frequência central será constante, com base numa percentagem da frequência da escala total.

Limite – Insira % do valor da escala total do PONTO ou um valor absoluto. O valor do limite oferece uma oportunidade para eliminar alarmes falsos devido ao “barulho” da vibração. Estabelece também o “limite” de baixa amplitude do alarme de envelope no espectro exibido. O alarme de envelope conforma-se em torno de todos os picos cujas amplitudes são mais altas do que o limite estabelecido nas configurações de Sobremarcha %, Dispersão % e Tipo de dispersão. Todos os picos abaixo do limite estabelecido são ignorados pelo alarme de envelope. O valor padrão de Limite % é definido utilizando o separador Preferências/Desenho no menu Personalizar.  Clique em OK para gerar um alarme de envelope com base nas inserções.

Clique em Cancelar para fechar a caixa de diálogo sem criar um alarme de envelope.

Editando o alarme de envelope

Depois de gerar um alarme de envelope, pode editá-lo graficamente utilizando o rato ou inserir parâmetros numéricos de envelope utilizando a caixa de diálogo Definir

faixa de frequências.

 Para editar graficamente o alarme de envelope:

 Clique em qualquer área na janela de espectro da caixa de diálogo Envelope. O cursor aparece como uma seta para cima.

 Clique com o rato na parte da linha do alarme de envelope a ser editada. Um ícone quadrado identifica onde a linha será desenhada.

 Arraste o rato para desenhar a linha para criar o novo alarme de envelope.  Clique no botão OK do separador para guardar as alterações.

Sugestão - Pode utilizar a tecla Insert do teclado para começar a desenhar a linha do alarme de envelope. Em seguida, utilize as teclas de seta para mover a linha e novamente a tecla Insert para interromper o desenho da linha. Consulte a Secção 1

- Anexo B - SKF @ptitude Analyst Teclado Suporte para obter mais informações

sobre como utilizar o teclado para editar o alarme de envelope.

Para editar o alarme de envelope utilizando faixas de frequência numéricas:

Clique no botão Definir Gama. É exibida a caixa de diálogo Definir faixa de

frequência.

 Utilize a caixa de diálogo Definir gama de frequência para inserir baixa frequência, alta-frequência e valores de nível para editar um alarme de envelope existente.

Para editar numericamente um alarme de envelope:

 Insira a frequência baixa, a frequência alta e o valor de nível desejados.

 Clique em OK. O alarme de envelope exibido conforma-se automaticamente às inserções.

Mensagens

Use o separador Mensagens da caixa de diálogo Personalizar / Configurações de

alarme para criar mensagens de alarme partilhadas (públicas) a serem atribuídas a

máquinas e PONTOs para exibir automaticamente informações de alarme importantes.

Todas as mensagens de alarme definidas anteriormente aparecem na lista suspensa Mensagens de alarme.

Para criar uma mensagem pública:

 Seleccione a opção Atributos de alarme / Configurações de alarme no menu Personalizar. A caixa de diálogo Configurações de alarme será exibida.  Seleccione o separador Mensagens.

 Clique no botão Adicionar do separador Mensagens. O separador entra em modo de edição.

 Digite as informações apropriadas nos seguintes campos:

Nome – Digite um nome para definir a mensagem personalizada.

Formato – Seleccione o formato da mensagem a partir da lista suspensa. As opções

disponíveis incluem:

Forma livre – Permite-lhe sempre digitar manualmente o resumo e o

conteúdo da mensagem.

Resumo – Digite um texto que resuma a mensagem de alarme para um

reconhecimento fácil. Por exemplo, se tiver uma mensagem de alarme que detalhe instruções de encerramento no caso de um nível de alarme global de perigo alto, o resumo poderia ser “Instruções para encerramento de emergência”.

Conteúdo – Digite a mensagem de alarme completa na área do conteúdo do texto.

Utilizando o exemplo acima, o conteúdo da mensagem de alarme incluiria instruções detalhadas para encerramento e outras informações pertinentes necessárias no caso do tipo de alarme disparado.

 Clique no botão Guardar para guardar a nova mensagem e adicioná-la às mensagens públicas disponíveis.

 Clique no botão Anular para anular as alterações.  Clique em Remover para remover a mensagem actual.

 As mensagens em utilização não podem ser removidas.