• Nenhum resultado encontrado

Separador Programação

O separador Programação permite-lhe definir uma programação comum para todos os PONTOs actualmente seleccionados.

Os campos da parte Colecta de dados do separador Programação incluem: Obter dados a cada – Digite um valor numérico para indicar a frequência em que os dados devem ser colectados e seleccione as unidades apropriadas nas opções da caixa de listagem (Segundo(s), Minuto(s), Hora(s), Dia(s)). O PONTO é marcado como em atraso para a colecta de dados se o espaço de tempo entre a data actual (hoje) e a última data para a colecta de dados for maior do que a configuração especificada Obter dados a cada.

 O campo Obter dados a cada é utilizado para determinar se um PONTO está em atraso para a colecta de dados.

Manter os dados actuais por – Digite um valor para indicar por quanto tempo

deve ser mantido (armazenado) o registo de medição na caixa de “dados actuais” da hierarquia e seleccione as unidades apropriadas (Sem(s), Mês(es),

Ano(s)). Quando decorre o tempo especificado para a colecta de dados, e é

executado um processo de arquivo programado ou do Monitor, a medição é normalmente movida da caixa de “dados actuais” para a caixa “arquivo a curto prazo” (ou descartada) como especificado no campo Arquivo a curto

prazo/Arquivar dados a cada.

 O campo Manter os dados actuais por determina o período de tempo que uma medição será mantida antes de ser arquivada. Arquivo a curto prazo (opcional, mas normalmente activado)

Os campos da secção arquivo a curto prazo incluem:

Arquivar dados a cada – Determina se os dados que saem da caixa de “dados

actuais” serão arquivados na caixa de “arquivo a curto prazo”. Digite um valor numérico para indicar a frequência com que os dados que saem da caixa de “dados actuais” serão armazenados na caixa de “arquivo a curto prazo” e seleccione as unidades apropriadas (Sem(s), Mês(es), Ano(s)). À medida que o arquivo programado ocorre, as medições que saem da caixa de “dados actuais” são aceitas na caixa de “arquivo a curto prazo” somente se essa definição Arquivar dados a cada expirou desde que a última medição foi armazenada na caixa “arquivo a curto prazo”. Caso contrário, são descartadas.

Manter o arquivo por – Digite um valor para indicar por quanto tempo deve

ser mantido (armazenado) o registo de medições na caixa de “arquivo a curto prazo” e seleccione as unidades apropriadas (Sem(s), Mês(es), Ano(s)). Quando decorre o tempo de armazenamento especificado, e é executado um processo de arquivo programado, a medição é normalmente movida da caixa de “arquivo a curto prazo” para a caixa de “arquivo a longo prazo” (ou descartada) como especificado no campo Arquivo a longo prazo. Os campos da secção arquivo a longo prazo incluem:

Arquivar dados a cada – Determina se os dados que saem da caixa de

“arquivo a curto prazo” serão arquivados na caixa de “arquivo a longo prazo”. Digite um valor numérico para indicar a frequência com que os dados que

saem da caixa de “arquivo a curto prazo” serão armazenados na caixa de “arquivo a longo prazo” e seleccione as unidades apropriadas (Sem(s),

Mês(es), Ano(s)). À medida que o arquivo programado ocorre, as medições

que saem da caixa de “arquivo a curto prazo” são aceitas na caixa de “arquivo a longo prazo” somente se essa definição Arquivar dados a cada expirou desde que a última medição foi armazenada na caixa “arquivo a longo prazo”.

Manter o arquivo por – Digite um valor para indicar por quanto tempo deve

ser mantido (armazenado) o registo de medições na caixa de “arquivo a longo prazo” e seleccione as unidades apropriadas (Sem(s), Mês(es), Ano(s)). Quando o tempo de armazenamento especificado decorre, e é executado um processo de arquivo programado, a medição é descartada.

Dados não programados

A última secção do separador programa dados de alarme. Em sistemas de DAD on- line, os dados de alarme são colocados automaticamente na caixa de “Dados não programados”. Essa definição determina o tempo em que os dados ficam

armazenados na caixa de dados de alarme antes de serem descartados. Os campos incluem:

Manter por – Especifique um valor para indicar o período de tempo desejado

para armazenamento de dados de alarme e seleccione as unidades

apropriadas (Sem(s), Mês(es), Ano(s)). Depois de o tempo de armazenamento especificado decorrer, os dados serão descartados.

Separador Chaves de Filtro

O @ptitude Analyst permite que crie Chaves de filtro que podem ser associadas a PONTOs e Máquinas para filtragens automatizadas. Por exemplo, se activou uma chave de filtro “Bomba” para um grupo e, depois filtrou através de Chave de

filtro/Bomba, o grupo será exibido.

 A criação da chave de filtro é discutida mais adiante neste capítulo. As pesquisas de chaves de filtro listam todos os PONTOs ou máquinas que compartilham uma chave de filtro especificada (ou múltiplas chaves de filtro). O separador Chave de filtro lista todas as chaves de filtro criadas e indica se estão ou não actualmente atribuídas.

 Clique na caixa de opções de uma chave de filtro específica para associá-la ao PONTO actual.

 Clique no botão OK da caixa de diálogo Chave de filtro para guardar as atribuições de chaves de filtro.

 A caixa de opções será exibida a cinzento se a chave de filtro estiver atribuída ao grupo actual somente porque foi atribuída ao

ascendente do grupo.

 Clique no botão OK da caixa de diálogo Chave de filtro para guardar as atribuições de chaves de filtro.

Separador Global

O separador Global permite-lhe reutilizar os dados de alarme “partilhados” anteriormente definidos, eliminando a necessidade de definir alarmes individualmente, economizando tempo e espaço na hierarquia.

Figura 2 - 39.

O separador Global da caixa de diálogo Propriedades de multiPONTO.

Utilize o separador Global para definir o alarme global de um PONTO. O alarme pode ser configurado de várias formas, utilizando os campos do separador Global. O alarme actual aparece no campo Alarme global. Os valores do alarme actual são exibidos abaixo, nas áreas Propriedades e Definições da caixa de diálogo.

A lista suspensa Alarmes globais exibe todos os alarmes globais criados

anteriormente e uma opção <Alarme particular>. Utilize essa lista suspensa para especificar se deseja definir um <Alarme particular> exclusivo apenas para os PONTOs actuais ou para especificar um alarme “partilhado” definido anteriormente (seleccionado por nome). Se especificar um sensor partilhado, as configurações de alarme serão exibidas automaticamente nos campos subsequentes. Se especificar

um <Alarme particular>, continue a fazer as configurações de alarme do separador, conforme a descrição a seguir.

A área Propriedades exibe três opções de detecção de alarme. Seleccione de:

Nenhum – Nenhum alarme global é definido para os PONTOs.

Nível – Medições que excedem os níveis definidos resultarão numa condição de alarme.

Na janela – Medições que estão dentro dos níveis definidos resultarão numa condição de alarme.

Fora da janela – Medições que estão fora dos níveis definidos resultarão numa condição de alarme.

Para atribuir um alarme partilhado aos PONTOs actuais:

 Seleccione o alarme partilhado na lista suspensa e clique no botão OK. Alarmes partilhados podem ser aplicados a um número ilimitado de PONTOs.

Alarme partilhado

Alarmes inicialmente criados como alarmes particulares podem ser convertidos em alarmes partilhados. Para partilhar um alarme Particular recém-criado, seleccione o novo alarme Particular e clique no botão Partilhar como do separador.

A caixa de diálogo Partilhar como especifica o alarme como um alarme partilhado. Quando a caixa de diálogo Partilhar como é exibida, será solicitado a dar ao alarme partilhado um nome exclusivo para fácil identificação.

 Digite um nome para o alarme partilhado e clique no botão OK.

O novo alarme partilhado aparecerá agora como uma selecção disponível na lista suspensa. O novo alarme partilhado é facilmente atribuído a outros PONTOs para simplificar o ajuste e a manutenção do PONTO.

Separador Frequências

O separador Frequências da caixa de diálogo Propriedades de multiPONTO permite- lhe seleccionar o conjunto de frequências que será anexado ao PONTO actual. O <Alarme particular> é utilizado para definir os mesmos valores de alarme para todos os PONTOs actualmente seleccionados, mas fazendo cada definição de alarme particular para cada PONTO. Esta opção pode ser utilizada quando sabe que todos os PONTOs seleccionados terão valores de alarme exclusivos, mas as definições iniciais serão as mesmas.

Para atribuir um conjunto de frequências partilhado aos PONTOs actuais:

 Seleccione o conjunto partilhado de frequências na lista suspensa. As

frequências correspondentes incluídas aparecem na parte Frequências incluídas do separador.

 Duas opções adicionais estão disponíveis, <Nenhuma selecção feita> e <Nenhuma frequência>. Utilize a opção <Nenhuma selecção feita> quando não for necessária nenhuma alteração na definição actual de frequências para os PONTOs. Utilize a opção <Nenhuma

frequência> para limpar todas as definições de frequências para todos os PONTOs seleccionados.

 Clique em OK para atribuir o conjunto seleccionado ao PONTO actual.

Separador Banda

Alarmes de banda fornecem alarmes de alerta e de perigo em valores de pico e espectrais dentro de uma banda de frequência definida. Utilize o separador Banda para adicionar novos alarmes de banda para os PONTOs activos ou para carregar alarmes de banda “partilhados” para os PONTOs.

 Alarmes de banda carregados não podem ser editados a partir desse separador. Use a opção Hierarquia de alarmes do menu

Personalizar para editar parâmetros de alarme “partilhados”.

O nome do alarme actual da banda aparece no campo Alarmes de banda. Todos os alarmes de banda disponíveis estão listados na lista suspensa.

Para carregar alarmes “partilhados” para o PONTO seleccionado:

 Clique no botão Carregar no separador Banda. É exibida a caixa de diálogo Carregar alarmes de banda, que exibe por nome todos os alarmes de banda partilhados disponíveis. Ative todos alarmes de banda para atribuir ao PONTO e clique em OK. Os nomes dos alarmes de banda activados aparecem na lista suspensa Alarmes de banda do separador Banda.

Para adicionar um novo alarme de banda aos PONTOs:

 Pode misturar alarmes de banda adicionados com alarmes de banda carregados. No entanto, somente alarmes de banda adicionados podem ser editados a partir desse separador.

 Clique no botão Adicionar do separador Banda, e os campos Informações sobre a banda ficam disponíveis.

Edite e visualize valores de alarmes na área Informações sobre a banda no separador. O nome da banda aparece no campo Rótulo.

Os campos abaixo estão disponíveis para visualização de valores definidos ou edição:

Rótulo – Digite o nome da banda.

Baixa freq. – Exiba ou edite o valor de baixa frequência ou múltiplo da velocidade de

rotação.

Alta freq. – Exiba ou edite o valor de alta frequência ou múltiplo da velocidade de

rotação.

 Nos campos de Baixa e Alta freq. pode especificar um múltiplo da velocidade de rotação, adicionando um “x” ao final do número digitado. Por exemplo, digite "1,5x" para 1,5 vezes a velocidade de rotação.

Perigo de pico – Exiba ou edite o valor do perigo de pico ou o valor percentual da

Escala Total.

Alerta de pico – Exiba ou edite o valor do alerta de perigo de pico ou o valor

Perigo global – Exiba ou edite o valor do perigo global ou o valor percentual da

Escala Total.

Alerta global – Exiba ou edite o valor do alerta global ou o valor percentual da

Escala Total.

Nos campos de alarme Pico e Global, pode especificar o ponto de ajuste do alarme em percentagem da escala total ao adicionar um sinal de “%” ao final do número introduzido. Por exemplo, digite “10%” para definir o alarme a 10 porcento do valor da Escala Total.  A exibição gráfica do espectro na caixa de diálogo é actualizada

automaticamente à medida que a edição é realizada.

As edições podem ser feitas na exibição gráfica do espectro na caixa de diálogo.

Para editar graficamente a banda:

Origem do espectro – Se dois ou mais PONTOs estão activos actualmente, especifica o PONTO cujo espectro deseja exibir graficamente.

Espectro - Usando o registo de tempo, especifica a medição do espectro a ser exibida.

Depois que o espectro adequado for exibido, especifique o alarme de banda a ser editado a partir da lista suspensa Alarmes de banda. Observe que o ponteiro do rato se modifica ao ser posicionado sobre o parâmetro (linha) do alarme de banda no gráfico.

 Clique na linha da banda a ser editada e arraste-a para a nova posição. O valor no campo afectado será actualizado automaticamente para espelhar sua definição.

 Use os botões Guardar ou Anular para guardar ou anular as alterações na edição do alarme de banda actual. Depois de editar todos os alarmes de banda necessários, use os botões OK ou Cancelar no separador para guardar todos os alarmes de banda editados com o PONTO ou cancelar todos os alarmes de banda editados e novos.

O número total de alarmes de banda aparece no canto superior direito da área Informações sobre a banda do separador. Utilize os botões de seta para cima e para baixo para navegar entre os alarmes de banda.

 Clique na caixa de selecção Mostrar todas as bandas para exibir todos os alarmes de banda disponíveis no espectro exibido. A caixa de selecção não está disponível durante a edição de uma banda.

 Clique em Partilhar como para transformar um alarme de banda actual num alarme partilhado. Será solicitado a atribuir um nome exclusivo ao alarme de banda. Digite um nome e clique em OK.

 Clique em Adicionar para criar um novo alarme de banda.

 Clique em Remover para remover o alarme de banda actual. Será exibida uma caixa de diálogo de confirmação.

 Um alarme de banda não poderá ser removido se estiver actualmente atribuído.

Carregar alarmes de banda

Utilize a caixa de diálogo Carregar alarmes de banda para seleccionar alarme(s) de banda partilhado(s) para os PONTOs activos. Serão exibidos todos os alarmes de banda partilhados disponíveis.

 Clique na caixa de selecção para seleccionar os alarmes a serem incluídos/atribuídos aos PONTOs activos.

 Clique em OK para seleccionar ou em Cancelar para fechar a caixa de diálogo sem guardar as selecções.

 Poderá organizar os alarmes partilhados disponíveis pelo nome do alarme de banda, estado de inclusão (incluído ou excluído) ou intervalo de frequência.

Separador Envelope

Utilize o separador Envelope de Propriedades do PONTO para especificar um alarme de envelope de “espectro total” para o PONTO. Pode seleccionar numa lista de alarmes de envelope criados anteriormente ou editar um alarme particular (exclusivo) para o PONTO actual.

Todos os alarmes de envelope disponíveis são exibidos na lista suspensa Alarme de Envelope, ou pode gerar um novo alarme de envelope.

Alarmes de envelope partilhados não podem ser editados a partir deste separador (utilize a opção Hierarquia de alarmes no menu Personalizar para editar parâmetros de alarme “partilhado”).

 Primeiro, seleccione o espectro FFT ao qual o alarme de envelope irá se conformar, utilizando:

Origem do espectro – especifica a partir de qual ponto exibir graficamente o espectro, se dois ou mais PONTOs estiverem actualmente activos.

Espectro – exibe todas as medições de registo de tempo disponíveis para o PONTO activo (geralmente a medição de linha de base) numa lista suspensa. O espectro actual é exibido graficamente abaixo.

Para atribuir um alarme de envelope “partilhado” ao PONTO:

 No separador Envelope, seleccione o nome do alarme de envelope partilhado desejado na lista suspensa Alarmes de envelope; os campos do separador exibem as configurações do alarme especificado e o envelope especificado aparece no espectro exibido.

Para gerar um novo alarme de envelope para o PONTO:

 Seleccione a opção <Envelope personalizado> na lista suspensa Alarmes de envelope.

Clique no botão Gerar. É exibida a caixa de diálogo Gerar alarme de envelope. Utilize a caixa de diálogo Gerar caixa de diálogo de alarme de envelope para criar um alarme de envelope com base nos valores que inseriu.

Sobremarcha % – Insira a percentagem do valor de escala total do PONTO para determinar a altura do alarme de envelope acima do pico de espectro. Quanto menor o número especificado, maior a precisão com que o envelope de comparação se conformará ao espectro designado.

Dispersão % – Digite a percentagem da escala total (ou frequência central) para aumentar a largura do alarme de envelope em torno dos picos de espectro. Quanto menor o número especificado, maior a precisão com que o envelope de comparação se conformará aos lados dos picos do espectro designado.

Tipo de Dispersão – (Frequência central ou Escala total). Se Centralizar frequência for seleccionado, a largura de banda em torno de cada frequência central aumenta com frequências mais altas. Se Escala total for seleccionado, a largura de banda de cada frequência central será constante, com base numa percentagem da frequência da escala total.

Limite – Insira % do valor da escala total do PONTO ou um valor absoluto. O valor do limite oferece uma oportunidade para eliminar alarmes falsos devido ao “barulho” da vibração. Estabelece também o “limite” de baixa amplitude do alarme de envelope no espectro exibido. O alarme de envelope conforma-se em torno de todos os picos cujas amplitudes são mais altas do que o limite estabelecido nas configurações de Sobremarcha %, Dispersão % e Tipo de dispersão. Todos os picos abaixo do limite estabelecido são ignorados pelo alarme de envelope. O valor padrão de Limite % é definido utilizando o separador Preferências/Desenho no menu Personalizar.  Clique em OK para gerar um alarme de envelope com base nas inserções.

Clique em Cancelar para fechar a caixa de diálogo sem criar um alarme de envelope.

Editando o alarme de envelope

Depois de gerar um alarme de envelope, pode editá-lo graficamente utilizando o rato ou inserir parâmetros numéricos de envelope utilizando a caixa de diálogo Definir

faixa de frequências.

 Para editar graficamente o alarme de envelope:

 Clique em qualquer área na janela de espectro da caixa de diálogo Envelope. O cursor aparece como uma seta para cima.

 Clique com o rato na parte da linha do alarme de envelope a ser editada. Um ícone quadrado identifica onde a linha será desenhada.

 Arraste o rato para desenhar a linha para criar o novo alarme de envelope.  Clique no botão OK do separador para guardar as alterações.

Sugestão - Pode utilizar a tecla Insert do teclado para começar a desenhar a linha do alarme de envelope. Em seguida, utilize as teclas de seta para mover a linha e novamente a tecla Insert para interromper o desenho da linha. Consulte a Secção 1

- Anexo B - SKF @ptitude Analyst Teclado Suporte para mais informações sobre

como usar o teclado para editar o alarme de envelope.

Para editar o alarme de envelope utilizando faixas de frequência numéricas:

 Utilize a caixa de diálogo Definir gama de frequência para inserir baixa frequência, alta-frequência e valores de nível para editar um alarme de envelope existente.

Para editar numericamente um alarme de envelope:

 Insira a frequência baixa, a frequência alta e o valor de nível desejados.

 Clique em OK. O alarme de envelope exibido conforma-se automaticamente às inserções.