• Nenhum resultado encontrado

Utilize o Log de Alerta para exibir alertas e acionar sob esses alertas. Você pode exibir:

v Alertas por tipo (como por Computador, Disco, Sistema de Arquivos, Diretório, Usuário ou Grupo de Usuários do S.O.)

v Todos os alertas

v Alertas direcionados a você (o usuário com login efetuado no momento no componente UI do IBM Tivoli Storage Resource Manager)

A figura a seguir mostra a janela Log de Alerta. || | | | | |

A tabela a seguir descreve os botões na parte superior da janela Log de Alerta:

Botão Descrição

Limpar Limpa os alertas selecionados.

Excluir Exclui os alertas selecionados do log de alerta.

Limpar TUDO Limpa todos os alertas no relatório.

Excluir TUDO Exclui todos os alertas no relatório atual do log de alerta.

Atualizar Gera novamente o relatório que você está exibindo para obter todos os alertas gerados recentemente que foram acionados desde a última geração do relatório.

Para Obter Informações Adicionais

Consulte as seções sobre Alertas nas guias a seguir para obter informações adicionais detalhadas sobre como utilizar o IBM Tivoli Storage Resource Manager para acionar alertas com base nas condições de armazenamento:

v IBM Tivoli Storage Resource Manager: Guia do Usuário

v IBM Tivoli Storage Resource Manager: Guia de Referência Rápida

Gerenciamento de Política

Após a definição dos jobs de Monitoração, utilize Cotas, Limitações e ações planejadas para impor as políticas de armazenamento de sua organização:

Tipo de Política

O que Pode Ser Feito com esse Job?

Que Condições Podem Acionar um Alerta?

Em que Você Pode Executar esses Jobs?

Cotas Planejar Cotas para definir limites e monitorar a

quantidade de armazenamento que um usuário ou grupo de usuários pode consumir.

Job de Monitoração Associado:

Varredura

Consumos de Usuários de n, onde n representa um número medido em quilobytes, megabytes ou gigabytes v Arquivadores NAS v Grupos de arquivadores NAS v Sistemas de arquivos v Grupos de sistemas de arquivos v Usuários v Grupos de usuários

Tipo de Política

O que Pode Ser Feito com esse Job?

Que Condições Podem Acionar um Alerta?

Em que Você Pode Executar esses Jobs?

Cotas de Dispositivo de Rede

Utilize esse nó para importar, exibir e relatar Cotas NetApp definidas nos arquivadores NAS.

Job de Monitoração Associado:

Varredura

% de limite fixo, onde % representa a porcentagem do limite fixo que está sendo consumido atualmente. Por exemplo, se um limite fixo de Cota NetApp para um usuário for de 100 MB e a percentagem definida na cota de NAS do IBM Tivoli Storage Resource Manager for de 90%, um alerta será acionado quando o usuário consumir 90 MB ou mais.

v Qtrees v Usuários

v Grupos de usuários

Limitações Utilize Limitações para definir os tipos de arquivos aceitos e não aceitos, tamanhos de arquivos e proprietários de arquivos para os computadores em seu ambiente.

Job de Monitoração Associado:

Varredura

A violação de arquivos consome mais do que n, onde

n representa um número medido em quilobytes, megabytes ou gigabytes. v Arquivadores NAS v Grupos de arquivadores NAS v Sistemas de arquivos v Grupos de sistemas de arquivos

Ações Planejadas Utilize as ações planejadas para planejar os scripts a serem executados em computadores e grupos de computadores.

Job de Monitoração Associado:

n/a

Não aplicável. O recurso Ação Planejada permite executar scripts de acordo com o planejamento que você definir — não é necessário associar o script a um alerta.

v Arquivadores NAS v Grupos de

arquivadores NAS

Cotas

As Cotas permitem especificar limites em três níveis diferentes para usuários individuais ou grupo de usuários:

v No nível Sistema de Arquivos — defina uma Cota para um usuário ou usuário do S.O. no nível de sistema de arquivos.

v No nível Computador — defina uma Cota que coloque limites sobre um arquivador NAS específico para um usuário ou usuário do S.O. Isso significa que a Cota definida para um usuário ou grupo de usuários será monitorada em cada arquivador NAS incluído na cota.

v No nível Rede — defina uma Cota que coloque limites sobre várias máquinas. Você pode colocar limites de nível de rede sobre usuários ou usuários do S.O. para todos os computadores (ou de um subconjunto escolhido) ou sistemas de arquivos em seu ambiente.

Para Definir uma Cota:

1. Expanda os nós Gerenciamento de Política  Cotas da árvore de funções. A árvore de funções é expandida para exibir as cotas que poderão ser definidas, o que inclui Usuário e Grupo de Usuários do S.O..

2. Expanda o nó Usuário ou Grupo de Usuários do S.O., dependendo do tipo de cota que deseja criar. A árvore de funções é expandida para exibir os níveis nos quais você pode definir a cota, o que inclui Rede, Computador e Sistema de

3. Clique com o botão direito do mouse no nó Rede, Computador ou Sistema de

Arquivos. Um menu popup é exibido.

4. Selecione Nova Cota no menu popup. A área de janela de conteúdo exibe uma janela para a definição da Cota.

5. Defina as informações sobre a Cota na área de janela de conteúdo. A janela para a definição ou edição dos jobs contém as seguintes guias dependendo do tipo de Cota.

v Utilize a guia Usuários ou Grupos para selecionar os usuários/grupos de usuários ou os usuários do S.O./grupos de usuários do S.O. aos quais você deseja aplicar as Cotas.

v Utilize a guia Sistemas de Arquivos para selecionar os sistemas de arquivos aos quais será aplicada a Cota. Você pode selecionar sistemas de arquivos individuais, bem como grupos de sistemas de arquivos definidos

anteriormente, utilizando o recurso Grupo.

Nota: Um agente deve ser atribuído a um sistema de arquivos em um arquivador NAS antes que esse sistema de arquivos apareça nessa guia.

v Utilize a guia Computadores para selecionar os arquivadores NAS nos quais será aplicada a Cota. Você pode selecionar arquivadores NAS individuais, bem como grupos de arquivadores NAS definidos anteriormente, utilizando o recurso Grupo.

v Utilize a guia Quando VERIFICAR para planejar com que freqüência deseja que a Cota seja verificada.

v Utilize a guia Alerta para definir um alerta que será acionado se um usuário ou grupo de usuários violar a Cota.

6. Salve a definição da Cota. A Cota é salva no repositório e será verificada conforme planejado.

Como as Cotas Funcionam

1. Uma Varredura reúne amplas informações sobre os arquivadores NAS, sistemas de arquivos e diretórios em uma empresa. Essas informações são armazenadas no repositório corporativo.

2. Quando um job de Cota é executado, ele verifica as informações no repositório corporativo para determinar se existem violações de Cota.

3. Se houver qualquer violação, um alerta será acionado e a ação adequada será tomada.

Nota: Como as informações analisadas por Cotas são fornecidas por varreduras, você deve planejar uma Cota para ser executada após todas as varreduras correspondentes. Isso garantirá que as Cotas utilizem as informações mais atuais para determinar violações.

Documentos relacionados