• Nenhum resultado encontrado

Jobs Planejáveis são outro tipo de objetos criáveis. Ao expandir a árvore em um objeto denominado (por exemplo, Sondas), as execuções reais do job referentes a esse objeto são exibidas. Por exemplo, os jobs de monitoração que você criar serão executados de acordo com o planejamento especificado ao definir o objeto.

Os objetos de job planejado são definidos na tabela a seguir:

Tipo de Job Função e Uso

Descoberta(Monitoração) Executar jobs de Descoberta para procurar arquivadores NAS e seus sistemas de arquivos associados que ainda não estão sendo monitorados pelo IBM Tivoli Storage Resource Manager.

Job de Sonda

(Monitoração)

Jobs de Sonda detalham, criam e fazem o inventário de seus recursos de armazenamento, como arquivadores NAS,

controladores, unidades de disco, sistemas de arquivos, unidades lógicas etc.

É possível criar diversos jobs de Sonda para execução em qualquer computador ou subconjunto de computadores.

Job de Varredura

(Monitoração)

Jobs de Varredura monitoram o uso e o consumo de seu armazenamento. As limitações também são verificadas durante os Jobs de Varredura.

Você pode criar muitos jobs de Varredura para monitorar os sistemas de arquivos dos arquivadores NAS ou subconjuntos de arquivadores NAS.

Job de Verificação de Cota(Gerenciamento de

Política)

Jobs de Verificação de Cota controlam a quantidade de espaço que um usuário ou grupo de usuários pode consumir. Esse consumo pode ser controlado em três níveis: nível de sistema de arquivos, de computador ou de toda a rede.

Job de Agregador Jobs de Agregador são executados periodicamente e somam o uso de armazenamento em computadores para permitir a imposição de cotas que se estendem sobre várias máquinas.

Grupos

Um Grupo representa um conjunto de objetos definidos pelo usuário com base nos quais é possível executar jobs de Monitoração, executar jobs de verificação de Cotas e exibir relatórios.

Grupo Por que Utilizar esse Grupo? Exemplos Grupos de Computadores(jobs de Monitoração, Limitações) Inclua Grupos de Computadores em uma Varredura ou Sonda para monitorar os arquivadores NAS relacionados entre si ou pertencentes a um grupo comum, como um

departamento, uma localização, um território etc.

Um arquivador NAS só pode pertencer a um Grupo de Computadores. Exemplos de Grupos de Computadores:Vendas, Contabilidade, Desenvolvimento, IT Nota: Os Grupos de

Computadores que você definir no IBM Tivoli Storage Resource Manager também estarão

disponíveis no IBM Tivoli Storage Resource Manager para Databases.

Grupos de Sistemas de Arquivos(Jobs de

Monitoração, Limitações)

Inclua Grupos de Sistemas de Arquivos em um job de Varredura para monitorar sistemas de arquivos inteiros em vários arquivadores NAS. Um sistema de arquivos só pode pertencer a um Grupo de Sistemas de Arquivos.

Exemplo de um Grupo de Sistemas de Arquivos: C:\, D:\,

/boot, /home, /usr

Grupos de Diretórios

(Jobs de Monitoração)

Inclua Grupos de Diretórios em um job de Varredura para monitorar um diretório em vários arquivadores NAS. Você pode incluir um diretório em vários Grupos de

Diretórios.

Exemplo de Nome de 2 Grupos- adminusersNAS filer:Directory- nasfiler1:\user\*,

nasfiler2:\user\*, nasfiler3:\user\*

Exemplo de Nome de 1 Grupo- applications NAS filer:Directory

- nasfiler1:\programs, nasfiler2:\programs, nasfiler3:\programs

Grupos de Usuários

(Cotas)

Inclua Grupos de Usuários em uma Cota para monitorar os usuários relacionados entre si ou pertencentes a um grupo em comum, como um

departamento, uma localização, um território etc. Um usuário pode pertencer a apenas um Grupo de Usuários.

Exemplos de Grupos de Usuários:

Administradores,

Desenvolvedores, equipe de Marketing, equipe de RH

Nota: os Grupos de Usuários que você definir no IBM Tivoli Storage Resource Manager também estarão disponíveis no IBM Tivoli Storage Resource Manager para Databases.

Grupos de Usuários do S.O.(Cotas)

Inclua Grupos de Usuários do S.O. em uma Cota para monitorar usuários agrupados no sistema operacional.

Para criar um Grupo:

1. Expanda o nó Monitoração da árvore de funções. A árvore de funções é expandida para exibir os objetos no nó Grupos.

2. Expanda o nó Grupos da árvore de funções. A árvore de funções é expandida para exibir os tipos de grupos no nó Grupos.

3. Clique com o botão direito do mouse no tipo de grupo que deseja criar. Um menu popup é exibido.

4. Selecione Novo Grupo no menu popup. A área de janela de conteúdo exibe uma janela para a definição do grupo.

5. Defina informações sobre o grupo.

6. Salve a definição do grupo. O grupo é salvo no repositório. Agora você poderá executar os jobs de Monitoração e Cota nesse grupo, bem como exibir relatórios sobre ele.

Monitorando

Utilize esta seção para saber como utilizar jobs de Monitoração para reunir informações sobre arquivadores NAS.

Nome do Job O que esse Job Faz?

Onde É Possível Exibir as Informações Coletadas por esse Job?

Em que Você Pode Executar esses Jobs? Descoberta Descobre os sistemas de

arquivos nos arquivadores NAS em seu ambiente.

Relatórios de Recursos v Arquivadores NAS

Sonda Coleta estatísticas detalhadas sobre os arquivadores NAS de sua empresa, como

computadores,

controladoras de disco, discos rígidos, sistemas de arquivos e exportações/ compartilhamentos.

Relatórios de Recursos v Arquivadores NAS v Grupos de

arquivadores NAS

Varredura Coleta estatísticas sobre o uso e as tendências de consumo de seu armazenamento real em arquivadores NAS. v Relatórios de Capacidade v Relatórios de Uso v Relatórios de Violações v Relatórios de Backup v Arquivadores NAS v Grupos de arquivadores NAS v Sistemas de arquivos v Grupos de sistemas de arquivos v Grupos de diretórios

Nota: É possível varrer e sondar os arquivadores NAS que foram descobertos pelo IBM Tivoli Storage Resource Manager, estão licenciados e possuem agentes licenciados atribuídos somente aos seus sistemas de arquivos. O IBM Tivoli Storage Resource Manager não reunirá informações sobre os arquivadores NAS que não foram descobertos, não estão licenciados ou não possuem agentes atribuídos aos seus sistemas de arquivos. Consulte a seção

Configurando o Componente NAS do IBM Tivoli Storage Resource Manager para obter informações sobre como descobrir os arquivadores NAS.

Para Definir uma Sonda:

1. Expanda o nó Monitoração da árvore de funções. A árvore de funções se expande para exibir os jobs planejáveis no nó Monitoração.

2. Clique com o botão direito do mouse no nó Sonda. Um menu popup é exibido. 3. Selecione Nova Sonda. A área de janela de conteúdo exibe uma janela para a

4. Defina as informações sobre a sonda na área de janela de conteúdo. A janela para a definição ou edição de job contém as seguintes guias:

v Utilize a guia Computadores para selecionar os arquivadores NAS em relação aos quais um job de sonda será executado. Você pode selecionar arquivadores NAS individuais, bem como grupos de arquivadores NAS definidos anteriormente, utilizando o recurso Grupo. O IBM Tivoli Storage Resource Manager sondará somente os sistemas de arquivos nos

arquivadores NAS para os quais há agentes atribuídos.

v Utilize a guia Quando Sondar para especificar quando e com que freqüência executar o job de sonda.

v Utilize a guia Alerta para definir um alerta que será acionado se a sonda falhar.

5. Salve a definição do job. O job é salvo no repositório e será executado conforme planejado.

Para Definir uma Varredura:

1. Expanda o nó Monitoração da árvore de funções. A árvore de funções se expande para exibir os jobs planejáveis no nó Monitoração.

2. Clique com o botão direito do mouse no nó Varreduras. Um menu popup é exibido.

3. Selecione Nova Varredura. A área de janela de conteúdo exibe uma janela para a definição de uma Varredura.

4. Defina as informações sobre a varredura na área da janela de conteúdo. A janela para a definição ou edição de job contém as seguintes guias:

v A guia Alerta está disponível para cada alerta e permite que você defina sob quais condições um alerta será acionado e as ações que acontecerão com base nesse alerta.

v Utilize a guia Sistemas de Arquivos para selecionar os sistemas de arquivos e os arquivadores NAS cujo uso de armazenamento e consumo você deseja monitorar. É possível incluir sistemas de arquivos/arquivadores NAS individuais ou grupos de sistemas de arquivos/arquivadores NAS nos quais o job de varredura será executado.

Nota: Um agente deve ser atribuído a um sistema de arquivos em um arquivador NAS antes que esse sistema de arquivos apareça nessa guia.

v Utilize a guia Computadores para selecionar os arquivadores NAS cujo uso de armazenamento e consumo você deseja monitorar. Você pode selecionar arquivadores NAS individuais, bem como grupos de arquivadores NAS definidos anteriormente, utilizando o recurso Grupo. O IBM Tivoli Storage Resource Manager varrerá somente os sistemas de arquivos nos arquivadores NAS para os quais há agentes atribuídos.

v Utilize a guia Grupos de Diretório para selecionar os Grupos de Diretórios que deseja varrer.

v Utilize a guia Perfis para selecionar quais Perfis utilizar durante a varredura dos arquivadores NAS e sistemas de arquivos selecionados. Os perfis controlam quais arquivos são varridos e quais estatísticas são reunidas pelo job de varredura.

v Utilize a guia Quando VARRER para especificar quando e com que freqüência executar o job de varredura.

v Utilize a guia Alerta para definir um alerta que será acionado se a varredura falhar.

5. Salve a definição do job. O job é salvo no repositório e será executado conforme planejado.

Documentos relacionados