• Nenhum resultado encontrado

O que São Filtros de Arquivo e o que Você Pode Fazer com Eles?

Utilize os filtros de arquivos para construir cláusulas where complexas que serão utilizadas para filtrar quais arquivos serão analisados na coleção de dados durante uma varredura. Os filtros de arquivo são definidos quando você cria um Perfil.

Os seguintes filtros de arquivo estão disponíveis:

Filtro de Arquivo

Incluir ou Excluir Arquivos

com Base em... Exemplo Último Acesso data/hora em que foram

acessados pela última vez

O grupo “Todos de” foi criado com três condições:

v A primeira condição controla sobre quais tipos de arquivos coletar informações (arquivos MP3, GIF, AVI e JPG). v A segunda condição especifica que os

arquivos deverão ter sido criados no último ano.

v A terceira condição limita esse Perfil a analisar somente os arquivos com mais de 500 quilobytes.

Criado data/hora em que foram criados

Nome nomes (extensão do arquivo) dos arquivos

Grupo grupo do S.O. a que pertencem

Última Modificação

data/hora em que foram modificados pela última vez

Atributos atributos do arquivo (como somente leitura, oculto, sistema, etc.)

Tamanho tamanho dos arquivos (em bytes, KB, MB, GB ou TB)

Tipo tipo dos arquivos (como comum, diretório de links, FIFO etc.)

Proprietário proprietário dos arquivos

Comprimento comprimento dos arquivos (em bytes, KB, MB, GB ou TB)

Para criar um Filtro de Arquivos:

1. Clique com o botão direito do mouse em (Todos os arquivos selecionados) na guia Filtros de Arquivos na janela Perfil. Um menu popup é exibido.

2. Selecione a opção Nova Condição no menu popup. A janela Criar Condição é exibida. Utilize essa janela para selecionar a condição (e seu valor associado) de um filtro de arquivo.

3. Selecione as condições para um filtro de arquivo e seus valores associados. Por exemplo, você pode optar por incluir todos os arquivos com último acesso entre 1° de maio e 1° de junho, ou todos os arquivos com mais de cinco megabytes de tamanho. Dependendo da condição definida, os campos serão automaticamente alterados na janela para refletir os valores requeridos para essa condição.

4. Clique em Ok. O filtro de arquivo é salvo no Perfil.

5. Para criar mais filtros de arquivo para um Perfil, clique com o botão direito do mouse no filtro de arquivo existente e repita as etapas de 1 a 4. Você pode criar vários filtros de arquivos para um Perfil. Se você criar vários filtros de arquivo, deverá associar as condições ente si em um grupo ou grupos. Os grupos de Filtros de Arquivo permitem definir posteriormente seu filtro de arquivos para incluir ou excluir determinados arquivos com base em critérios específicos.

Para Obter Informações Adicionais

Consulte as seções Monitoração nos guias a seguir para obter informações adicionais detalhadas sobre como utilizar o IBM Tivoli Storage Resource Manager para monitorar seus recursos de armazenamento:

v IBM Tivoli Storage Resource Manager: Guia do Usuário

v IBM Tivoli Storage Resource Manager: Guia de Referência Rápida

Alertando

Depois de definir jobs de Monitoração para coletar informações de armazenamento sobre seus Arquivadores NAS, você poderá definir Alertas de Computador,

Sistema de Arquivos e Diretório para que o notifiquem automaticamente quando ocorrerem eventos relacionados a armazenamento:

Tipo de Alerta

O que Pode Ser Feito com esse Alerta?

Que Condições Podem Acionar esse Alerta?

Alertas de Computador

Defina Alertas de Computador para ser notificado quando condições especificadas forem detectadas em um arquivador NAS.

Job de Monitoração Associado:

Sonda

v Novo Disco Detectado v Disco Não Localizado v Novo Sistema de Arquivos

Detectado

Alertas de Sistema de Arquivos

Defina Alertas de Sistema de Arquivos para ser notificado quando condições que você especificar forem detectadas em um sistema de arquivos.

Job de Monitoração Associado:

Varredura

v Sistema de Arquivos Não Localizado

v Sistema de Arquivos Reconfigurado

v Espaço Livre do Sistema de Arquivos Menor Que v Inodes Livres do Sistema de

Arquivos Unix Menor Que

Alertas de Diretório Defina Alertas de Diretório para ser notificado quando condições que você especificar forem detectadas em um diretório.

Job de Monitoração Associado:

Varredura

v Diretório Não Localizado v O Diretório Consome Mais

Que

1. Expanda o nó Alertas da árvore de funções. A árvore de funções é expandida para exibir os alertas diferentes que você pode definir.

2. Clique com o botão direito do mouse no nó Alertas de Computador, Alertas

de Sistema de Arquivosou Alertas de Diretório. Um menu popup é exibido. 3. Selecione Novo Alerta no menu popup. A área de janela de conteúdo exibe

uma janela para a definição de um Alerta.

4. Defina informações sobre o Alerta na área de janela de conteúdo. A janela para a definição ou edição do job contém guias diferentes dependendo do tipo do alerta.

v A guia Alerta está disponível para cada alerta e permite que você defina sob quais condições um alerta será acionado e as ações que acontecerão com base nesse alerta.

v Utilize a guia Sistemas de Arquivos para selecionar os sistemas de arquivos os quais deseja monitorar as condições de alerta definidas na guia Alerta. Você pode selecionar sistemas de arquivos individuais bem como grupos de sistemas de arquivos definidos anteriormente, utilizando o recurso Grupo.

Nota: Um Agente deve ser atribuído a um sistema de arquivos em um arquivador NAS antes da exibição do sistema de arquivos nessa guia. v Utilize a guia Computadores para selecionar os arquivadores NAS os quais

deseja monitorar a condição de alerta definida na guia Alerta. Você pode selecionar arquivadores NAS individuais, bem como grupos de arquivadores NAS definidos anteriormente, utilizando o recurso Grupo.

v A guia Grupo de Diretórios é exibida para Alertas de Diretório e permite selecionar os diretórios e grupos de diretórios que você deseja monitorar, de acordo com a condição de alerta definida na guia Alerta.

5. Salve a definição do job. O job é salvo no repositório e será executado conforme planejado.

Documentos relacionados