• Nenhum resultado encontrado

3. MATERIAIS E MÉTODOS

4.2. Ambiente empresarial

Verificou-se que as marcenarias estudadas atuavam, principalmente, no município de Botucatu e esporadicamente, em outras cidades. O mercado apresentava grande

número de consumidores e não havia concentração de poder que determinasse os preços praticados.

A respeito da oferta de móveis, verificou-se que as marcenarias atuavam em um mercado com grande número de empresas e que seus principais concorrentes eram outras marcenarias, marceneiros autônomos e fábricas de móveis planejados (modulares). De acordo com os proprietários, em algumas situações, os marceneiros autônomos praticavam preços abaixo da média do mercado porque possuíam custos de produção menores que das marcenarias. Observou-se, portanto, que a oferta de produtos é pulverizada, que as empresas concorriam entre si e que elas não possuíam força suficiente para determinar o preço dos produtos e que, portanto, não havia força de monopólio.

As marcenarias compravam a matéria-prima de empresas revendedoras e não diretamente dos fabricantes, por isso, pagavam um preço mais elevado. Esse fato decorre, principalmente, da escala reduzida com que trabalhavam e da fabricação por encomenda na qual os clientes escolhiam o material que era utilizado nos produtos. A compra de matéria- prima, direto de fabricantes, poderia diminuir os custos, mas, de acordo com os proprietários, o custo de matéria-prima não é o custo mais importante para a empresa. No entanto, verificou- se também que as empresas revendedoras ofereciam vantagens, pois facilitavam o pagamento, forneciam crédito e entregavam com maior frequência.

Esse mercado possui poucas barreiras à entrada de novos concorrentes, de acordo com a opinião dos proprietários. A criação de novas marcenarias, principalmente para autônomos, era facilitada pelo baixo investimento em mão-de-obra e equipamentos, e também pela fabricação dos produtos que já não era tão complexa como antigamente, pois os móveis atuais são simples de serem fabricados, salvo algumas exceções.

Os produtos que podem ser considerados substitutos daqueles produzidos pelas marcenarias são os móveis planejados modulares, no entanto, não são substitutos perfeitos, uma vez que não é possível escolher todas as suas características. A seguir são apresentados os dados referentes às três empresas estudadas.

4.2.1. Marcenaria I

Os principais clientes da empresa eram instituições públicas, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Prefeitura Municipal de Botucatu. Uma parcela menor de clientes eram pessoas físicas, geralmente de renda elevada, que procuravam móveis

de qualidade produzidos por encomenda. A empresa atuava, esporadicamente, em municípios vizinhos, portanto, seu mercado não se limitava ao município de Botucatu.

A empresa comprava matéria-prima de empresas revendedoras e não diretamente dos fabricantes. O principal motivo de comprar em um revendedor é que, ao longo do tempo, desenvolveu-se uma relação de confiança com uma empresa revendedora, que oferecia algumas vantagens para a marcenaria estudada. Por exemplo, facilitava o pagamento, entregava rapidamente, aceitava cheques dos clientes da marcenaria como pagamento e concedia crédito aos marceneiros. Segundo o proprietário, em momentos de dificuldade da empresa, o fornecedor continuou abastecendo a empresa, sem receber o pagamento, que foi realizado após a entrega dos móveis fabricados.

A compra de matéria-prima direto de fabricantes poderia diminuir os custos, mas de acordo com o proprietário da empresa, o custo de matéria-prima não é tão relevante para empresa. Outro fato que dificultava a compra em maiores quantidades era a fabricação por encomenda, pois os materiais utilizados eram escolhidos pelo cliente e variavam muito. Dessa forma, comprar maiores quantidades, diretamente da indústria, acarretaria na formação de estoques que poderiam ficar muito tempo parados ou até mesmo tornarem-se obsoletos. De acordo com o proprietário, talvez a chapa branca pudesse ser comprada diretamente, pois é a mais utilizada pela empresa.

A diferenciação de seus produtos, de acordo com o proprietário, se dá pela qualidade que apresentam e pelo serviço de pós-venda oferecido pela empresa. O preço de venda do produto depende da matéria-prima utilizada, mas baseia-se no preço de mercado.

O proprietário referiu que a demanda é estável, sem crescimento ou sazonalidade relevante.

4.2.2. Marcenaria S

Atuava no município de Botucatu, em municípios vizinhos e esporadicamente na Capital. O principal consumidor eram os usuários finais, principalmente pessoas físicas que encomendavam móveis para suas casas, mas também havia demanda por parte de outras empresas do município. Não havia venda para intermediários.

A empresa comprava matéria-prima de revendedoras devido à maior frequência de entrega, à pequena quantidade demandada e, principalmente, à produção ser por encomenda, o que dificultava a formação de estoques. As indústrias fabricantes somente

vendiam em maiores quantidades e apresentavam maiores dificuldades nos termos de negociação. Os revendedores praticavam preços mais altos que as fábricas, no entanto, forneciam de maneira mais adequada. Segundo o proprietário, o preço das matérias-primas era repassado ao consumidor que podia escolher um nível de preço adequado, além disso, os maiores custos de produção eram referentes à mão-de-obra.

Segundo o proprietário, a demanda da empresa era estável e se encontrava, atualmente, próxima da capacidade máxima de produção.

4.2.3. Marcenaria N

Vendia seus produtos no município de Botucatu, em cidades vizinhas e, esporadicamente, em outros municípios mais distantes. Suas vendas variavam entre empresas e pessoas físicas, sem que houvesse predominância de nenhuma delas ao longo do tempo.

De acordo com o proprietário, a compra de matéria-prima era feita de empresas revendedoras que praticam preços mais altos que os fabricantes, porém, devido ao pequeno consumo da empresa existiam dificuldades para realizar essa aquisição diretamente da indústria produtora. A empresa apresentava demanda estável ao longo do ano, sem grandes oscilações ou crescimento.