• Nenhum resultado encontrado

Nº de artigos por ano de publicação

MÓDULO “CUIDADOS PÓS-PCR”

D- Administrar droga (epinefrina)

25.2. AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2015; SHARMA et al.

2015; WYCKOFF et al. 2015;

AMERICAN ACADEMY OF

PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2018 [Na parte lateral esquerda da tela, letras em fonte Arial, negrito, tamanho 16 e em cor preta].

25.3. Imagem do Fluxograma até o retângulo “Checar expansibilidade torácica, corrigir falhas da ventilação SN, intubação ou máscara laríngea SN.” no canto superior direito do vídeo. Imagem desaparece após final do texto do item 25.

SHARMA, V. et al. Resuscitator's

perceptions and time for corrective ventilation steps during neonatal resuscitation. Resuscitat ion, v. 91, p. 63, 2015. WYCKOFF, M. H. et al. Part 13: neonatal resuscitation: 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation, Dallas, v. 132, n. 18, p.S548, 2015 AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION. Manual de reanimação

neonatal. 7ª ed. São

Paulo: Associação Paulista para o

26. Via aérea alternativa deve ser cogitada sempre que a ventilação bolsa- válvula-máscara não estiver sendo efetiva, quando for prolongada, quando houver necessidade de compressões torácicas externas ou quando o RN apresentar hérnia diafragmática ou outra condição congênita que exija a intubação.

26.1. A escolha correta do tamanho da lâmina do laringoscópio, cânula orotraqueal, bem como a sua correta fixação, são de extrema importância no cuidado a ser prestado ao RN que necessita de intubação.

26.2. Quanto à seleção da lâmina do laringoscópio é preferível a utilização de lâminas retas, sendo a nº00 de uso opcional para prematuros extremos, a de nº0 para RN pré- termo e a lâmina de nº1 para RN a termo.

26.3. O tamanho da cânula pode ser escolhido de acordo com o peso ou idade gestacional do RN. 26.4 Pode-se estimar a profundidade de inserção da cânula orotraqueal pelo método NTL, que corresponde á medida do septo nasal até o trago da orelha do RN, somando 1 cm a essa medida; por meio da idade gestacional ou pelo “peso estimado em Kg + 6”.

26.5. Após realização da intubação, para a confirmação da posição da cânula, deve-se

26.7. Pesquisadora apresenta o texto com gravação pela câmera 2 [Imagem de corpo inteiro da apresentadora]. 26.8. AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2015; WYCKOFF et al. 2015; AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2018; KEMPLEY, MOREIRAS, PETRONE, 2008 [Na parte lateral esquerda da tela, aparecimento durante apresentação dos itens 26 ao 26.6, letras em fonte Arial, negrito, tamanho 16 e em cor preta].

26.9 Inserir Quadro do tamanho da cânula orotraqueal de acordo com peso e idade gestacional do RN quando a pesquisadora iniciar o item 26.3. Inserir o quadro abaixo da letra B.

26.9.1 Inserir imagem da realização medida NTL ao iniciar item 26.4. Logo após, inserir Quadro de profundidade de inserção da cânula orotraqueal de acordo com a idade gestacional e em seguida a formula “peso em Kg+6”. WYCKOFF, M. H. et al. Part 13: neonatal resuscitation: 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation, Dallas, v. 132, n. 18, p.S548, 2015 AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION. Manual de reanimação

neonatal. 7ª ed. São

Paulo: Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, p.91, p.118, 2018. KEMPLEY, S. T.; MOREIRA, J. W.; PETRONE FL. Endotracheal tube lengh for neonatal intubetion, Resuscitation,

e acoplar um capnógrafo a extremidade da cânula, sendo esse último, o padrão ouro para confirmação da posição da cânula.

26.6. Lembrando que o principal indicativo de uma ventilação bem executada é a expansibilidade torácica com elevação da frequência cardíaca.

27. Quando o RN após a correta intubação iniciar queda de saturação devemos suspeitar da mnemonia DOPE, sendo (AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2018):

Deslocamento da cânula. Obstrução.

Pneumotórax.

Equipamento com falha.

27.1. Pesquisadora apresenta o texto com gravação pela câmera 2 [Imagem de corpo inteiro da apresentadora]. 27.2. AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2018 [Na parte lateral esquerda da tela, letras em fonte Arial, negrito, tamanho 16 e em cor preta].

27.3 Imagem da mnemonia vai aparecendo conforme a pesquisadora vai narrando. AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION. Manual de reanimação

neonatal. 7ª ed. São

Paulo: Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, p.140, 2018.

28. Slide: MÓDULO C- “Compressões torácicas coordenadas com ventilação” [Texto em letras na cor roxa, centralizado, na porção superior da tela, em fonte Arial, negrito, tamanho 30] – Antes do item 28.

29. Se esse RN, mesmo após 30 segundos de VPP em cânula traqueal ou máscara laringe corretamente posicionadas, apresentar frequência cardíaca menor do que 60bpm deve- se iniciar as compressões torácicas externas coordenadas com VPP, com oferecimento de 100% de oxigênio e monitorização cardíaca Para a realização de uma RCP-Neonatal de

29.1. Pesquisadora apresenta o texto com gravação pela câmera 1 [Corte da imagem na face e tronco da apresentadora].

29.2. Compressão Torácica Externa. Atenção ao posicionamento dos profissionais! [Rolar no rodapé do vídeo, da direita para a esquerda – Tarja roxa

29.4. Imagem do Fluxograma até o retângulo “Intubação traqueal, massagem cardíaca coordenada com VPP, O2

100%, monitor cardíaco ECG”, no canto superior direito do vídeo. Imagem desaparece após final do texto do item 29.

29.5. Imagens da Letra C no canto

WYCKOFF, M. H. et al. Part 13: neonatal resuscitation: 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation, Dallas, v.

de drogas, a equipe deve ser composta de pelo menos quatro profissionais, sendo um responsável pelas anotações de todos os eventos que devem ser descritos em ordem cronológica.

Não é recomendada a utilização da máscara laríngea quando há necessidade de compressões torácicas externas ou para RN com menos de 2.000g. Entretanto, na ausência de intubação é razoável tentar fornecer compressões torácicas externas com ventilação por máscara laríngea. Ao se realizar as compressões coordenadas com ventilação há uma restauração do fluxo de sangue oxigenado principalmente para o coração e cérebro.

29.3. AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2015; WYCKOFF et al. 2015; AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2018 [Na parte lateral esquerda da tela, aparecimento após finalização do item 29.2, letras em fonte Arial, negrito, tamanho 16 e em cor preta].

29.6. Imagem em tela inteira de um exemplo de registro de atendimento da RCP-N; Imagem aparece após o narrador descrever a anotação de enfermagem. “RN de Samara, nasceu as 20h de parto cesárea realizado de urgência, não chorou ao nascer, apresenta-se hipotônico, ausência de movimentos respitatórios, cianótico, líquido amniótico com presença de mecônio. Realizado clampeamento imediato do cordão umbilical pelo obstetra. Foi recepcionado pela enfermeira Jordana e encaminhado ao berço aquecido para realização dos passos iniciais de estabilização. Realizado aspiração de VAS, RN foi estimulado e não chorou, Apresenta FC= 115bpm, SATO2= 65% e temperatura axilar= 36°C , realizado VPP com balão autoinflável com O2 a 30% por 15s pela Drª.Mara, toráx expandindo bilateralmente, porém sem melhora da SatO2. Aumentado a concentração de O2 para 50%, passado SOG nº 8fr pela enfermeira e confirmado posicionamento com ausculta da região epigástrica. , RN permanece hipoativo e cianótico, FC= 100bpm, aumentado concentração de O2 para 80% e logo em seguida foi realizado intubação orotraqueal pela Drª.Mara, com cânula número 3,0mm e fixado na rima lábial 8cm. As 20h03min RN apresenta FC= 58bpm, aumentado concentração de O2 para 100% e AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION. Manual de reanimação

neonatal. 7ª ed. São

Paulo: Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, p.166, p.173, 2018.

ventilação. As 20h05 foi administrado 1,5ml de adrenalina endotraqueal pela técnica de enfermagem Juliana, conforme prescrição. Passado cateter umbilical nº 3,5fr pela enfermeira, utilizando técnica estéril. As 20h06 foi administrado 0,5ml de epinefrina por via endovenosa e repetido dose após 3min, conforme prescrição. As 20h10m, instalado 28ml de SF 0,9% em bomba de seringa á 168ml. As 20h15 RN apresenta tônus muscular, melhora da cianose, aumento da FC= 100bpm e SatO2= 78%, suspensas as COMPRESSÕES TORÁCICAS EXTERNAS. RN encaminhado a UTIN em incubadora aquecida, intubado, corado, colocado, FC=130bpm e SatO2 =90%, diminuído concentração de O2 para 90%. Apgar ao nascer 03 no primeiro minuto e 04 no quinto.”

30. O RN que não responde a ventilação correta provavelmente encontra-se em hipóxia, acidose e com fluxo sanguíneo para as artérias coronárias insuficiente, levando a uma depressão grave das funções do miocárdio. As compressões torácicas externas têm por finalidade melhorar o fluxo sanguíneo para as artérias coronárias; a compressão rítmica do terço inferior do esterno (logo abaixo da linha imaginária dos mamilos) auxilia no fluxo sanguíneo e no aumento da pressão diastólica na aorta. Ao se liberar o esterno as câmaras cardíacas se enchem novamente de sangue que flui para as artérias coronárias

30.1. Pesquisadora apresenta o texto com gravação pela câmera 2 [Imagem de corpo inteiro da apresentadora]. 30.2. HERMWAY, CHRISTMAN, PERLMAN, 2013; AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2018 [Na parte lateral esquerda da tela, aparecimento durante apresentação do item 30, letras em fonte Arial, negrito, tamanho 16 e em cor preta].

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS; AMERICAN HEART ASSOCIATION. Manual

de reanimação

neonatal. 7ª ed. São

Paulo: Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, p.165, 2018. HEMWAY, R.J.; CHRISTMAN, C.; PERLMAN, J. The 3:1 is superior to a 15:2 ratio in a newborn manikin model in terms of quality

ventilations. Arc. Dis.

Child Fetal Neonatal Ed. v. 98, n.1, p. F42,

2013.

31. Em RN a relação de compressões e ventilações é de 3:1, sendo que cada ciclo tem duração de dois segundos, assim, deve-se realizar um total de 120 eventos por minuto, ou seja, 90 compressões e 30 ventilações por minuto. A frequência cardíaca deve ser verificada após pelo menos 60 segundos de compressões coordenadas com ventilação, para evita retardo na restauração das funções cardíacas.

31.1. Pesquisadora apresenta o texto com gravação pela câmera 1 [Corte da imagem na face e tronco da apresentadora].

31.2. Relação compressão-ventilação 3:1 [Rolar no rodapé do vídeo, da direita para a esquerda – Tarja roxa com letras em fonte Arial, negrito, tamanho 40 e em cor branca].

31.3. HERMWAY; CHRISTMAN;