• Nenhum resultado encontrado

4.1 ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E ANÁLISE SISTÊMICA DA LITERATURA

4.1.1 Análise bibliométrica

Com a finalidade de identificar a relevância de autores, artigos e periódicos que integram o portfólio bibliográfico, inicia-se a análise bibliométrica das publicações, por meio da quantificação e exploração das informações disponibilizadas durante a pesquisa. Nessa fase, foram analisados os períodicos, os artigos e os autores proeminentes do portfólio bibliográfico e das referências, assim como foi explicitado o fator de impacto JCR (ISI) e SJR (Scopus) de cada um dos jornais pesquisados.

4.1.1.1 Estimar o grau de relevância dos periódicos

A figura abaixo apresenta o resultado do cruzamento dessas informações e será o guia inicial para análise dos periódicos mais proeminentes do PB e suas referências.

Figura 10 - Periódicos mais relevantes dos artigos e das referências do portfólio bibliográfico

Fonte: Elaborada pelo autor.

A posição de destaque entre as publicações do PB e das referências é ocupada pelo periódico The International Journal of Human Resource Management, que se destina à discussão de questões acadêmicas e profissionais de gestão de recursos humanos de todo o mundo. O periódico preocupa-se com as tendências futuras na gestão de recursos humanos, com base em pesquisas empíricas nas áreas de gestão estratégica, negócios internacionais, organizacional, gestão de pessoal e das relações laborais. Ele aborda principalmente questões decorrentes de internacionalização da integração do mercado, aumento da concorrência, mudança tecnológica, novos conceitos de gestão e mudança de clima corporativos. É publicado em 22 edições por ano e está ranqueado como a mais importante e influente publicação no campo de

Internacional Human Resource Management - IHRM (Caligiuri, 1999).

Observa-se, ainda, que o periódico Accounting Organizations and Society está em posição de destaque na pesquisa, especialmente em relação às referências, mas com grau de influência menor. É uma revista voltada principalmente às pesquisas quantitativas, ligados todos os aspectos da relação entre estruturas organizacionais, processos de contabilidade e comportamento humano, e a mudança de ambiente social e política da empresa. Publica pesquisas que envolvam o estudo da mensuração e quantificação do progresso científico. Entretanto, sempre com o viés ligado à disciplina da contabilidade. Entre as temáticas mais abordadas nos artigos, destaca-se, na ordem, a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira (BEUREN e BENETTI, 2014). 0 1 2 3 4 0 5 10 15 20 N úm er o de a rti gos no po rtf ól io bi bl iogr áf ico de cada pe ri ódi co

Número de artigos nas referências do portfólio bibliografico de cada periódico

Periódicos mais relevantes dos artigos e da referências do

portfólio bibliográfico

International Journal of Human Resource Management Accounting, Organizations and Society

Accounting Review

4.1.1.2 Estimar o grau de reconhecimento científico dos artigos

Analisou-se a citação dos artigos do PB no Google Acadêmico (pesquisa realizada em 12/04/2015). Constatou-se que um dos artigos mais citados é de uma das autoras de destaque (Brown, 2005), ao passo que o outro é de um dos periódicos de destaque (Moers, 2005). Ambos tiveram origem na busca realizada nas referências dos artigos inicialmente selecionados para compor o PB preliminar, por meio do teste de representatividade PB.

Tabela 5 - Reconhecimento científico dos artigos do portfólio

Autor Ano Título Periódico Citações

Moers, F. 2005 "Discretion and bias in

performance evaluation: The impact of diversity and subjectivity." Accounting, Organizations and Society 191 Brown, M. and J. S. Heywood 2005 "Performance appraisal systems: Determinants and change."

British Journal of Industrial Relations

122

Fonte: Elaborada pelo autor.

4.1.1.3 Estimar o grau de relevância dos autores

No desenvolver desta pesquisa, uma das variáveis avaliadas foi em relação aos autores dos artigos selecionados, os quais somaram 83 autores. Entre eles, duas escritoras mostraram-se mais significativas para o portfólio bibliográfico, sendo que tanto Beatrice van der Heijden quanto Michelle Brown contam 2 publicações selecionadas.

É importante destacar que para que a análise considerasse padrões de origem semelhantes, foram utilizadas as informações pessoais dos pesquisadores que estavam disponíveis na rede social Researh Gate (RG).

Beatrice Van Der Heijden (RG score: 30,26) mostrou-se como a mais importante, se considerarmos tanto as citações do portfólio quanto das referências. Ela é psicóloga e professora de Avaliação Estratégica de Recursos Humanos na

Radboud University Nijmegen, Holanda. Além disso, ela é afiliada com a Universidade Aberta nos Países Baixos e da Universidade de Twente, na Holanda. As suas

principais áreas de pesquisa são: desenvolvimento de carreira, empregabilidade, e envelhecimento no trabalho, sendo que a maioria de suas publicações são feitas com coautores.

Michelle Brown (RG score: 23,31), por sua vez, é ligada à University of

Melbourne, Austrália, pesquisando a avaliação de desempenho de recursos humanos,

avaliação de desempenho e avaliação estratégica. Ela foi considerada a segunda autora mais importante, por contar com 2 artigos no portfólio bibliográfico objeto de escolha específica do pesquisador, ao passo que os demais autores, apesar de contarem com mais artigos nas referências do portfólio, contam com apenas um artigo no portfólio bibliográfico selecionado pelo autor desta pesquisa.

Figura 11 - Autores proeminentes

Fonte: Elaborada pelo autor.

Por sua vez, Clive Fletcher, Michael Gibbs e Mark Vargus, apesar de contarem com somente um artigo no portfólio, contam três artigos nas referências. Clive Fletcher (RG score: 24,64), é ligado ao Departamento de Psicologia da University of London, Reino Unido, e a estudos de avaliação de desempenho e personalidade, desenvolvimento de carreira e feedback. Michael Gibbs (RG score: 17,53) é economista na University of Chicago, Chicago Booth School of Business, Estados Unidos, e centra-se na economia organizacional e de pessoal. É relevante salientar que ele tem como importantes coautores exatamente os escritores Mark Vargus, Kenneth A. Merchant e Wim A. Van der Stede, os quais são destacados na figura acima.

4.1.1.4 Estimar o fator de impacto JCR (ISI) e SJR (Scopus) de cada um dos jornais pesquisados

Na análise do fator de impacto dos periódicos, verificou-se a sua presença na base ISI Web of Knowledge – Journal Citation Reports (JCR) e na base SCOPUS -

SJR: Scientific Journal Rankings. Entretanto, o único periódico com fator de impacto

na base ISI Web of Knowledge – Journal Citation Reports (JCR) foi a Decision Support

Systems, motivo pelo qual a representação gráfica ficará restrita a esse último

indicador.

Assim, verificou-se que, dos jornais presentes do portfólio bibliográfico, o periódico estadunidense Accounting Review é o mais significativo, com fator de impacto 5 (SJR). Ele tem como área temática “Negócios, Gestão e Contabilidade” e “Economia, Econometria e Finanças”, sendo editada e publicada pela Associação

Americana de Contabilidade.

Na sequência, os periódicos Accounting, Organizations and Society (SJR 2,09) e Decision Support Systems (SJR 1,98) mostram-se como mais proeminentes. Eles têm área temática semelhante, tratando ambos de temas ligados às Ciências da Decisão, Psicologia, Negócios, Gestão e Contabilidade.