• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE CONSOLIDADA DA CA DOS PRODUTOS DA SPECTO

No documento STARTUPS E MELHORIA CONTÍNUA (páginas 196-200)

Fase 2 do Ozon-in: adaptação do produto ao mercado Gatilhos de

4.5 ANÁLISE CONSOLIDADA DA CA DOS PRODUTOS DA SPECTO

Após analisar as práticas relacionadas à CA de conhecimentos técnico-comerciais dos produtos da Specto, considerando fases de startup e de melhoria contínua, torna-se importante consolida-las. Nos três

produtos da Specto – QualProx, VisAct e Ozon-in – é possível perceber algumas práticas em comum relacionadas à CA.

Porém, em fases que consideram startups, seja para o desenvolvimento de um novo produto, ou de uma nova geração de um produto, há necessidades específicas para a absorção de conhecimentos externos, pois há a criação de inovação radical, ou pelo menos de um salto de inovação. Já em fases que consideram consolidação do produto, ou implantação de melhorias contínuas, as necessidades em termos de CA são diferentes, uma vez que as inovações implantadas são incrementais.

Por esse motivo, os subitens a seguir fazem primeiro uma análise das fases de cada produto. Em seguida, são consolidadas as práticas realizadas hoje relacionadas à CA, dividindo-as naquelas realizadas em

startups, e as que foram identificadas na melhoria

contínua de produtos da Specto.

4.5.1 Análise das fases do QualProx

Como já foi descrito, a história do QualProx mistura-se com a própria história da Specto, uma vez que produto e empresa surgiram quase ao mesmo tempo. Com isso, é possível perceber que, na Fase 1 do produto houve a ocorrência de startup.

Ainda na Fase 1, houve também a exploração bem sucedida de conhecimento, por meio da conquista de clientes com o produto. Com esses clientes, também vieram solicitações para novas funcionalidades, o que comprova a ocorrência de melhoria contínua nessa mesma fase.

A Fase 2 é marcada pelo lançamento da segunda geração do produto, novamente evidenciando uma bem

sucedida exploração do conhecimento, além da ocorrência de startup. Da mesma forma que na fase anterior, novamente ocorre também o trabalho de melhoria contínua no produto, a partir de sugestões de clientes conquistados.

Percebe-se que, nesse produto, ambas as fases foram bastante parecidas. Primeiro há o sucesso na entrega de uma inovação radical por meio de uma

startup, gerando um novo produto. Uma vez que o

produto é entregue, inicia-se um ciclo de implantação de melhorias, para continuamente adaptar o produto às necessidades dos clientes da Specto. Essas fases podem, portanto, ser classificadas de acordo com o quadro 28.

Quadro 28 - Ocorrência de startup e melhoria contínua nas fases do produto QualProx

Fase Ocorrência de Startup Ocorrência de Melhoria Contínua Fase 1: Desenvolvimento da primeira geração de tecnologias da Specto para gestão de filas presenciais de

atendimento.

Sim Sim

Fase 2: Lançamento da marca QualProx e da segunda geração de tecnologias da Specto para gestão de filas presenciais de atendimento.

Sim Sim

Fonte: Elaborado pelo próprio autor

4.5.2 Análise das fases do VisAct

Percebe-se que o VisAct é o produto mais complexo da Specto, contando atualmente com 3 módulos: Access, Security, e Intelligence. A fase 1 marca o lançamento da primeira versão do módulo Access. Nota-se que, até esse momento, a exploração do conhecimento por meio da conquista de clientes do VisAct parece não ter sido tão bem sucedida, mesmo com a entrega do produto previsto na startup.

Com isso, percebe-se a ocorrência de uma nova

startup na Fase 2, para a criação da nova geração do

produto, com o módulo Access. Dessa vez, a exploração do conhecimento adquirido e assimilado em relação a controle de acesso fica evidenciada com clareza, por meio da conquista de um cliente importante. Com isso, o produto passa a ser comercializado também para outros clientes, gerando novamente a ocorrência de implantação de melhorias de maneira contínua no produto.

A Fase 3 do VisAct mostra a ocorrência de 2

startups, para a criação dos módulos Security e Intelligence. Enquanto esses módulos eram desenvolvidos, continuava a ocorrer a melhoria contínua no módulo Access. E, com a entrega dos novos módulos, esses também passam a receber melhorias continuamente.

Nessa fase, também nota-se de maneira clara a exploração de conhecimento por meio da entrega dos produtos da startup, e também pela conquista de mais clientes para a Specto.

O quadro 29 resume as fases do VisAct, com a ocorrência de startup ou melhoria contínua.

Quadro 29 - Ocorrência de startup e melhoria contínua nas fases do produto VisAct

Fase Ocorrência de Startup Ocorrência de Melhoria Contínua Fase 1: Desenvolvimento e introdução no mercado da primeira geração do VisAct.

Sim Não

Fase 2: Desenvolvimento da segunda geração do produto

(VisAct Access), e comercialização do produto

para empresas de médio e grande porte.

Sim Sim

Fase 3: Desenvolvimento e introdução no mercado de novos módulos: VisAct Security e VisAct Intelligence, e melhoria

contínua do VisAct Access; consolidação do VisAct no

mercado.

Sim Sim

Fonte: Elaborado pelo próprio autor

A seguir é realizada a análise das fases do Ozon- in.

4.5.3 Análise das fases do Ozon-in

O Ozon-in é o produto mais novo, e que também parece representar mais desafios para a Specto. Nota-se inicialmente, que é um produto que difere bastante de QualProx e VisAct. Sob a luz da teoria da CA, a falta de uma base de conhecimentos anterior sobre os conhecimentos técnico-comerciais necessários para criar e comercializar o produto, faz que com que seja necessário maior investimento.

A Fase 1 do Ozon-in é marcada pela criação do produto. A parceria com grupos de pesquisa

No documento STARTUPS E MELHORIA CONTÍNUA (páginas 196-200)