• Nenhum resultado encontrado

Os dados coletados foram sistematizados utilizando-se o software SPSS (Statistical

Package for the Social Sciences, versão 21). As análises foram geradas por meio de medidas

descritivas (média, mediana, percentil, porcentagem, desvio padrão etc.) e foram obtidas as médias das escalas e subescalas avaliadas. Em relação aos testes estatísticos foram utilizados testes paramétricos ao estudo 1 (correlação de Pearson, qui-quadrado, regressão linear múltipla14 etc.) e testes não paramétricos ao estudo 2 (correlação de Spearman e teste de Wilcoxon) do presente estudo. Para avaliar a consistência interna dos instrumentos, aplicou-se o coeficiente Alpha de Cronbach tanto para o instrumento no todo quanto para suas subescalas, os quais são apresentados em suas respectivas seções.

Abaixo é descrita detalhadamente a análise de dados de cada instrumento utilizado na coleta de dados do estudo 1 da presente pesquisa.

3.6.1 Questionário de estratégias de gestão de sala de aula

Os itens desse instrumento foram somados de acordo com a descrição dos programas

IY.Na presente pesquisa, o TSQ obteve satisfatório índice de confiabilidade Alfa de Cronbach 0,85. A avaliação de normalidade pelo teste de Kolmogorov-Smirnov indicou distribuição normal dos casos em sete escalas/subescalas (orientação, elogio e incentivos – frequência e eficácia/ proativas – frequência/ estabelecimento de limites – frequência e eficácia/ inapropriadas – frequência e eficácia). As outras cinco escalas/subescalas (gestão comportamento/ proativas – eficácia/ ensino de competências sociais e emocionais – frequência/ ensino de competências sociais e emocionais – eficácia/ trabalho com os pais) não apresentaram distribuição normal. Diante desses dados e do tamanho da amostra, foi escolhido utilizar estatística paramétrica para as análises inferenciais por meio dos testes correlação de Pearson, Anova, Qui-quadrado (variáveis categorizadas em baixo, médio e alto sendo os percentis 25 e 75)15 e Regressão Linear Múltipla.

14 Utilizou-se o método de regressão linear múltipla, que se baseia em analisar o efeito de variáveis independentes (VI) sobre uma variável dependente (VD) a fim de construir relações explicativas entre essas variáveis. Um critério utilizado para construir os modelos de regressões lineares múltiplas foi avaliar correlações de Pearson dos resultados gerados que se encontraram entre r= 0,3 e 0,7 tendo p<0,05 e atendendo as premissas de tamanho de amostra e multicolinearidade.

15 Algumas análises apresentaram células com menos de 5 casos e decidiu-se, na presente pesquisa, ao descrever os resultados, referir-se a elas como tendências sugerindo uma amostra maior para não ter o teste comprometido.

Os itens de cada uma das escalas e subescalas foi analisado em termos de porcentagem de participantes a fim de explorar detalhadamente as percepções de uso e eficácia. Os casos que responderam “nunca” na frequência da estratégia e responderam sobre sua eficácia foram excluídos da análise da eficácia.

A análise de dados de cada instrumento utilizado na coleta de dados do estudo 2 da presente pesquisa foi descrita detalhadamente abaixo. Ressalta-se que a avaliação de normalidade pelo teste de Kolmogorov-Smirnov indicou distribuição não normal dos casos. Diante desse dado e do tamanho da amostra, foi escolhido utilizar estatísticas não paramétricas para as análises inferenciais de amostra pareada por meio dos testes de Wilcoxon e correlação de Spearman.

3.6.2 Inventário de boas práticas

Os itens desse instrumento foram somados de acordo com a descrição dos programas

Incredible Years.Na presente pesquisa, o Inventário de boas práticas (BPI) obteve satisfatório

índice de confiabilidade Alfa de Cronbach 0,97 (pré-teste) e 0,98 (pós-teste). Consideraram-se as médias pré e pós-teste, correlações de Spearman entre as subescalas e teste de Wilcoxon para demonstrar significância entre pré e pós-teste;

3.6.3 Questionário de avaliação do workshop

Os itens desse instrumento foram calculados por meio da média e desvio padrão por

workshop e pelos quatro critérios de avaliação (conteúdo, exemplos de vídeos, treinos e

discussões em grupo). Correlacionou-se o instrumento com o BPI por meio do teste de Spearman. Os comentários abertos sobre os workshops feitos pelas professoras foram considerados como ilustrativos a cada resultado analisado. Para manter a confidencialidade dos dados, foram utilizadas letras para se referir à participante.

3.6.4 Questionário de avaliação do programa

Os itens desse instrumento foram calculados por meio da média e desvio padrão de acordo com as quatro categorias avaliadas: efetividade do programa, utilidade do programa, utilidade das técnicas e qualidade da formadora. Correlacionou-se o instrumento com o BPI e com a avaliação do workshop por meio do teste de Spearman. As questões abertas sobre o

programa foram analisadas por meio de porcentagem de acordo com as quatro categorias avaliadas pelo próprio instrumento. Para manter a confidencialidade dos dados, foram utilizadas letras para se referirem às participantes.

3.6.5 Escala de comportamentos sociais de pré-escolares

A correção desse instrumento seguiu critérios descritos por Dias et al. (2011). Na presente pesquisa, o PKBS obteve em todas as suas subescalas índice de confiabilidade Alfa de Cronbach acima de 0,90. Foram consideradas as médias pelas escalas e seus fatores nos momentos pré e pós-teste e realizado o teste de Wilcoxon a fim de analisar a significância desses dois momentos do estudo. As correlações realizadas entre os fatores das escalas foram feitas por meio do teste de Spearman.

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS

O presente estudo gerou uma ampla quantidade de dados e teve inúmeras variáveis envolvidas, portanto, os resultados encontrados e as discussões instigadas por eles foram organizados em cinco subseções: 1) Análise semântica dos itens dos instrumentos; 2) Análise de construto dos itens do TSQ; 3) Análise de construto dos itens do Inventário de boas práticas; 4) Estudo exploratório sobre as estratégias de gestão de sala de aula; 5) Avaliação do programa IY TCM: uma escola fantástica. Esse fluxo de análises foi construído a fim de atingir o objetivo geral da presente tese: avaliar os impactos de um programa de intervenção universal em grupo, IY TCM, no contexto brasileiro para professoras da educação infantil, no que se refere ao aumento das habilidades sociais e diminuição dos problemas de comportamento das crianças por meio do aumento de estratégias positivas de gestão de sala de aula utilizadas pelas professoras.

Primeiramente, atingiu-se toda a organização de instrumentos de coleta de dados; em seguida, realizou-se a análise do estudo exploratório a fim de contribuir com as discussões da subseção seguinte, que foi o ápice desse estudo, ou seja, a avaliação do programa implementado por meio de um delineamento pré e pós-teste.