• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS NOS SERVIÇOS

A proposta do estudo em apurar os custos e criar um sistema para melhor gerencia-los, teve a finalidade de proporcionar a empresa um controle eficaz sobre os produtos e serviços prestados, oferecendo subsídios para tornar a gestão eficiente, em busca da maximização dos resultados.

Considerando estes fatores, notou-se a importância de um sistema de custos no setor industrial, pois envolve diversos custos mensais, alocados a uma série de produtos e serviços prestados sob encomenda, facilitando o controle e a tomada de decisão pelos empresários.

Alguns dos custos envolvidos na produção foram obtidos através de relatórios contábeis e faturas, outros precisaram ser calculados e apurados. O custo da mão de obra direta foi calculado com base em três pessoas diretamente envolvidas na produção, que são o empregado e dois sócios e para o cálculo da depreciação, todas as máquinas e equipamentos foram classificados em novos e usados, e as taxas foram definidas observando esta classificação. (800,00) (700,00) (600,00) (500,00) (400,00) (300,00) (200,00) (100,00) - 100,00 Calha Elevador Caçamba (peça) Porta Garagem Tulha Bifurcada 3,09 (783,34) 1,30 0,83 1,27 PV empresa

Depois de apurados todos os custos, diretos e indiretos, aplicou-se os dois métodos de custeio mais usados pelas organizações, o custeio por absorção e o custeio variável, obtendo o custo total na fabricação dos cinco produtos em estudo. No custeio por absorção são alocados todos os custos, fixos e variáveis, diretos e indiretos, portanto verificou-se que o custo pelo método de custeio por absorção é maior e mais completo, por este motivo foi usado como base para a formação dos preços. O custo pelo método de custeio variável envolve somente os custos variáveis, e consequentemente é menor, servindo apenas para questões gerenciais.

Para a formação dos preços de venda e para o cálculo dos indicadores foram usadas três diferentes margens de lucro, 10, 20 e 30%, mais o preço de venda mínimo, que no final foram comparadas aos preços praticados pela empresa. As empresas prestadoras de serviços, principalmente do setor industrial, enfrentam uma grande concorrência e por este motivo precisam oferecer bons preços e qualidade nos produtos e serviços prestados.

Verificou-se que um dos principais fatores adotados pelos sócios para determinar os preços de venda, é o mercado. Com isso, buscou-se apresentar outras propostas de preços para a empresa, calculadas a partir do Mark Up com diferentes margens de lucro, que foram comparadas aos preços que a mesma vem praticando.

Constatou-se que os preços praticados pela empresa, na sua maioria, atingem uma margem superior do que a normalmente aplicada pela indústria, de 30%, e apenas um produto apresentou valor inferior ao preço mínimo calculado. A sugestão é para a empresa manter os preços que vem praticando para a calha do elevador, porta de garagem, tulha e bifurcada e ajustar o preço da caçamba para o preço mínimo, cobrindo assim os custos e despesas do produto.

A margem de contribuição é um indicador indispensável, e evidencia o produto que melhor contribui para a formação do lucro da empresa. A análise feita a partir da margem de contribuição total mostrou que o principal produto da empresa é a tulha, seguido da calha de elevador, porta de garagem, bifurcada e por último a caçamba.

O ponto de equilíbrio tem a finalidade de apontar a venda necessária para cobrir os custos fixos e variáveis da empresa, sem a intenção de gerar lucro. Os cálculos mostraram que as vendas realizadas pela empresa estão acima do esperado, indicando que não há risco de prejudicar os resultados da empresa.

A margem de segurança operacional demonstra o quanto as vendas podem variar sem causar prejuízos a empresa. De acordo com os cálculos expostos, verificou-se que a maioria dos produtos apresentam uma margem de segurança operacional relativamente alta, portanto

as vendas poderão sofrer variações, bem como os preços, por motivos de concorrência e mercado, sem risco de prejudicar a empresa.

Em análise a todos os cálculos expostos, constatou-se que a empresa apresenta bons resultados financeiros, podendo melhorar adotando o preço de venda mínimo para a caçamba. No que se refere à gestão e controle, é preciso aplicar com base neste estudo, o sistema de custos que foi desenvolvido, facilitando a toma de decisão para os empresários, melhorando a gestão da empresa e o controle sobre os produtos e serviços prestados, bem como auxiliar na formação dos preços de venda.

CONCLUSÃO

A contabilidade gerencial é uma ferramenta imprescindível para a sobrevivência das empresas, além de garantir a permanência no mercado, oferece subsídios para a gestão e controle, garantindo a correta tomada de decisão. Ela gera informações rápidas e completas, tornando as decisões mais seguras.

A contabilidade de custos é um dos instrumentos fornecidos pela contabilidade gerencial, bem como os indicadores financeiros e os sistemas de informações contábeis. Esse conjunto de informações oferece a empresa o necessário para tornar a gestão eficaz e controlada, oferecendo bons preços e qualidade, adquirindo preferência entre os concorrentes e atingindo bons resultados em todos os serviços prestados.

O presente trabalho de conclusão de curso apresenta como objetivo geral, o desenvolvimento de um sistema de custos, capaz de instrumentalizar a gestão da empresa. Com isso, foram apurados os custos da empresa, subsidiando dados para a formação dos preços e análise dos resultados nos serviços prestados.

Como base para o estudo, realizou-se uma pesquisa com fundamentos teóricos, trazendo conceitos sobre a contabilidade gerencial e de custos, bem como de suas ferramentas, tornando possível o entendimento do estudo e aplicação das fórmulas, para análise dos resultados.

Para realizar a pesquisa necessitou-se coletar diversos dados sobre a empresa e sobre os serviços prestados. Contudo, foi preciso acompanhar os processos de produção, cronometrando o tempo e apurando os materiais utilizados em cada produto. Dados que até então a empresa não registrava. O imobilizado da empresa também precisou ser relacionado.

A empresa não possuía um sistema de custos apropriado e contava apenas com os relatórios e demonstrações contábeis fornecidos pelo escritório contábil, cujo serviço é terceirizado.

Após a coleta dos dados, os custos mensais foram classificados em diretos e indiretos, fixos e variáveis, logo após foi efetuado o cálculo da mão de obra direta, dos materiais diretos e da depreciação. O custo total da produção apurou-se pelo método de custeio por absorção e pelo método de custeio variável. Com base nestas informações, o preço de venda foi calculado, aplicando três margens de contribuição diferentes, mais o preço orientativo, que foram comparados aos preços aplicados pela empresa.

contribuição, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada produto, considerando as diferentes margens de lucro e também o preço praticado pela empresa.

A análise feita sobre o estudo demonstra que os objetivos propostos foram atingidos, oferecendo a empresa a partir de todos os cálculos e indicadores, uma importante ferramenta para ser usada na administração da empresa, melhorando e aperfeiçoando a gestão, possibilitando também mais segurança para as decisões a serem tomadas.

Portanto, ao concluir este trabalho verificou-se que há uma grande carência de informações na gestão das empresas, especialmente de pequeno porte, pois as empresas não possuem profissionais especializados e não levam em consideração todos os custos que envolvem a produção.

Os preços praticados pela empresa em estudo possuem na maioria uma margem de lucro maior do que a praticada na indústria, o que é muito bom para os resultados, e apenas um dos cinco produtos estudados apresentou resultados negativos, que poderão ser ajustados, um dos fatores que diferenciam os preços calculados no estudo dos preços aplicados pela empresa, são os preços dos concorrentes no mercado.

A dificuldade que os sócios mostraram ter é justamente de sistematizar os custos da empresa, mas acredita-se que com o sistema de informações contábeis desenvolvido no trabalho este problema será resolvido.

Conclui-se com a realização deste trabalho que a teoria estudada no curso, pode ser aplicada a uma empresa, com o objetivo de auxiliar e mostrar a importância da contabilidade na gestão das mesmas. A contabilidade gerencial e a de custos são fundamentais para a sobrevivência e permanência no mercado, e as empresas devem estar preparadas, pois as mudanças que ocorrem no setor empresarial são constantes e exigem mais controle por parte dos empresários. Contudo, pode-se afirmar que para o profissional contábil é indispensável esse conhecimento e também para a gestão e administração das empresas que buscam pelo sucesso e maximização dos lucros.

Para mim, na condição de estudante e concluinte do curso, realizar este trabalho foi extremamente importante, pois através dele foi possível aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, e também acrescentar novas informações, principalmente na área de custos. A realização pessoal e profissional se deu em cada matéria, em cada semestre concluído, e hoje na graduação como um todo. O trabalho beneficiou também a empresa do meu pai, que traz consigo a experiência e para mim na condição de filha, gratidão em poder ajudá-lo.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Diego Silva. Abordagem do Sistema de Custeio por Ordem de Produção através da análise de Risco e Incerteza numa Empresa do Setor de Marcenaria. In: XXXI Encontro

Nacional de Engenharia de produção. Belo Horizonte, out. 2011. Disponível em:

<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STO_137_869_ 18159.pdf>. Acesso em: 7 nov. 2013.

BASSO, Irani Paulo. Contabilidade Geral Básica. 3 ed., Ijuí: Editora Unijuí, 2005. 332p.

BEULKE, Rolando; BERTÓ, Dalvio José. Estrutura e Análise de Custos. 1 ed., São Paulo: Saraiva, 2001. 328p.

BEUREN, Ilse Maria. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade. 2 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2004. 195p.

BORNIA, Antonio Cezar. Análise Gerencial de Custos. 2 ed., São Paulo: Atlas, 2010. 214p.

_________. Análise Gerencial de Custos: Aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002. 203p.

BRUNI, Adriano; FAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. 3 ed. São Paulo. Editora Atlas S.A, 2004. 576p.

CARARETO, Edson Soares; JAYME, Geancarlo; TAVARES, Maristela P. Zanella; DO VALE, Vildomar Pereira. Gestão Estratégica de Custos: custos na tomada de decisão. Revista

de Economia da UEG, Anápolis (GO), Vol. 2, nº 2, Jul-Dez/2006. Disponível em:

< http://www.nee.ueg.br/seer/index.php/economia/article/viewFile/125/122>. Acesso em: 20 de nov. 2013.

CFC. NBC T 19.5; Normas Brasileiras de Contabilidade, 2013. Disponível em http://www.cfc.org.br. Acesso em: 18 de nov. 2013.

COSTA, Reinaldo Pacheco da; FERREIRA, Helisson A. Shimada; SARAIVA JÚNIOR, Abraão Freires. Preços, Orçamentos e Custos Industriais: Fundamentos da gestão de custos e de preços industriais. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 216p.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2002. 363p.

_________. Contabilidade Gerencial: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1998. 273p.

DUTRA, René Gomes. Custos Uma abordagem prática. São Paulo: Editora Atlas, 2003. 394p.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23 ed., São Paulo: Editora Atlas, 1997. 407p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed., São Paulo: Editora Atlas, 1999. 206p.

_________. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2002.

175p.

HANSEN, Don R., MOWEN, Maryanne M. Gestão de Custos: Contabilidade e controle. Traduzido por Robert Brian Taylor. São Paulo: Thomson, 2001. 783p.

KOLIVER, Olívio. Contabilidade de Custos. 1 ed., Curitiba: Juruá Editora, 2008. 521p.

LEONE, George Sebastião Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 457p.

_________. Custos: Planejamento, Implantação e Controle. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000. 518p.

MARTINS, Eliseu. CONTABILIDADE DE CUSTOS. 9 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2008. 370p.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso Básico Gerencial de Custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 377p.

_________. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2010. 641p.

PADOVEZE, Clóvis L. e TAKAKURA JUNIOR, Franco K. Custos e Preços de Serviços: Logística, Hospitais, Transporte, Hotelaria, Mão de Obra, Serviços em Geral. 1 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2013. 321p.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: Métodos e Técnicas. 3 ed., São Paulo: Editora Atlas, 1999. 334p.

SANTOS, Izaquias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 5 ed. rev., Atual. e Ampl. – Niterói: Impetus, 2005. 360p.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2004. 96p.

VIEIRA, Eusélia Paveglio. Inicialização a Contabilidade de Custos: Apostila de Contabilidade de Custos I. Unijuí, 2011. 55p.

__________. Contabilidade Gerencial: Apostila de Contabilidade Gerencial I. Unijuí, 2012. 34p.

WERNKE, Rodney. Gestão de Custos: Uma abordagem prática. 2 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2008. 175p.

_________. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. São Paulo: Saraiva, 2009. 201p.

WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade Gerencial. 6. ed. Traduzido por André Olímpio Mosselmann Du Chenoy Castro; revisão Elizabeth Vieira Honorato. São Paulo: Pioneira, 2003. Tradução de Managerial Accouting – 6th Edition.

Documentos relacionados